BM
Notícias
há 20 horas
Grupo Cerejeira celebra aniversário de fundação
Cinquenta e cinco anos do “Florescer Cintilante de Sublime Missão com o Mestre”
Redação
05/10/2025

Foto comemorativa do aniversário de fundação do grupo Cerejeira da BSGI. Fotos: BS
O que significa pertencer ao grupo Cerejeira? Se perguntarmos às suas integrantes, as respostas virão acompanhadas de olhares brilhantes, repletos de gratidão e esperança renovada, como o desabrochar das pétalas da cerejeira, símbolo de beleza, força e renovação.
Fundado em 4 de outubro de 1970, o grupo Cerejeira celebra 55 anos de uma trajetória marcada por coragem, fé e compromisso com a missão de transformar vidas. Ao longo dessas décadas, as integrantes têm se fortalecido, apoiado umas às outras e, acima de tudo, florescido como protagonistas da paz.
O florescimento desta história pôde ser sentido desde a sexta-feira, 3 de outubro, com a chegada das integrantes ao Complexo da BSGI. No sábado, o grupo participou de um curso de aprimoramento no Centro Cultural Campestre, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento humano e espiritual.
“Com o espírito de myo-no-shoran,1trilhemos o caminho de Mestre e Discípulo.”
No domingo, 5 de outubro, pontualmente às 10 horas, teve início a cerimônia comemorativa transmitida para todo o Brasil. O Centro Cultural Campestre foi palco de uma celebração emocionante, reunindo membros, familiares e convidados especiais.
Cinco anos atrás, por ocasião do cinquentenário, o grupo recebeu uma mensagem de Ikeda sensei. Em um trecho, ele disse:
A BSGI veio registrando um radiante avanço com ardente esperança, graças ao ressoar das vibrantes vozes das integrantes do grupo Cerejeira. A postura que reflete o sorriso revigorante de vocês é louvada por todos! Obrigado! Muito obrigado!
Naquele momento, o mundo vivia o isolamento social da pandemia, e o grupo se reinventou, resplandecendo o brilho da juventude mesmo em tempos desafiadores. Agora, em seu 55º aniversário, o grupo recebe nova mensagem do presidente Minoru Harada, que destaca:
Por favor, sem nunca se esquecerem da missão e do orgulho de Ikeda sensei ter fundado o primeiro distrito do mundo no Brasil há 65 anos, deem início a um avanço digno de modelo da Soka Gakkai de Força Jovem Mundial, com harmonia maior que a de qualquer outra localidade e união de “diferentes em corpo, unos em mente”!
Mirian Takada, responsável pelo grupo, emocionou a todos com suas palavras de gratidão às veteranas e convidou as integrantes para novas vitórias rumo a 2030: “Que tal assumirmos a missão rumo ao ano de 2030, aproveitando todas as oportunidades? Somos jovens mulheres que empreendem esforços e atuam nos bastidores das atividades, enquanto transformam sua própria vida.”

Mirian Takada, responsável pelo grupo Cerejeira da BSGI
Ela também apresentou os resultados do movimento “365 dias de vitórias eternamente com Ikeda sensei”, realizado entre outubro de 2024 e outubro de 2025, que envolveu recitação diária do daimoku, visitas às integrantes e ações concretas de shakubuku e buinzoka. Com entusiasmo, declarou: “Vencemos. Com os direcionamentos de Ikeda sensei, sejamos Cerejeiras comprometidas com a organização de base, despertando nos jovens o desejo de atuar pela felicidade de outras pessoas — o kosen-rufu. Em conjunto com a BSGI, façamos dos ‘Cinquenta anos em cinco’ a materialização dos nossos objetivos. Onde houver um único membro de Ikeda sensei, haverá uma Cerejeira para proteger.”
Edjan Santos, coordenador da Juventude Soka, compartilhou dois momentos especiais: uma vídeo-mensagem das líderes do grupo Byakuren, no Japão, e a leitura da mensagem do presidente Harada. Para ler na íntegra, clique aqui.

Edjan Santos, coordenador da Juventude Soka da BSGI
Miguel Shiratori, presidente da BSGI, enalteceu a atuação das integrantes e ressaltou a importância do treinamento na juventude: “Hoje, pudemos orar diante deste Gohonzon que, em 1993, Ikeda sensei recitou gongyo e daimoku, objetivando o futuro do nosso país. E agora, vocês do grupo Cerejeira celebram 55 anos, justamente no mês de fundação da BSGI. Mesmo que todas passem pelo rigoroso inverno, jamais esqueçam que a primavera chegará, sem falta.”

Miguel Shiratori, presidente da BSGI
Ele também citou um trecho da mensagem de Ikeda sensei:
Quando recitamos a Lei Mística, nossa natureza de buda é ativada e emerge infalivelmente. E quando a natureza de buda de Brahma e Shakra é convocada desse modo, somos protegidos, e a natureza de buda dos budas e bodisatvas responderá a esse chamado com alegria.

E concluiu: “Ao recitarmos repetidamente o daimoku, nossa mente alcança um nível absoluto que transcende a negatividade. E agora, o que vamos fazer visando os próximos cinco anos? Que, na organização de base, vocês sejam a força motriz do espírito da luta conjunta de mestre e discípulo. Não desistam. Não sejam derrotadas. Parabéns pelo dia de hoje!”

***
Florescer Cintilante de Sublime Missão com o Mestre
O que representa ser Cerejeira? Veja depoimento de representantes
Saiba mais
Em comemoração dos cinquenta e cinco anos, o grupo desenvolveu uma nova identidade visual.



Assista a reunião comemorativa
Sugestão de leitura
Mensagem do presidente Ikeda comemorativa do cinquentenário de fundação do grupo Cerejeira da BSGI
Mensagem do presidente Minoru Harada comemorativa do cinquenta e cinco anos de fundação do grupo Cerejeira da BSGI
Nova Revolução Humana, volume 24, capítulo “Proteção Plena”. Na obra, Ikeda sensei destaca a importância da atuação dos grupos de bastidores.
Nota:
1. No sentido literal, myo no shoran significa “claramente observado (shoran) pelos [budas e divindades celestiais] invisíveis (myo)”.
Compartilhe