BM
Notícias
há 2 dias
Recitar muito mais daimoku torna possível o impossível!
Mensagem de Selma Inoguti, coordenadora da Divisão Feminina da BSGI
Selma Inoguti
23/12/2025

Querida amiga, um excelente feliz ano novo! Feliz “Ano do Vibrante Desenvolvimento da Soka Gakkai de Força Jovem Mundial”!
Que em 2026 você se permita viver um ano realmente vibrante, cheio de energia, possibilidades, mudanças e felicidade! Que cada desafio signifique uma oportunidade de crescimento, cada vitória seja celebrada com alegria e seu juramento seigan, fé, esperança e determinação permaneçam inabaláveis ao longo do ano! Aliás, que você evidencie sua melhor versão em todos os aspectos de sua vida!
Lembre-se, desenvolvimento vibrante não é apenas sobre conquistas externas, mas é sobre cultivar alegria e mudança interior, alcançar pequenas vitórias e confiar no próprio potencial, sempre recitando muito mais daimoku e com uma superpitada de SAL (sabedoria, alegria e leveza).
Em 2026, vamos comemorar os sessenta anos da segunda visita de Ikeda sensei ao Brasil e os sessenta anos da Sede Social da Divisão Feminina da BSGI. Esse prédio é o único no mundo conservado há anos até hoje! Assim, compartilho um trecho da mensagem enviada por Ikeda sensei e pela Sra. Kaneko, por ocasião do primeiro aniversário de inauguração da sede social em abril de 2008, na qual citam a palavra “vibrante”:
Meu mestre, presidente Josei Toda, disse: “Nada pode ser mais respeitável do que a vibrante figura de uma mulher que abraça a Lei Mística. Se ela, com nobreza, realizar a prática da fé, todas as pessoas poderão conquistar a felicidade. Vitoriosa é a pessoa que realiza a prática da fé com sinceridade”. A Divisão Feminina da BSGI é justamente essa “vibrante figura” que possui a “estratégia do sol”.1
Por falar em “vibrante”, gostaria de fazer um convite: “Que tal, neste ano, orar com a convicção de que ‘recitar muito mais daimoku torna possível o impossível?’”.
No Curso de Aprimoramento de Outono da SGI, realizado em novembro de 2025, participei de um diálogo de líderes da DF da América Latina em que recebemos a seguinte orientação sobre concretizar objetivos “impossíveis”, que Ikeda sensei mencionou certa vez no Seikyo Shimbun, de que as amarras da dúvida são a causa da derrota. Para não ser derrotado pela dúvida, destaco três pontos:
1. Mentalizar a conquista do objetivo.
2. Orar para realizar o objetivo e acreditar que é possível vencer.
3. Ter esperança até que seu objetivo seja concretizado.
Em uma orientação, Ikeda sensei diz que “não existe impossível”. O impossível existe somente na mente de quem não é capaz de enxergar todas as possibilidades. Confie em si, confie no seu coração.2
Neste significativo ano em que celebraremos os 75 anos da Divisão Feminina em junho, vamos listar nossos objetivos e determinar que chegaremos ao primeiro semestre do ano com vitórias e transformações, vencendo sempre, passo a passo, com o “Desafio dos Cem Dias de Daimoku” e, no final, juntas bradar “Eu venci, nós vencemos!”.
Vamos abraçar e apoiar a Juventude Soka, nossos jovens e estudantes, pois onde há jovem, há futuro.
Vamos também nos desafiar na realização de encontros e visitas “Amiga, posso te visitar?”, baseadas na luta de veteranas e novatas, apoiando incondicionalmente nossa força jovem que compõe o maravilhoso grupo Zenshin da BSGI.
Que tal este ser o ano em que empreenderemos uma luta jamais vista para manifestar benefícios jamais vistos em nossa vida?
Como dica de leitura, cito as páginas 48 e 49 de Preleção do Sutra do Lótus, nas quais Ikeda sensei nos incentiva dizendo que aquele que se levanta como bodisatva da terra para propagar este ensinamento nunca conhecido, com certeza, manifestará benefícios e boa sorte jamais conhecidos.3
Bora, em 2026, concretizar nosso shakubuku e fazer a diferença na vida das pessoas!
Querida amiga, estamos sempre juntas. Então, vamos, em união harmoniosa na organização de base, determinar como estaremos até 2030. Além disso, vamos decidir qual vitória ofereceremos ao Mestre até 15 de novembro de 2029, data em que vamos orar pela sétima cerimônia em memória a Ikeda sensei, com o mesmo espírito de luta extraordinária que ele realizou nos primeiros seis anos de falecimento do seu mestre, Josei Toda.
Gratidão a você por tudo desde já.
Faça de todos os dias os melhores da sua vida e viva “Mais um Dia Feliz”, com uma pitada de SAL (sabedoria, alegria e leveza).
Forte e caloroso abraço!
Selma Inoguti
Coordenadora da Divisão Feminina da BSGI
Notas:
1. Brasil Seikyo, ed. 1.939, 17 maio 2008, p. A2.
2. Cf. Terceira Civilização, ed. 520, dez. 2011, p. 26.
3. Cf. IKEDA, Daisaku. Sutra do Lótus: Preleção dos Capítulos “Meios Apropriados” e “A Extensão da Vida”. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2025. p. 48-49.
Compartilhe