marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há 2 dias

Vamos vencer em 2026 com oração, decisão, planejamento e ação

Mensagem de Ricardo Miyamoto, coordenador da Divisão Sênior da BSGI

Ricardo Miyamoto

23/12/2025

Vamos vencer em 2026 com oração, decisão, planejamento e ação

Queridos líderes e membros da Divisão Sênior do Brasil!

Que honra viver o “Ano do Vibrante Desenvolvimento da Soka Gakkai de Força Jovem” ao lado de todos vocês, pilares de ouro da BSGI!

O vibrante desenvolvimento só se torna real quando pulsa no coração de cada um de nós uma energia abundante. Para nós, da Divisão Sênior, isso significa ter como base a oração do “rugido do leão”.

Nesse espírito, recordo um importante escrito do buda Nichiren Daishonin, enviado ao seu fiel discípulo Shijo Kingo, quando sua filha recém-nascida, Kyo’o, foi acometida por grave doença. Mesmo sendo um excelente médico, ele já havia tentado de tudo, sem sucesso. Tomado pela aflição, procurou seu mestre com sincero espírito de procura. Foi então que Nichiren Daishonin o orientou com as seguintes palavras: “Ao inscrever esse Gohonzon para a proteção dela, Nichiren agiu como o rei leão. Isso é o que o sutra quer dizer com ‘o poder [dos budas] tal como o ímpeto de um leão’”.1 O mestre ensinou seu fiel discípulo a determinar a vitória a partir da oração com o “ímpeto de um leão no ataque”.

Nosso mestre, Daisaku Ikeda, diz:

No budismo, Buda é chamado “leão” e seus ensinamentos são denominados “rugido do leão”. Nichiren Daishonin ensinou que a palavra “leão” contém o significado de “mestre e discípulo”. O Sutra do Lótus elucida que, quando se vive junto com o Buda, que é o mestre, todos os indivíduos, que são os discípulos, podem atingir a mesma elevada condição de vida do mestre”.2

O leão não mede o tamanho do inimigo. Ataca qualquer adversidade com a mesma força, coragem e determinação. Esse é o espírito que, hoje, nós também devemos assumir. Assim como Shijo Kingo, vamos basear nossa luta na oração com o ímpeto de um leão no ataque — enfrentando todos os desafios da vida com a firme convicção: “Custe o que custar, eu vencerei sem falta”.

Essa profunda determinação e a oração do juramento seigan fazem surgir em nossa vida a força da vida do Mestre. E esse acúmulo de pequenas e decisivas vitórias, dia após dia, mês após mês, é que constrói a nossa revolução humana e transforma o destino da sociedade.

Em novembro de 2025, tivemos a honra de participar da cerimônia em memória de Ikeda sensei pelo segundo ano de seu falecimento. Junto com os líderes da SGI de todo o mundo, determinamos iniciar uma nova fase de avanços e vitórias rumo a 2029 e 2030, quando marcaremos, respectivamente, a sétima cerimônia em memória do Mestre e o tão aguardado centenário da Soka Gakkai.

Com os olhos voltados para esse horizonte, desejo fazer uma grande decisão junto com os senhores, nossos verdadeiros pilares de ouro Soka: o ano 2026 assinalará o aniversário de fundação da Divisão Sênior da Soka Gakkai. Que façamos dele um marco de oração, decisão, planejamento e ação! Vamos vencer em todas as esferas da vida — na família, no trabalho, na sociedade e, especialmente, como pilares de ouro de nossa localidade. Vamos determinar a vitória do meu distrito monarca e que todos os companheiros se tornem monarcas da vitória.

A iniciar com a recitação de daimoku com ímpeto de um leão no ataque, desejo que nosso aspecto de radiante vitória seja uma grande inspiração para os estimados integrantes da Juventude Soka. Que nossa postura se torne o orgulho para as rainhas da felicidade, e nossas ações sejam o legado para que os próximos anos representem um avanço de “Cinquenta anos em cinco”!

Com profundo respeito e gratidão, vamos avançar juntos com a certeza de que o “avanço de hoje será a glória do futuro e que o desbravar do novo século será proporcional à sua caminhada”.3

Muito obrigado!

Ricardo Miyamoto

Coordenador da Divisão Sênior da BSGI

Notas:

1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 431, 2020.

2. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 30-II, p. 335, 2022.

3. Trecho do poema Brasil, Seja Monarca do Mundo!.

Compartilhe

Copy to clipboard