marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há 2 dias

Bailem pelo kosen-rufu com uma condição de vida vibrante!

Mensagem do Sr. Minoru Harada, presidente da Soka Gakkai

Minoru Harada

23/12/2025

Bailem pelo kosen-rufu com uma condição de vida vibrante!

Façamos deste um ano em que busquemos com afinco as orientações do presidente Ikeda

O Budismo do Sol se eleva — como fonte luminosa que rompe a escuridão da sociedade atual.

O Budismo do Sol brilha — para irradiar calorosa luz de esperança aos amigos que enfrentam dificuldades.

E o Budismo do Sol pulsa vibrantemente — bailando pelo kosen-rufu dentro do nosso coração.

Os membros da Soka Gakkai, independentemente da realidade da época, evidenciam a vibrante condição de vida dos emergidos da terra, plena de alegria, bailando energicamente no palco da sua missão. Esse é o nobre aspecto em conformidade com a passagem dourada: “Quando o bodisatva Práticas Superiores emergiu da terra, não o fez bailando?”.1

Nosso eterno modelo é a vida de juramento seigan do presidente Daisaku Ikeda.

Em 6 de janeiro de 1951, o presidente Josei Toda confiou ao seu amado discípulo a tarefa de cuidar de todas as questões de âmbito particular e de seus negócios. Era o início do ano, quando a empresa enfrentava a maior crise. Ikeda sensei respondeu: “Há muito estou consciente e decidido a dedicar minha vida ao senhor sem qualquer arrependimento”.2 Pelo Mestre e junto com o Mestre — vamos gravar em nossa vida que o pulsar vibrante desse juramento seigan do discípulo é a força motriz para superar as adversidades.


Uma história equivalente a cem anos

Há 65 anos, no primeiro dia do ano, o presidente Ikeda declarou: “Neste ano, vou criar uma história equivalente a cem anos”.3 E, no dia 28, partiu para sua primeira orientação na Ásia. Foi o primeiro passo em que flamejava o ardente desejo do seu mestre: “Aos povos da Ásia enviemos a luz do Sol.4

Decidido a concretizar a missão deixada pelo mestre do “retorno do budismo para o oeste”, Ikeda sensei percorreu o Oriente com o sentimento de fazer a oração do daimoku penetrar em seu solo. Incentivou com todas as forças os poucos membros existentes. Foi nessa visita que sensei propôs a criação do Instituto de Filosofia Oriental e da Associação de Concertos Min-On, que mais tarde seriam estabelecidos. O presidente Ikeda sempre visualizou um futuro em que o budismo alçaria voo como uma religião mundial baseada no humanismo.

Na Reunião de Líderes da Soka Gakkai de janeiro de 1991, sensei mencionou a filosofia de vida do rei da comédia, Charles Chaplin, e orientou: “No curso da jornada pelo kosen-rufu, quanto mais dificuldades experimentamos e quanto mais obstáculos combatemos, mais ‘a maior de todas as alegrias’ da Lei Mística vibrará intensamente em todo o nosso ser”.

Imbuído desse rugido do leão, reafirmo minha determinação de lutar, este ano também, pela iluminação dos senhores nesta existência, para estabelecer o ensinamento para a pacificação da terra e pela paz mundial.

Chegamos à metade do segundo ciclo dos “Sete Sinos”. Que cada um busque com afinco as orientações do Mestre, desenvolvendo o próprio espírito vibrantemente, e juntos trilhemos a grandiosa estrada da revolução humana!


Minoru Harada

Presidente da Soka Gakkai


Notas:

1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 387, 2017.

2. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 30-I, p. 90.

3. Ibidem, v. 3, p. 12.

4. Ibidem, p. 11.

Compartilhe

Copy to clipboard