marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há 2 meses

Um brinde à Juventude Soka

Juventude Soka encerra 2025 com live sobre o Gohonzon

Redação

16/12/2025

Um brinde à Juventude Soka

Happy hour é sinônimo de descontração, um momento para relaxar, conversar e fortalecer laços. E foi exatamente esse clima leve e acolhedor que marcou a última live de 2025 da Juventude Soka, que trouxe um tema profundo e essencial da prática budista: o Gohonzon.

Logo no início, perguntas fundamentais surgiram: “O que é o Gohonzon?”, “Por que ele foi inscrito?”. Com linguagem clara e objetiva, o convidado especial da noite, Ricardo Miyamoto, coordenador do Departamento de Estudo do Budismo da BSGI, guiou o público em uma verdadeira imersão no espírito dessa prática.

“Por que preciso do Gohonzon se posso recitar em qualquer lugar?” Para responder a essa dúvida, Miyamoto usou uma metáfora simples: “Quando saímos de casa para o trabalho ou escola, olhamos no espelho. O reflexo é o nosso rosto — mas, para enxergá-lo, precisamos do espelho.”

Da mesma forma, explicou ele, o Gohonzon funciona como esse “espelho da vida iluminada”, que possibilita reconhecer e manifestar a própria natureza de buda.

Ricardo lembrou que Nichiren Daishonin inscreveu o Gohonzon após enfrentar inúmeras perseguições e adversidades. Foi dessa trajetória de coragem que emergiu uma profunda iluminação sobre a essência da vida humana. “Diante do Gohonzon, estamos diante da vida iluminada do Buda. Quando oramos com determinação, o que se manifesta é a vida iluminada que já existe dentro de nós. A fé, representada pelo Gohonzon, cria a força capaz de transformar tudo.”

Pelo chat, veio a pergunta: “Como alguém manifesta o estado de buda sem conhecer todos os significados? Respondendo, Miyamoto destacou a importância das orientações de Ikeda sensei, citando o gosho Resposta a Kyo’o, destinado ao fiel discípulo Shijo Kingo, que enfrentou grandes provações, inclusive a doença da filha. Usando um incentivo de Ikeda sensei, ele explicou: “A medicina pode curar a doença, mas a maldade que causa o sofrimento só pode ser transformada pela prática budista. Ao orar ao Gohonzon com firme determinação, transformamos a causa mais profunda do sofrimento — aquela que está na raiz da vida.”

Ao explicar o termo “Ímpeto de um leão” presente no escrito de Nichiren, Miyamoto observou: “Ikeda sensei ensina que o leão não escolhe sua presa. A mesma força usada para enfrentar um animal pequeno é usada para enfrentar um maior. Essa é a determinação que devemos ter diante do Gohonzon.”

Para concluir, Edjan Santos, coordenador da Juventude Soka do Brasil, expressou gratidão pelos avanços de 2025 e já lançou o espírito para 2026: “Hoje demos apenas uma pincelada do que vem pela frente. Temos o Gohonzon. Que nossa vida vibre vitórias e que aprofundemos nossa fé para construirmos grandes histórias. Essa é a força da Juventude Soka do Brasil.”

undefined

Você pode gostar

Gohonzon: A fonte transbordante de felicidade e benefícios 

“Eu tenho o Gohonzon” 

Crer no Gohonzon com toda a sinceridade 



Perdeu a live? Clique aqui e assista

Compartilhe

Copy to clipboard