BM
Notícias
há 19 horas
Vamos construir a base para os mil anos do kosen-rufu da América
Álbum Daisaku Ikeda: História em fotos nº 2
Redação | Seikyo Shimbun
06/11/2025

Ikeda sensei dirige-se para a foto comemorativa com os participantes do Curso de Aprimoramento dos Jovens (25 de fevereiro de 1990, na filial Los Angeles da Universidade Soka na época). Nessa atividade, sensei clamou: “Vocês são jovens. Como a vida é longa, não é preciso se afobar. O importante é abraçar firmemente o Gohonzon por toda a vida”. Foto: Seikyo Press
A série “Álbum Daisaku Ikeda: História em fotos” apresenta registros da luta conjunta com o Mestre. Esta edição apresenta a visita aos Estados Unidos em fevereiro de 1990
Quando o avião que conduzia Ikeda sensei se preparava para pousar no Aeroporto Internacional de Los Angeles, nos Estados Unidos, era possível ler, no chão, a palavra “SULA”. Com 54,86 metros de altura e 176,78 de largura, as letras gigantes foram escritas com cal pelos funcionários da Universidade Soka de Los Angeles (SULA). A visita, que iniciou no dia 12 de fevereiro de 1990, foi descortinada com o intercâmbio de corações unindo o céu e a terra.
Ao dirigir-se para o Centro de Treinamento de Malibu (na época), Ikeda sensei disse veementemente aos companheiros que o recepcionaram: “Eu vim pelo bem de vocês. Abrirei o caminho com a seriedade de vencer decisivamente. Por favor, tornem-se todos felizes. Há 30 anos, [1990] o kosen-rufu mundial começou a partir das terras americanas. Considerando esse período como a primeira etapa, a partir de hoje e até 2 de outubro de 2001, gostaria de criar a segunda etapa do kosen-rufu mundial. Nesta ocasião, vim para os Estados Unidos para dar partida plena e concreta rumo a esta etapa”.
Durante dezessete dias, sensei não descansou um dia sequer. Ele participou de reuniões e treinamentos, incentivou os companheiros e dedicou diretrizes e orientações para o futuro. Na Conferência de Representantes comemorativa dos 30 anos do kosen-rufu da América, realizada no segundo dia da visita, sensei afirmou: “Doravante, gostaria que avançassem de forma sólida e estável com a consciência de construir a base para os mil anos do kosen-rufu da América. A construção do alicerce é uma atividade sóbria e discreta. Talvez não seja vistosa nem atraia os olhares das pessoas, porém, é um trabalho árduo de suma importância. Se a base estiver sólida, qualquer grande construção se torna possível”.
Visando a construção dessa base sólida, o Mestre dedicou esforços, especialmente para a criação da Divisão dos Jovens. Sem se limitar às oito vezes em que realizou reuniões de treinamento para eles, fez de todos os lugares visitados um local de treinamento.
Ele ofereceu palavras aos membros das comissões da Divisão dos Jovens que sustentavam todas as atividades nos bastidores e, por vezes, tirava fotos comemorativas com eles. Certa ocasião, desenhou montanhas e pessoas em um pedaço de papel branco e falou sobre o espírito de mestre e discípulo: “Um discípulo é aquele que continua escalando a árdua montanha do kosen-rufu, não importando o que aconteça, sucedendo os passos do mestre”.
Por ocasião dessa visita aos Estados Unidos, Ikeda sensei manteve encontros com o empresário Dr. Armand Hammer, com o Dr. Linus Pauling, ganhador de dois prêmios Nobel (de química e da paz) e com o jornalista Dr. Norman Cousins. Em meio aos preparativos para os diálogos com os intelectuais, sensei dedicou-se ao aprimoramento dos jovens: “Em contato com seus admiráveis esforços na fé, na prática e no estudo e o sincero espírito de procura de todos, me convenci de que enquanto vocês, jovens, continuarem a crescer, o futuro da América será sólido. Nesse sentido, gostaria de louvar a todos como alunos excepcionais deste curso de aprimoramento. Tanto a fé como a vida são uma espécie de maratona. Cedo ou tarde, haverá muitas variações ao longo da jornada, porém, a vitória ou a derrota são decididas pelo objetivo final. O aperfeiçoamento na época da juventude é para essa verdadeira vitória final”.
Hoje, passados 35 anos dessa viagem de incentivos, aqueles jovens a quem o Mestre dedicou tantos esforços para desenvolvê-los estão sustentando o núcleo do kosen-rufu da América.
Compartilhe