BM
Notícias
há 15 horas
Instituto Soka Amazônia em destaque na conferência internacional sobre o clima
Redação
04/11/2025

Entre os dias 10 e 21 de novembro, o Brasil será palco de um dos eventos mais importantes da agenda ambiental internacional: a 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudança do Clima (COP30).
Realizada em Belém do Pará, no coração da Amazônia, a conferência reunirá líderes mundiais, cientistas, ONGs e representantes da sociedade civil para discutir e negociar ações de combate às mudanças climáticas, como o aquecimento global. Será a primeira vez que o Brasil sediará a conferência — e também a primeira vez que ela acontecerá na Amazônia.
O que é a COP?
A sigla "COP" significa Conferência das Partes (em inglês, Conference of the Parties), e se refere à reunião anual dos países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).
O objetivo da COP é debater medidas contra as mudanças climáticas, buscar soluções ambientais globais e negociar acordos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
O número que acompanha a sigla, como em COP30, indica a edição do evento. Atualmente, 198 países participam da UNFCCC, tornando a COP um dos maiores fóruns multilaterais do sistema das Nações Unidas.
Instituto Soka Amazônia em destaque
O Instituto Soka Amazônia é uma organização não governamental sem fins lucrativos, vinculada filosoficamente à Soka Gakkai Internacional. Representa a concretização do ideal do presidente Daisaku Ikeda de contribuir para a proteção da integridade ecológica da Amazônia.
Fundado em 2014, o Instituto dá continuidade às ações de preservação ambiental iniciadas na década de 1990 pelo Centro de Pesquisas Ecológicas da Amazônia (Cepeam).
É responsável pela gestão da Reserva Particular do Patrimônio Natural Daisaku Ikeda (RPPN Daisaku Ikeda), localizada em Manaus — uma unidade de conservação sustentável situada em frente ao exuberante Encontro das Águas.
Anote aí!
No dia 8 de novembro, em celebração aos 25 anos da Carta da Terra e somando como um dos eventos da Pré-COP, o Sr. Nobuyuki Asai, diretor de Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Humanitários da Soka Gakkai Internacional, participará da mesa de diálogo sobre o princípio da democracia, não violência e paz.
O evento ocorrerá no Parque Cultural Vila Maguary, em Ananindeua e será aberto ao público em geral e a mediação será feita pelo diretor ambiental do Instituto Soka Amazônia, Sr. João Carlos Jr.
O evento será transmitido ao vivo pelo Instagram do Instituto Soka Amazônia: @institutosoka.amazonia
Acompanhe mais detalhes sobre a COP30 e a participação do Instituto Soka Amazônia em nossas redes sociais: @institutosoka.amazonia e @brasilseikyo e nos sites https://institutosoka-amazonia.org.br/ e https://www.brasilseikyo.com.br/
Compartilhe