BM
Notícias
há 8 horas
Ikeda Kayo Kai: Jovens que iluminam o futuro com esperança
Formação da 17ª turma do Ikeda Kayo Kai
Redação
19/11/2025

Integrantes da 17ª turma do Ikeda Kayo Kai da Sub. Bangu. Foto: Colaboração local
Fundado pelo presidente Ikeda, o Ikeda Kayo Kai nasceu com a missão de formar jovens mulheres que cultivem o mesmo coração do Mestre e assumam a postura de cidadãs exemplares. Mais do que isso, busca fortalecer o espírito do juramento eterno entre mestre e discípulo, preparando líderes que irradiem esperança na sociedade.
No Brasil, o grupo foi instituído em 23 de novembro de 2008, durante um encontro no Centro Cultural Campestre. Na ocasião, cada integrante selou o compromisso de manter eternamente o espírito do grupo: vencer por meio da unicidade de mestre e discípulo e tornar-se uma pessoa inabalável diante das circunstâncias.
Ser integrante do Ikeda Kayo Kai significa assumir um compromisso profundo com a missão de mestre e discípulo. Por meio do treinamento direto do Mestre, as jovens eternizam esse juramento e se tornam pessoas de primeira categoria, principalmente na postura e na conduta em relação à dignidade da vida como cidadãs exemplares. A visão do presidente Ikeda é que essas jovens assumam a responsabilidade pelo futuro do kosen-rufu mundial, sendo verdadeiros sóis da esperança na sociedade.
Cumprindo essa missão, a 17ª turma do Ikeda Kayo Kai foi formada com atividades criativas em diversas localidades. Confira alguns exemplos:
“Reinventar-se é a arte de reflorescer”
Em 8 de novembro, 34 mulheres de várias idades se reuniram na Sede Regional de Pirituba, São Paulo, para comemorar a formação da 17ª turma do Ikeda Kayo Kai da Sub Noroeste. O encontro teve como tema: “Reinventar-se é a arte de reflorescer”.
Jessica Oliveira, de 14 anos, nova integrante do grupo na RM Bandeirantes, compartilhou sua decisão: “Desenvolver para, em 2030, retribuir os débitos de gratidão com relação à família com um bom emprego e elevada condição de vida.”
Um dos momentos mais marcantes foi o talk show com representantes da Juventude Soka e da Divisão Feminina. A sra. Ira, por exemplo, contou sua experiência ao concluir a graduação aos 45 anos, enquanto Fernanda relatou a coragem de deixar um emprego estável para abrir sua confeitaria. Ambas destacaram a importância da resiliência, da renovação diária da decisão e da prática das orientações do presidente Ikeda.
Rosa Oikawa, coordenadora geral da Divisão Feminina de coordenadoria, reforçou: “Cada desafio traz um aprendizado e o que define o futuro é como se atua neste exato instante. Devemos romper o ciclo de negatividade, desafiar daimoku todos os dias e reconectar-se com a essência. O agora é o momento mais importante.”
***
“Mulheres Fortes, Sábias e Alegres”
Na Sub. Casa Verde, o encontro teve como tema “Mulheres Fortes, Sábias e Alegres”. Jefferson Akira, vice-coordenador da Juventude Soka da CGESP, incentivou as participantes a refletirem sobre a importância desse momento: “Quando li o livro Juramento Kayo, do presidente Ikeda, fiquei profundamente tocado. Ele fala sobre jovens que, em todo o mundo, se levantam com a determinação de ‘construir uma era de paz para todas as mulheres do mundo’. Mais do que uma frase bonita, essas palavras carregam um sentimento vivo: o coração de quem decide viver com missão.”
***
"Autoestima e Empoderamento Feminino"
No Rio de Janeiro, as integrantes da Sub. Bangu realizaram a formação da turma no Parque do Realengo, com uma roda de conversa sobre autoestima e empoderamento feminino. Uma psicóloga conduziu o diálogo sobre ansiedade, relacionamentos e depressão, proporcionando troca de experiências e aprendizado.
Juliana Silva, vice responsável pela Juventude Soka da Sub, destacou: “A primeira diretriz eterna da Divisão Feminina de Jovens reforça: ‘Seja um radiante sol da felicidade’. Cada jovem deve florescer exatamente como é, valorizando sua singularidade. Assim, o Ikeda Kayo Kai torna-se um compromisso que atravessa o tempo, fortalecendo identidade, coragem e autoconfiança, para que cada jovem brilhe com sua luz insubstituível.”
***
Encontro na RM Penha
Encontro Sub. Centro Sul
Qual o significado de Kayo Kai
Kayo = “flor e sol”; Kai = “grupo”. Kayo Kai era o nome de um grupo de treinamento da Divisão Feminina de Jovens, criado pelo segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, no ano de 1952.
No entanto, o Ikeda Kayo Kai, nasceu de uma proposta do presidente Ikeda também direcionada à Divisão Feminina de Jovens. Houve primeiro a fundação do Ikeda Kayo Kai da Soka Gakkai, em 16 de março de 2008, para comemorar o 50º Aniversário do Dia do Kosen-rufu. Depois, em 5 de setembro de 2008, foi fundado o Ikeda Kayo Kai da SGI. A partir dessa data, outros países também instituíram o grupo. Em japonês, o nome “Ikeda Kayo Kai” é com frequência abreviado como “Kayo Kai” ou simplesmente “Kayo”.
Compartilhe