BM
Notícias
há 2 dias
"Vamos avançar juntos como leões"
Em 19 de fevereiro de 1984, o presidente Ikeda pisa em solo brasileiro pela terceira vez
Redação
19/02/2026

Em julho de 1983, um grupo de 38 jovens brasileiros viajou para o Japão a fim de participar de um curso de aprimoramento. Além das atividades em Tóquio e Osaka, estava programado um curso de três dias no Centro de Treinamento de Kyushu, em Kirishima, ao sul do Japão. Um dos objetivos do grupo era a decisão de convidar o presidente Ikeda a visitar novamente o Brasil.
Na noite do último dia em Kirishima, alguns representantes do Brasil foram convidados para um jantar com o presidente Ikeda. Neste momento, eles pensaram: “É a melhor chance para convidá-lo a visitar nosso país!”.
Durante o jantar, os jovens do Brasil aguardaram um momento oportuno para falar com o presidente Ikeda. Eles firmaram a decisão e se dirigiram até a mesa dele.
— Sensei, por favor, visite o Brasil! (...), manifestaram os jovens.
O presidente Ikeda, com benevolência, respondeu
— Não precisam dizer mais nada. Irei sem falta num futuro breve.
Além deste compromisso com os jovens do grupo Kirishima, o presidente Ikeda recebeu em maio de 1982 uma carta pessoal do presidente do Brasil da época, João Baptista Figueiredo, convidando-o para uma visita ao país.
Cinco meses após o encontro com os brasileiros, a programação da viagem do presidente Ikeda foi definida. Ele chegaria em fevereiro e um grandioso festival se realizaria no dia 26.
Em 19 de fevereiro de 1984, o presidente Ikeda pisa em solo brasileiro pela terceira vez. Quando o avião abriu a porta, o líder despontou do alto da escada vestindo um terno azul escuro. “Não se preocupe mais. Vamos avançar juntos como leões”, bradou Ikeda sensei.
A atuação do Mestre durante os dez dias em que esteve no país foi como um rei leão, preenchendo a lacuna desde a última visita.
Uma de suas ações foi a viagem à Brasília no dia 21 para uma audiência com o presidente Figueiredo e os ministros das Relações Exteriores e da Educação e Cultura. No encontro com o presidente da República, temas como armas nucleares e a importância do diálogo entre dois países para promover a paz foram tratados com muita seriedade.
Em 27 de fevereiro de 1984, durante sua terceira visita ao Brasil, o presidente Ikeda propôs a construção de um auditório que simbolizaria o progresso do movimento pelo kosen-rufu mundial. Sendo assim, anos mais tarde, em 21 de fevereiro de 1987, foi inaugurado o Auditório Presidente Ikeda da BSGI (atual Auditório da Paz do Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda). Na ocasião, foi apresentado o poema A Longa e Distante Correnteza do Amazonas, dedicado carinhosamente pelo mestre aos integrantes da BSGI.
No poema, Ikeda sensei retrata sua profunda ligação com a BSGI, louva a dedicação dos veteranos que criaram a base para o progresso do kosen-rufu do Brasil e estabelece as diretrizes para todos os membros, especialmente os jovens herdeiros, depositando suas expectativas no desenvolvimento da Juventude Soka da BSGI.
Em A Longa e Distante Correnteza do Amazonas, Ikeda sensei descreve os episódios vividos em 1974. Em suas primeira, segunda e terceira visitas ao Brasil, ocorridas em 1960, 1966 e 1984, relata especialmente o momento em que entrou no Ginásio do Ibirapuera, durante o ensaio geral para o Grande Festival Cultural de 1984.
Acompanhe as próximas matérias com destaque para as visitas de Ikeda sensei ao Brasil e o dinâmico avanço da BSGI.
Programação do presidente Ikeda no Brasil
19 de fevereiro: Chegada ao Brasil às 9h40.
20 de fevereiro: Visita pela primeira vez o Centro Cultural da BSGI em São Paulo, SP.
21 de fevereiro: Encontro com o então presidente da República, João Baptista Figueiredo, no Gabinete da Presidência em Brasília, DF.
23 de fevereiro: Encontro com a presidente executiva da Legião Brasileira de Assistência (LBA), Lea Leal, no Gabinete do Ministério da Previdência Social, onde foi recebido pelo ministro interino, Dr. Jofran Frejat.
Encontro com a ministra da Educação e Cultura, Esther de Figueiredo Ferraz.
Encontro com o ministro das Relações Exteriores, Saraiva Guerreiro.
Encontro com o reitor da Universidade Federal de Brasília, Dr. José Carlos de Almeida Azevedo, ocasião em que o presidente Ikeda doou mil livros à universidade e se iniciou um intercâmbio entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Soka.
25 de fevereiro: Incentivo aos participantes do festival durante o ensaio geral no Ginásio do Ibirapuera, São Paulo, SP.
26 de fevereiro: 1º Festival Cultural Esportivo da SGI com a participação de 22 mil pessoas no Ginásio do Ibirapuera, São Paulo.
27 de fevereiro: Reunião de líderes em comemoração do jubileu de prata da BSGI, no Centro Cultural da BSGI.
29 de fevereiro: Deixa o Brasil às 11h45 partindo do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, com destino a Lima, no Peru.
Dica de leitura
Leia trecho completo sobre o encontro dos integrantes do grupo Kirishima da BSGI com Ikeda sensei em 1983 lendo o capítulo “Luz do Alvorecer” do volume 11 da Nova Revolução Humana.
Leia o poema A Longa e Distante Correnteza do Amazonas completo na Terceira Civilização, ed. 505, p. 20.
Compartilhe