marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há 20 horas

Emoção e esperança no encontro dos grupos Zenshin e Alvorada

Redação

22/10/2025

Emoção e esperança no encontro dos grupos Zenshin e Alvorada

Integrantes dos grupos Zenshin e Alvorada. (Centro Cultural Campestre, SP, 19 out. 2025). Fotos: BS

Sobre o significado de zenshin (“avanço”, em japonês), o presidente Ikeda afirmou certa vez:

Zenshin — que palavra maravilhosa! (...) Na Soka Gakkai, existem benefícios, alegrias e satisfação pela vida porque se avança constantemente em prol da Lei, das pessoas e da sociedade. E por avançar, vencemos e conquistamos a felicidade.

Ao grupo Alvorada, Ikeda sensei dedicou estas palavras inspiradoras:

A alvorada é uma nova partida. É o início de um novo drama da vida. Representa também a esperança. Quando o sol se levanta no horizonte, rompendo as trevas da noite, a terra, o mar e as montanhas tingem-se de dourado. A alvorada simboliza o ilimitado potencial que abre o futuro.
 

Em 19 de outubro, as forças jovens da Divisão Feminina e da Divisão Sênior protagonizaram o último grande encontro das comemorações dos 65 anos de fundação da BSGI. Com a presença vibrante de 711 representantes dos grupos Zenshin e Alvorada, o auditório do Centro Cultural Campestre foi tomado por uma atmosfera de entusiasmo e esperança. A transmissão ao vivo pelo YouTube ultrapassou 6.590 visualizações.

A recepção calorosa foi embalada pela apresentação do Coral Filarmônico Ikeda do Brasil. A comitiva da SGI, apresentada por Miguel Shiratori, presidente da BSGI, foi recebida com grande emoção pelos participantes. Em seguida, um vídeo com relatos tocantes trouxe à tona memórias e inspirações profundas.

Em sua fala de boas-vindas, Shiratori expressou a honra de receber a comitiva da SGI em uma data tão simbólica — os 65 anos da BSGI, fundada pelas mãos de Ikeda sensei, e também o segundo ano desde seu falecimento. Ele destacou que este encontro representa uma nova partida para a organização no Brasil, marcada por esperança, gratidão e renovado compromisso com o espírito de mestre e discípulo.

Ana Lídia Oliveira, responsável pelo grupo Zenshin, falou sobre a importância de reconectar os corações das integrantes do Zenshin e Dvisão Feminina e relembrou a vibrante “onda verde” que se espalhou pelo país durante as comemorações dos 20 anos do grupo. Ela também anunciou o início do “Desafio do Daimoku dos Cem Dias”, a partir de 19 de novembro, em celebração ao aniversário de fundação da Soka Gakkai.

Ana Lidia e Antonio JR

Antônio Júnior, responsável pelo grupo Alvorada, destacou que este é um momento de decisão e renovação, com os olhos voltados para 2030 e a concretização dos sonhos do Mestre. Ele compartilhou que os esforços da Divisão Sênior e do grupo Alvorada, impulsionados pela Liga Monarca, têm gerado avanços concretos e significativos.

Um dos momentos mais marcantes foi a sessão de perguntas e respostas com o Sr. Yoshiki Tanigawa, diretor-geral da SGI. Com profundidade e sensibilidade, ele compartilhou ensinamentos sobre a prática da fé e sua trajetória no budismo, incluindo os preciosos ensinamentos recebidos diretamente de Ikeda sensei. Ao final, declarou: “Estarei sempre orando e empenhando todas as minhas forças para concretizar seu ideal [do mestre]. Por Ikeda sensei e para Ikeda sensei, quero ser aquela pessoa que dedica todos os esforços com alegria.”

Tanigawa_convencao

O encontro foi encerrado com a apresentação do Coral Filarmônico Ikeda do Brasil, interpretando Olha pro Céu, de Luiz Gonzaga.

coral_convencao

Confira todos os detalhes na cobertura completa do jornal Brasil Seikyo e nas redes sociais: @bsgi, @brasilseikyo e @juventudesokabr.

Não assistiu à transmissão? Veja abaixo. O link ficará disponível até 31 de outubro.

Compartilhe