marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há 14 horas

NDO de Ribeirão Preto celebra 15 anos

Evento reuniu amigos e familiares no Centro Cultural de Ribeirão Preto e marcou uma nova etapa no desenvolvimento musical do núcleo

Redação

21/12/2025

NDO de Ribeirão Preto celebra 15 anos

Apresentação comemorativa dos 15 anos de fundação do Núcleo de Desenvolvimento da Orquestra (NDO) de Ribeirão Preto. Fotos: BS

O Núcleo de Desenvolvimento da Orquestra (NDO) de Ribeirão Preto celebrou, no dia 20 de dezembro, seu 15º aniversário de fundação com uma apresentação comemorativa no Centro Cultural de Ribeirão Preto. A audição marcou também a primeira apresentação pública do grupo desde o fim da pandemia, reunindo amigos, familiares e apoiadores do projeto.

A história da Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda (OFBHI) teve início em 1993, durante a quarta visita do presidente Ikeda ao Brasil. No ano seguinte, em 1994, foi criado o NDO para fortalecer a formação musical de jovens integrantes da Soka Gakkai. Em Ribeirão Preto, o núcleo local seria oficializado anos depois, em 19 de dezembro de 2010.

ndo_ribeirao

Para Talyanna Magaldes, responsável pelo NDO da cidade, o reencontro simbólico com o público teve um sabor especial. “Sou profundamente grata a todas as pessoas que apoiam o nosso núcleo. Esta apresentação representa não apenas um marco histórico, mas também o renascimento das nossas atividades após a pandemia”, afirmou.

O evento contou com a presença de Mauro Koiti Shimada, coordenador da OFBHI, que incentivou os músicos a manterem o espírito de perseverança e evolução contínua. “Desejo que o NDO Ribeirão Preto se desenvolva cada vez mais com o espírito de josho, que significa ‘vitórias contínuas’”, assim como Ikeda sensei incentiva em mensagem para Ribeirão Preto”, destacou.

ndo_1

ndo_3

A programação musical abriu com duas canções da tradição da Soka Gakkai; Haha (Mãe) e Praia de Morigasaki e seguiu por um repertório eclético. Músicas pop conhecidas, como Everything I Do (I Do It for You) e Eleanor Rigby, dos Beatles, dividiram espaço com clássicos da ópera, entre eles Carmen, de Georges Bizet, e O Barbeiro de Sevilha, de Gioachino Rossini. O encerramento ficou por conta da canção Jovens, Escalem a Montanha do Kosen-rufu para o Século 21, composta a partir de um poema de Daisaku Ikeda escrito em dezembro de 1981.

ndo_4

ndo_5

Compartilhe

Copy to clipboard