marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há um mês

Diálogo e respeito entre todas as crenças

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Redação

21/01/2026

Diálogo e respeito entre todas as crenças

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado no dia 21 de janeiro, é uma data para refletir sobre a importância do respeito às diversas crenças e práticas espirituais.

Instituída pela Lei nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007, o dia promove a valorização da liberdade religiosa como um direito fundamental garantido pela Constituição. O combate à intolerância religiosa exige conscientização, diálogo e ações que garantam a proteção de grupos historicamente marginalizados.

Em seus incentivos, o presidente Ikeda disse:

Igualdade e tolerância também são princípios centrais do budismo. Shakyamuni [ensinou que] o valor de alguém como pessoa não é determinado por fatores externos, como genealogia, mas pela fé e pelo espírito que traz em si. O Budismo de Nichiren Daishonin defende um princípio conhecido como “cerejeira, ameixeira, pessegueiro e damasqueiro”. A cerejeira, a ameixeira, o pessegueiro e o damasqueiro, embora desabrochem plenamente com sua beleza e características únicas, existem em harmonia. Da mesma forma, embora todos os seres humanos estejam enraizados na grande terra do valor e da dignidade de todas as formas de vida e da nossa humanidade compartilhada, ao mesmo tempo, exibem suas qualidades inerentes de forma única, criando um mundo diverso e plural.1



Acreditando na natureza de buda das outras pessoas, respeitamos e prezamos profundamente todas elas. Quando agimos dessa maneira, a natureza de buda inerente à vida delas responde demonstrando o mesmo respeito por nós.

O que é intolerância religiosa?

É a discriminação e o desrespeito a crenças, práticas religiosas ou a quem não segue uma religião. Pode ser manifestada por ofensas verbais, violência física, vandalismo nos locais de culto, impedimento ou perturbação das práticas ou dos praticantes.

A intolerância religiosa é considerada crime de ódio que fere a dignidade humana. No Brasil, há leis que condenam aqueles que praticam a intolerância religiosa, induzem ou incitam o preconceito.

Sugestão de leitura:

A Sabedoria da Tolerância, escrita por Dr. Daisaku Ikeda e Abdurrahman Wahid.

Diálogo entre Abdurrahman Wahid e o Dr. Daisaku Ikeda sobre seus respectivos países e perspectivas sobre islamismo e o budismo. Discutem também sobre a cultura e semelhanças entre os pensamentos dessas duas religiões.


***

O Pastor Batista e seu Mestre Budista

Admirado pela postura do Dr. Ikeda e pelo movimento da SGI, o pastor batista Lawrence Edward Carter Sr. Publicou o livro no qual compartilha, com emoção, o encontro com Daisaku Ikeda e como isso impactou suas crenças e seus ideais.

Clique aqui e assista à entrevista concedida por Carter à Editora Brasil Seikyo.


Nota:

1. IKEDA, Daisaku; WAHID, Abdurrahman. A Sabedoria da Tolerância. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, p. 165-166, 2024.

Compartilhe

Copy to clipboard