BM
Notícias
há 16 horas
Diálogo entre Daisaku Ikeda e Henry Indangasi é lançado pela primeira vez no Quênia
Seikyo Shimbun
17/11/2025

Capa da coletânea From the World of African Literature
No dia 16 de outubro, foi lançado no Quênia o livro From the World of African Literature, edição em inglês da obra Afurika bungaku no sekai kara, uma coletânea de diálogos entre Daisaku Ikeda e Henry Indangasi, professor emérito da Universidade de Nairóbi, publicada no Japão em 2001.
O encontro entre Ikeda sensei e o Dr. Indangasi, então diretor da Associação de Escritores do Quênia, se deu em maio de 2000. O acadêmico foi recebido por sensei na Universidade Soka, onde atuou como professor visitante, e ambos discutiram sobre o poder da literatura e a encantadora tradição oral africana.
A editora do Ministério da Educação do Quênia, que publicou o livro, tem grande apreço pela filosofia e pelas ações de sensei, que propagou a luz do humanismo pelo mundo. A edição dos diálogos é a frutificação desse apreço.
Após o discurso de abertura da professora Miriam Maranga Musonye, diretora do departamento de literatura da Universidade de Nairóbi, o Dr. Indangasi falou sobre a alegria de poder compartilhar com os leitores quenianos as ideias e os valores de sensei, que conhecia bem a alma africana.
O professor Peter Wasamba disse: “Fico muito contente com a publicação deste encontro entre um acadêmico, como o Dr. Indangasi, e Daisaku Ikeda. É uma ocasião muito próspera para o futuro da África”.
“O século 21 certamente será o século da África.” Assim previu Daisaku Ikeda em seu primeiro discurso internacional, em outubro de 1960, durante visita à sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque. A celebração da reedição desta obra, 65 anos depois, é um novo passo para a disseminação da filosofia da Soka Gakkai em território africano.
Evento de lançamento do livro em Nairóbi, que foi agraciado pela presença do Dr. Indangasi (ao centro), que vem divulgando as ideias humanistas desde seu encontro com o Ikeda sensei (Nairóbi, 16 out. 2025)
Depoimentos de funcionários da editora do Ministério da Educação do Quênia:
Kenneth Jumba, editor-chefe: “Essa troca entre os dois é maravilhosa e encoraja a redescoberta da própria humanidade por meio da literatura”.
Paul Kibet: “Sou grato por, através dessa obra, poder conhecer o grandioso mentor da paz que foi Daisaku Ikeda, líder da Soka Gakkai Internacional. Desejo que esse livro seja traduzido para outras línguas, para que as palavras de sensei sejam transmitidas a africanos de outros países”.
Saiba mais:
Leia artigo de Ikeda sensei sobre seu encontro com o professor Henry Indangasi, presidente da Associação dos Escritores do Quênia
Humanismo na literatura. Entrevista com o professor Henry Indangasi
Compartilhe