BM
Notícias
há um mês
Ser da Juventude Soka é muito bom!
Encontros reforçam esperança e protagonismo
Redação
21/01/2026

Juventude Soka da RM Praia Grande
Para os jovens, a passividade e a inatividade levam à derrota. Ao contrário, a iniciativa leva ao desenvolvimento na vida, à abertura de novas oportunidades. Essa é a realidade da vida. O avião precisa de vento contrário para sair do chão e elevar-se nos ares. É por isso que as pistas de pouso e decolagem são projetadas para tirar vantagem da direção dos ventos. O grande voo dos jovens também se concretiza quando eles partem corajosamente em meio aos ventos ferozes. Quando avançamos em meio às iminentes ventanias, conseguimos crescer e damos grandes passos em direção à vitória. É isso o que torna a vida emocionante e divertida!1
O incentivo de Ikeda sensei reforça a força e a coragem da Juventude Soka. Mesmo diante dos desafios da realidade, os jovens, com sua característica determinação, reúnem‑se para dialogar e fortalecer os laços de amizade.
Apresentamos os encontros realizados pela RM Praia Grande, RM São Mateus, RM Mogi Centro‑Oeste e pela Regional Três Colinas, que, com união, espírito de busca e amizade, demonstram a capacidade de conquistar sorrisos e vitórias.
Regional Três Colinas, CNOP
A Juventude Soka da Regional Três Colinas realizou um encontro em um clube na cidade de Franca, São Paulo, com o propósito de compartilhar momentos e memórias com os membros da organização. O passeio contou com o apoio dos integrantes da Divisão Sênior e da Divisão Feminina.
RM Mogi Centro Oeste, CGSP
No dia 17 de janeiro de 2026, a Juventude Soka da RM Mogi Centro Oeste promoveu uma tarde de jogos com os membros da localidade. A atividade teve como principal objetivo estimular a integração entre os jovens, fortalecendo os laços de amizade e companheirismo.
Participaram 15 jovens, que interagiram por meio de jogos de cartas, tabuleiro e videogame.
RM Praia Grande, CGSP
Pelo segundo ano consecutivo, a Juventude Soka da RM Praia Grande realizou a “Tardezinha dos Líderes da Juventude Soka da RM Praia Grande”. O encontro aconteceu na praia, em um clima descontraído, para dialogar sobre diversos temas, incluindo dúvidas sobre liderança, amizade e a importância dos objetivos pessoais e organizacionais.
Danieli Carvalho Silva, responsável pela Juventude Soka da localidade, explica que o objetivo do encontro é estreitar os laços de amizade e confiança: “Com esse movimento, estamos nos aproximando de vários jovens.”
Segundo ela, a atividade impulsionou o avanço da organização, com maior participação dos jovens nas reuniões de bloco e comunidade: “Os jovens da nossa RM passaram a ver as atividades da Gakkai com mais leveza. Além disso, percebemos melhora na participação na base e nos grupos horizontais. Eles também se sentiram mais à vontade para conversar com os veteranos, pois compreenderam que os veteranos estão ao nosso lado.”
Edjan Santos, coordenador da Juventude Soka da BSGI, também participou do encontro e dialogou com os jovens sobre sonhos e a relação de mestre e discípulo.
“Quem está construindo a Gakkai do futuro somos nós”, enfatizou.
São Mateus, CCLP
A Sede Regional São Mateus recebeu os líderes de bloco acima da Juventude Soka para apresentar o plano de luta para 2026, criando um momento acolhedor para que os líderes pudessem opinar e esclarecer dúvidas.
O objetivo dos líderes da Juventude Soka da RM São Mateus é fortalecer uma juventude de grande valor, tornando a RM um espaço onde os jovens possam aprofundar sua relação com a fé, divertir‑se, fazer novas amizades e assumir o compromisso de levar os ideais do Mestre onde estiverem.
Edjan Santos, coordenador da Juventude Soka da BSGI, participou do encontro, dialogou com os jovens e enfatizou: “Vamos aprender com os veteranos, mas não apenas replicar as coisas. Precisamos entender a razão de cada ponto e encontrar maneiras mais adequadas, sobretudo para tornar a prática e a organização mais acessíveis aos nossos amigos da sociedade.”
Ele também citou um trecho do discurso de Ikeda sensei e finalizou reafirmando o espírito mencionado no incentivo: “Espero que o companheirismo dos nossos membros da Divisão dos Jovens da Soka Gakkai também seja assim — companheirismo, amizade e força eterna.”
Nota:
1. Brasil Seikyo, ed. 1.754, 10 jul. 2004, p. A3
Fotos: Colaboração local
Compartilhe