marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há 2 dias

Vamos compartilhar felicidade e nos dedicar à nossa revolução humana

Mensagem Sr. Miguel Shiratori, presidente da BSGI

Miguel Shiratori

23/12/2025

Vamos compartilhar felicidade e nos dedicar à nossa revolução humana

Estimados membros, familiares e amigos da BSGI,

Desejo a todos feliz ano novo! Feliz “Ano do Vibrante Desenvolvimento da Soka Gakkai de Força Jovem Mundial”!

Neste momento tão auspicioso, vamos calibrar nosso coração a partir dos fundamentos dos ensinamentos de Nichiren Daishonin. Destaco a seguinte passagem:

O dia de Ano-Novo representa o primeiro dia, o primeiro mês, o começo do ano e o início da primavera.1 A pessoa que celebra esse dia acumulará virtudes e será amada por todos, assim como a Lua vai aumentando de tamanho à medida que se move do oeste para o leste,2 e assim como o Sol brilha mais intensamente enquanto se desloca do leste para o oeste.3


Sobre essas reflexões, Ikeda sensei afirmou:

Daishonin faz aqui altos elogios à sincera fé de um discípulo que havia enviado seus sinceros oferecimentos no início do Ano-Novo. Todos que se dedicam nobremente ao kosen-rufu e à Lei Mística desde o início do ano com certeza desfrutarão ilimitada boa sorte e benefícios.4

Essas palavras de Daishonin e de Ikeda sensei nos inspiram a iniciar 2026 com vigor renovado, firmes na construção de um ano repleto de vitórias e felicidade.

Sob o tema “Ano do Vibrante Desenvolvimento da Soka Gakkai de Força Jovem Mundial”, toda a BSGI celebrará os sessenta anos da segunda visita de Ikeda sensei ao Brasil. Ao mesmo tempo, avançará para a segunda metade da “década de vitória ou derrota”, descrita por sensei como decisiva para concretizar — até 2030, centenário de fundação da Soka Gakkai — a transformação do destino da humanidade. E ainda, este será o segundo ano do nosso grande desafio de vencer “Cinquenta anos em cinco”.

Ikeda sensei escreveu no capítulo “Grande Caminho”, do volume 28 da Nova Revolução Humana:

Prática da fé é: “a partir de agora!”; “lançar um novo desafio!”; “avançar sempre!” — assim é o modo de viver de um praticante budista. É em meio a isso que existe o pulsar dinâmico da vida, a alegria e a felicidade.5


Diante das severas realidades que a sociedade enfrenta, vamos pôr em ação a prática da fé em prol do kosen-rufu. Vamos nos dedicar à nossa revolução humana, compartilhar felicidade e transmitir este valioso ensinamento para o bem de todos ao nosso redor. Que cada um de nós, até 2030, propague o humanismo budista realizando ao menos um shakubuku por ano, expandindo amplamente a rede de solidariedade da revolução humana! Essa será a nossa mais significativa contribuição como bons cidadãos pela humanidade.

Expresso a todos que tenham um glorioso 2026!

Um grande abraço!

Miguel Shiratori

Presidente


Notas:

1. De acordo com o calendário lunar japonês, a primavera começa no primeiro mês, ou seja, no Dia de Ano-Novo desse calendário. No calendário gregoriano, o Ano-Novo cai entre 21 de janeiro e 19 de fevereiro.

2. Alusão ao fato de que a lua nova começa a ser vista no oeste, pouco depois do pôr do sol. Nas noites sucessivas, à medida que a parte visível da lua cresce, tem se a impressão de que ela se desloca gradativamente para o leste.

3. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 405, 2020.

4. Brasil Seikyo, ed. 1.934, 5 abr. 2008, p. A3.

5. IKEDA, Daisaku, Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 28, p. 149, 2019.

Compartilhe

Copy to clipboard