marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há 18 horas

Painel sobre ética e fé na COP30 reúne Instituto Soka Amazônia e líderes internacionais

Redação

11/11/2025

Painel sobre ética e fé na COP30 reúne Instituto Soka Amazônia e líderes internacionais

João Carlos, diretor ambiental do Instituto Soka Amazônia, durante painel "Ética e fé na transformação da ação climática comunitária, nacional e global”. Fotos: Instituto Soka Amazônia

A 30ª Conferência das Partes (COP30) começou oficialmente no dia 10 de novembro, em Belém (PA), reunindo líderes e organizações para discutir políticas que enfrentem as mudanças climáticas. Entre os participantes, marcam presença a SGI, a BSGI e o Instituto Soka Amazônia, reforçando seu compromisso com a construção de um futuro sustentável.

Antes da abertura, o seminário pré-COP30, realizado em 8 de novembro em Ananindeua, celebrou os 25 anos da Carta da Terra. O evento contou com a palestra de Nobuyuki Asai, diretor de Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Humanitários da SGI, no painel “Democracia, Não-Violência e Paz”

Já na manhã de 11 de novembro, o Instituto Soka Amazônia participou do painel “Ética e fé na transformação da ação climática comunitária, nacional e global”, representado por João Carlos, diretor ambiental da instituição. O encontro abordou como referenciais éticos podem impulsionar mudanças nos estilos de vida, enfrentar causas estruturais, garantir direitos humanos, viabilizar financiamento climático e promover solidariedade intergeracional — caminhos essenciais para soluções restauradoras e voltadas à paz.

painel_2

Diálogo e troca de experiência para um futuro sustentável

Os convidados compartilharam ações concretas realizadas em diferentes regiões do mundo. Em sua fala, Keith Runyan, secretário-geral da Quaker Earthcare Witness, por exemplo, destacou: “Vivemos em um mundo escuro, mas agora é o momento de mudarmos com coragem, esperança e amor entre as pessoas. Podemos inspirar as pessoas com as nossas transformações.”

Representando o Instituto Soka Amazônia, João Carlos agradeceu a oportunidade de apresentar iniciativas e trocar experiências. Ele destacou a Academia Ambiental, programa que já beneficiou mais de 20 mil estudantes de escolas públicas de Manaus com aulas imersivas de educação ambiental na Reserva Particular do Patrimônio Natural Dr. Daisaku Ikeda.

Encerrando sua participação, João citou uma frase do presidente Ikeda: “A floresta amazônica é a grande terra-mãe que ensina a paz, a harmonia e a coexistência ao homem.”


painel_3



Perdeu o painel?

Acesse o Instagram do Instituto e assista na íntegra

Acompanhe mais detalhes sobre a COP30 e a participação da BSGI e do Instituto Soka Amazônia em nossas redes sociais: @institutosoka.amazonia e @brasilseikyo e nos sites https://institutosoka-amazonia.org.br/ e https://www.brasilseikyo.com.br/



BSGI e Instituto Soka Amazônia na COP30


Leia mais:

Futuro sustentável é possível. Durante o seminário pré-COP 30, leia palestra de Nobuyuki Asai, diretor de Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Humanitários da Soka Gakkai Internacional (SGI).

“Mobilizando a solidariedade global para enfrentar os desafios da crise climática”. Declaração da SGI focada nas questões globais.



Saiba mais:

O que é uma COP?

A conferência anual é conhecida como COP, sigla para Conferência das Partes que assinaram o tratado climático da ONU de 1992.

O tratado, denominado UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima), comprometeu os países a trabalharem juntos para combater as mudanças climáticas – um problema que reconheceram ser enfrentado por todos os países e que seria melhor combatido em conjunto.

O tratado também estabeleceu o princípio das “responsabilidades comuns, mas diferenciadas”, o que significa que os países ricos, responsáveis ​​pela maior parte das emissões que aquecem o planeta, têm uma responsabilidade maior na resolução do problema.

Durante a primeira semana da cúpula, os negociadores de cada país definirão suas prioridades e avaliarão as posições uns dos outros. Temas deverão começar a surgir, enquanto países e empresas anunciam planos de ação e compromissos de financiamento para projetos.

Na segunda semana, os negociadores costumam contar com a presença de ministros para debater as decisões finais, incluindo detalhes legais e técnicos.

Compartilhe

Copy to clipboard