marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há 4 meses

Celebrar a história e traçar o futuro

Convenção Alusiva aos 65 Anos da BSGI conecta membros de todo o Brasil num só coração

Redação | Grupo Arco-íris

23/10/2025

Celebrar a história e traçar o futuro

Com aspecto radiante, participantes da convenção comemorativa registram o momento de uma nova partida da BSGI (Itapevi, SP, 19 out. 2025). Fotos: BS

A manhã do dia 19 de outubro, apesar de ter começado chuvosa, logo se abriu revelando o céu azul, como para receber os participantes que chegavam ao Centro Cultural Campestre, em Itapevi, SP. Membros de todo o Brasil acessaram a transmissão, resultando em mais de 35 mil visualizações, até a data do fechamento desta edição, um marco na história da BSGI que despertou em todos emoção, entusiasmo e espírito de unicidade entre mestre e discípulo.

Os integrantes da BSGI foram recepcionados com a energia contagiante dos DJs Dablyo e Faul e com a exibição do vídeo de lançamento do módulo do 1º Grau de estudo na plataforma Trilha Soka. O vídeo Giro pelo Brasil reforçou a diversidade cultural e o alcance da organização, exibindo registros de felicitações de diferentes localidades.

Miguel Shiratori, presidente da BSGI, apresentou a comitiva da SGI, liderada por Yoshiki Tanigawa, diretor-geral, e constituída por Shinji Ushioda, diretor-executivo de Planejamento Estratégico; Mitsuo Nishikata, coordenador da Divisão dos Jovens da SGI; Mitsuaki Asano, diretor-executivo da primeira Divisão de Relações Internacionais; Takuya Yonezawa, diretor do Departamento da América Latina; Yuta Hashizume, coordenador da Divisão dos Estudantes; Carolina Saida, intérprete do Departamento da América Latina; Kenichi Nishi, diretor da Segunda Seção de Jornalismo do Seikyo Shimbun; e Takahiro Fukushima, repórter do Seikyo Shimbun e secretário da Divisão dos Universitários da SGI. A comitiva foi recebida pelos presentes com efusivos aplausos, bandeirinhas e pique-pique; e via chat, os membros que assistiam à transmissão manifestaram sua gratidão com palavras de congratulação.

comitiva

Um vídeo com relatos de diferentes partes do Brasil mostrou os desafios superados e a coragem demonstrada por membros em diferentes contextos, refletindo o resultado dos esforços de cada organização, do diálogo sincero e da atuação dos membros alicerçada no eterno laço de mestre e discípulo.

Ligia Harue Maruyama, da RM Cotia, CGESP, emocionou a todos ao contar sobre o seu desafio com a perda da filha e falou sobre a importância do apoio dos companheiros da organização para não se entregar à dor. Ao término do relato em vídeo, Ligia subiu ao palco com o marido, Eduardo Kashiwaya, e foi recebida de forma calorosa pelos participantes.

Em uma apresentação conjunta, representando a união entre as divisões, Ricardo Miyamoto, coordenador da Divisão Sênior da BSGI; Selma Inoguti, coordenadora da Divisão Feminina; e Edjan Santos, coordenador da Juventude Soka, divulgaram os resultados conquistados pela BSGI nos últimos anos após a pandemia. Os três líderes encerraram suas palavras comunicando a determinação de lutar de maneira ainda mais integrada entre as divisões: “No budismo, tudo é causa e efeito. A causa para essa grande vitória começa com nossa decisão neste momento. O efeito que desejamos é avançar ‘Cinquenta anos em cinco’. Para isso, o único caminho é atuar com base em muito mais daimoku e em itai doshin. Vamos promover um avanço jamais visto com esse novo modelo tendo a Juventude Soka na vanguarda”.

Os coordenadores da DS, da Juventude Soka e da DF da BSGI, Ricardo Miyamoto, Edjan Santos e Selma Inoguti, respectivamente, em pé, a partir da esq., divulgam os resultados históricos conquistados pela BSGI recentemente

Os coordenadores da DS, da Juventude Soka e da DF da BSGI, Ricardo Miyamoto, Edjan Santos e Selma Inoguti, respectivamente, em pé, a partir da esq., divulgam os resultados históricos conquistados pela BSGI recentemente

Mitsuo Nishikata, coordenador da Divisão dos Jovens da SGI, em suas palavras de cumprimento, enfatizou a importância do shakubuku: “Por meio de diálogos que inspiram vidas, vamos promover uma reação em cadeia da revolução humana capaz de transformar a condição da humanidade”. Ele afirmou que este é um momento decisivo, de vitória ou derrota, para a transformação do destino da humanidade. Por fim, lançou um apelo vibrante à plateia: “Jovens do Brasil, chegou o momento crucial de abrir o portal de uma nova era do kosen-rufu mundial. Meu desejo é que a Juventude Soka do Brasil lidere o mundo. Com o lema ‘Juntos com Sensei’, vamos cumprir o grandioso juramento seigan de mestre e discípulo!”.

No ritmo da vitória

Em seguida, o presidente Miguel Shiratori afirmou que os resultados alcançados pela organização são a expressão do avanço do kosen-rufu e destacou que a BSGI, seguindo as orientações de Ikeda sensei, vive o “avanço de ‘Cinquenta anos em cinco’”. Ele concluiu lembrando que “A partir da revolução humana de cada membro, poderemos provocar uma mudança no destino da humanidade e conviver de forma harmoniosa e feliz”. E convocou: “Neste momento de celebração, vamos ajustar nosso coração ao espírito imortal de Ikeda sensei rumo aos setenta anos de fundação!”.

Yoshiki Tanigawa, diretor-geral da SGI, iniciou suas palavras louvando a determinação de Ikeda sensei de vir ao Brasil há 65 anos, apesar da saúde debilitada. Ele observou que essa determinação possibilitou o surgimento de 200 mil emergidos da terra em todo o país. “Tenho a plena convicção de que Ikeda sensei está alegre, aprovando a radiante convenção de hoje”, disse.

Em seguida, Tanigawa compartilhou três grandes notícias: a entrega de uma caligrafia de Ikeda sensei ao Palácio Memorial da Paz Eterna; a vinda ao Brasil de outra comitiva da SGI em 2026 e a realização de um curso de aprimoramento no Japão exclusivamente para os jovens brasileiros em 2027.

Nesse momento, ele abriu uma sessão de perguntas e respostas, convidando a todos, tanto os participantes presenciais quanto os que assistiam pela transmissão, a se sentir à vontade para fazer qualquer pergunta que quisessem. Os participantes levantaram questões sobre a forma correta de incentivar os familiares na prática da fé, o carma e as relações humanas e como conciliar família, trabalho e a luta pelo kosen-rufu. As perguntas foram respondidas uma a uma com base no Gosho e nas orientações de Ikeda sensei.

A atividade foi encerrada com a energia brasileira: uma apresentação em vídeo da Juventude Soka Esperança do Mundo com música, dança e declamação de trechos do poema Brasil, Seja Monarca do Mundo! seguida de uma apresentação ao vivo no palco com a canção Saudação a Sensei em ritmo de samba, com mestre-sala e porta-bandeira conduzindo a bandeira do Brasil. O público se levantou, batendo palmas e cantando junto, celebrando a inauguração de uma nova era de avanço rumo a 2030.

Compartilhe

Copy to clipboard