marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Conheça o Budismo
há 8 anos

Um novo movimento cultural popular

A cultura de um povo tem suas raízes na religiosidade e na filosofia das pessoas. A SGI como religião mundial visa revitalizar a cultura fazendo florescer o melhor em cada pessoa. Por meio de suas atividades, a Gakkai permite a cada indivíduo manifestar a energia criativa do estado de buda e, quando ele se dedica com afinco na respectiva área de atuação cria um solo fértil no qual brota uma nova cultura na arte, na educação, na política, nos negócios etc. Cultura significa, na essência, cultivar valores. Tendo como base fundamental o respeito absoluto pela vida, a SGI capacita cada associado a revitalizar conhecimento, crenças, arte, leis, costumes, hábitos. Kosen-rufu é criar um jardim de indivíduos fortes que recriam a realidade e fazem nascer uma autêntica cultura humana centrada no respeito absoluto pela vida.

24/06/2017

Um novo movimento cultural popular

Vamos transformar o mundo

“Uma religião grandiosa cria elevada cultura. Esta é uma lei imutável da história da humanidade” (NRH, v. 7, p. 13).

A cultura nasce dos seres humanos; brota da maneira como as pessoas vivem. A poesia, a pintura, a dança, a música, a literatura — é tudo produzido por pessoas; e as pessoas agem em sintonia com o âmago da vida delas, ou seja, sua filosofia e religião.

A Soka Gakkai visa elevar o estado de vida da humanidade para que a cultura resultante seja elevada, embasada no respeito absoluto à vida e dedicada a encorajar cada indivíduo.

***

Derretendo o gelo da discórdia e do medo

“Quando os raios do sol derretem a neve e aquecem o solo para despertá-lo, as sementes começam a germinar, cobrindo campos e vales com as cores de seus brotos e flores exuberantes. Da mesma forma, quando os raios da compaixão dos ensinamentos do budismo aquecem a vida fria dos seres humanos, a exuberante flor da cultura humanística desabrocha no coração de cada um deles” (Ibidem).

A SGI é a religião mundial da revolução humana e, portanto, a cultura que nasce de sua expansão é revitalizante, centrada nas pessoas do povo, criativa e nova. A cultura Soka não é elitista, ao contrário, é fruto da batalha contra o autoritarismo e visa garantir a cada pessoa o acesso a todas as formas de arte.

***

Replantando o jardim da amizade e da cultura

“O kossen-rufu é um sublime empreendimento para transformar o mundo num jardim de flores da paz e da cultura, regado pela revolução humana de cada um que exerce o papel de personagem principal na construção do bem-estar social. (NRH, v. 7, p. 13).

Na SGI está claro que a mudança do mundo produzirá uma nova cultura. A cada dia, principalmente os jovens, estão destruindo velhos valores e reconstruindo pensamentos e ideologias. Quando cada um manifesta o seu bem maior, a sociedade se revitaliza e um jardim florido de gente feliz se expande.

***

A força cultural inovativa que transforma a realidade

“O movimento global da SGI para promover a paz, a cultura e a educação com base no budismo contém a vibrante espiritualidade e dinamismo e a força cultural criadora do Sutra do Lótus que são revelados em sua capacidade de manifestar o vibrante pulsar da eternidade da vida na sociedade e, dessa forma, transformar o mundo” (BS, ed. 1.332, 19 ago. 1995).

A “força cultural criadora” brota no coração de cada praticante na SGI. É uma energia gigantesca que impulsiona a pessoa a reconstruir seu destino e a se tornar um polo de vitalidade capaz de inspirar dezenas e centenas de outros amigos e familiares. A “eternidade da vida na sociedade” significa banhar cada indivíduo e cada setor da sociedade com a energia renovadora do Nam-myoho-renge-kyo. Expandir o movimento da SGI é, portanto, a própria renovação cultural da humanidade.

***

Empenho para revitalizar cada pessoa

“Vários planos surgiam em sua mente: ‘No próximo ano a primeira providência que tomarei será fortalecer a base da Soka Gakkai no exterior. Darei maior apoio aos Departamentos Artístico, Científico e Educacional em prol do desenvolvimento da cultura humanística no futuro. Vou empenhar-me dez vezes mais do que neste ano. Minha tarefa e responsabilidade é promover contínuas lutas e vitórias’ (NRH, v. 7. p. 74).

Criar uma nova cultura exige empenho máximo. O movimento criado pela SGI é um contínuo esforço de milhões de pessoas para reformar o ser humano na essência. Iluminar o âmago da vida de alguém é tarefa das mais difíceis, necessita diligência total. O método ensinado por Ikeda sensei é o diálogo humanístico impulsionado pela confiança absoluta de que o outro consegue transformar a si e, juntos, é possível criar uma nova sociedade. Uma viçosa cultura nasce do encorajamento de pessoa a pessoa; não é um movimento de grandes reuniões nem baseado em livros ou conferências. O caminho mais curto e mais eficaz é encarar um por um e promover diálogos ricos em confiança, amizade, cultura, arte, incentivos e alegria. A mudança de uma pessoa é indício de que a humanidade começou a mudar.

***

A cultura da alegria e do encorajamento mútuo

“A SGI é uma organização humanística. Ela não se baseia na autoridade ou nos comandos. Avança com uma alegria que resulta em entrar em contato com uma verdadeira humanidade” (BS, ed. 1.332, 19 ago. 1995).

O autoritarismo não produz cultura humana, ele na verdade a destrói. Líderes que apenas dão comandos e usam as pessoas para atingir os desejos egoístas não criam um jardim de amizade e confiança, mas pisoteiam esse jardim. O esforço da SGI consiste em criar laços humanos do mais puro sentimento de confiança no qual todos acreditam em si e se motivam. É o relacionamento humano em estado puro, original, respeitoso e caloroso. São vínculos sinceros que duram pela eternidade.

***

A religião das pessoas e para as pessoas

“A SGI é uma reunião de pessoas. Estamos lutando para assegurar que as pessoas não sejam desprezadas ou exploradas pelos poderosos. Para auxiliar todas elas a tornarem-se fortes e sábias, estamos desenvolvendo uma rede de paz e cultura e colocando grandes esforços na educação. Por natureza, as pessoas são fortes, sábias, alegres e calorosas. A fé religiosa é o poder que atrai essas qualidades. O propósito da fé não é transformar os indivíduos em ovelhas; é torná-los sábios. A sabedoria não é conhecimento que causa sofrimentos aos outros; é a percepção iluminada para desenvolver a própria vida da pessoa assim como a vida dos outros” (BS, ed. 1.385, 5 out. 1996).

Uma nova cultura é uma nova forma de organizar a sociedade na qual a dignidade absoluta da vida é o centro. Pessoas sábias são pessoas fortes que agregam nelas o budismo inteiro e por serem fortes, criam cultura, arte, educação e as aplicam em cada frente de atuação. São seres que transformam o ambiente num local respeitoso e animado; são indivíduos que mudam a realidade e alteram o que for necessário para que brote uma melhor forma de se viver. O Budismo Nichiren é centrado na pessoa e na sua capacidade de fazer a própria revolução humana.

***

O caudaloso rio da cultura Soka

“Ideias e filosofias devem ser levadas a florescer por meio da ação. A Soka Gakkai entrou numa nova fase de expansão de seu movimento, como um grande rio fluindo majestosamente em direção ao mar do kosen-rufu, para a criação de uma cultura humanística. As ondas de alegria das pessoas agitavam a superfície das águas” (NRH, v. 15, p. 223).

A reunião de palestra é o núcleo do movimento cultural promovido pela Soka Gakkai porque é nessa atividade aparentemente pequena que os laços humanos são revitalizados e pessoas do povo são capacitadas a mudar a realidade. Tudo deve partir e retornar para a reunião de palestra.

Ikeda sensei orienta: “Quando a prova real da vida diária é compartilhada nas reu­niões de palestra de forma alegre e vívida, existe desenvolvimento e expansão do budismo para a sociedade. Desejo que gravem profundamente no coração que o avanço do kosen-rufu começa na reunião de palestra e termina na reunião de palestra” (BS, ed. 2.249, 25 out. 2010, p. B4).

A SGI avançará e expandirá seu movimento cultural na mesma medida em que as pequenas reuniões de palestra sejam cada vez mais criativas, inovadoras, animadas, preparadas com carinho e motivadoras. O budismo acontece em meio às pessoas, não é um movimento isolado centrado em prédios: é uma ação real em meio aos dramas das pessoas do povo para que cada uma viva ao máximo, exale entusiasmo, produza poesias de felicidade e entoe canções de triunfo que mudem o mundo.

Compartilhe