BS
Budismo na Vida Diária
há 22 anos
(130) Hosshaku Kempon - 1ª parte
07/02/2004

Qual é o significado de Hosshaku Kempon?
Hosshaku Kempon é um termo budista de profundo significado. Literalmente, a palavra Hosshaku Kempon significa “rejeitar o transitório e revelar o verdadeiro”. Indica o ato de um buda descartar a posição transitória ou provisória e revelar a sua verdadeira identidade. Vejamos alguns exemplos concretos da aplicação deste termo na história do budismo.
No 16o capítulo do Sutra de Lótus, “Revelação da Vida Eterna do Buda” (Juryo), Sakyamuni declara: “Todos os seres dos mundos de Alegria, Tranqüilidade e também de Ira acreditam que o Buda Sakyamuni, após deixar o palácio dos Sakyas, sentou-se no local da meditação não muito distante da cidade de Gaya e ali atingiu a suprema e perfeita iluminação. No entanto, homens de fé devota, já se passaram infindáveis centenas de milhares de nayutas de kalpas desde que eu na realidade atingi o estado de Buda.” (Preleção dos capítulos Hoben e Juryo, Editora Brasil Seikyo, pág. 160). Por meio dessa frase, Sakyamuni descarta a sua identidade provisória de um Buda que atingiu a iluminação em sua existência na Índia sob a árvore bodhi revelando o seu aspecto verdadeiro da iluminação alcançada em um longínquo passado, há incontáveis existências. A isso chamamos de “rejeitar o transitório e revelar o verdadeiro”, isto é, Hosshaku Kempon.
Como se aplica este conceito na vida de Nitiren Daishonin?
Nitiren Daishonin escreveu na escritura “Abertura dos Olhos”, a seguinte passagem: “No décimo segundo dia do nono mês do ano passado, entre as horas do Rato e do Boi (23h e 3h), esta pessoa chamada Nitiren foi decapitada. Foi a sua alma que chegou a esta ilha de Sado e, no segundo mês do ano seguinte, está escrevendo isto em meio à neve, pretendendo enviá-lo aos seus seguidores fiéis.” (As Escrituras de Nitiren Daishonin [END], vol. 2, pág. 147.) Essa é justamente a referência à Perseguição de Tatsunokuti, ocorrida em 12 de setembro de 1271, quando Daishonin manifestou a sua verdadeira identidade como Buda Original dos Últimos Dias da Lei, abandonando o seu aspecto transitório. Assim, este acontecimento é conhecido como o momento do Hosshaku Kempon de Nitiren Daishonin.
Em relação à identidade de Daishonin como o Buda original dos Últimos Dias da Lei, Nitikan Shonin, o vigésimo sexto sumo prelado, conhecido como o restaurador do Verdadeiro Budismo, faz referência à seguinte passagem da escritura “Resposta a Kyo’o”, escrita também na ilha de Sado em 15 de agosto de 1273: “Eu, Nitiren, inscrevi minha vida em tinta sumi, assim, creia no Gohonzon com todo o seu coração. O coração do Buda é o Sutra de Lótus, mas a vida de Nitiren não é nenhuma outra senão o Nam-myoho-rengue-kyo.” (Ibidem, vol. 1, pág. 276.)
Continua na próxima edição.
Compartilhe
