marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Entrevista

Bora se mexer, pessoal!

Leonardo conta sobre seu trabalho como preparador físico de crianças e adolescentes

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

18/05/2022

Bora se mexer, pessoal!
Perfil

- Leonardo Candido da Silva

- 35 anos

- Mora em Fortaleza (CE)

- Coordenador da DE da RM Fortaleza

- Formação: licenciatura e bacharelado em educação física

Pode nos contar um pouco sobre você?

Nasci na cidade de Apucarana, no Paraná. Nessa época, minha mãe já praticava o Budismo de Nichiren Daishonin. No final de 2002, por conta do trabalho dela, nós nos mudamos para o Ceará, onde vivo atualmente. Sou casado, tenho uma filha que nasceu no último mês de dezembro e, no momento, atuo como responsável da Divisão dos Estudantes da RM Fortaleza. Sempre que possível, gosto de praticar esportes, como vôlei de praia, beach tênis, corrida, entre outras modalidades.

Entrevista, RDez 246, jun. 22, 1

Leonardo com a esposa Maria Juraci e a filha Manuela (2021)

Qual é a sua história com a educação física?

Sempre gostei da prática esportiva e tive a oportunidade de experimentar diversas modalidades na infância e na juventude. Joguei futsal por muito tempo e isso me proporcionou estudar em ótimos colégios, pois ganhava bolsa de estudo por causa do meu bom desempenho nos jogos e nos treinos.

Ao chegar no Ceará, dei seguimento a esse esporte até entrar na faculdade de educação física e conhecer o futebol americano, modalidade que pratiquei por seis anos.

Há 12 anos, sou professor de educação física numa escola e há pouco tempo inaugurei um estúdio de treino funcional para crianças e adolescentes.

Por que decidiu trabalhar com crianças?

Trabalho com o público infantil desde a graduação. Eu me apaixonei por auxiliar no desenvolvimento motor de crianças e adolescentes.

Durante a pandemia, comecei um curso focado nesse público e observei que seria necessário mudar minhas aulas de treino funcional. Isso foi um divisor de águas na minha carreira.

Entrevista, RDez 246, jun 22, 2

Leonardo em seu estúdio (Fortaleza, 2022)

O que faz um personal kids? O que o diferencia de um treinador para adultos?

O personal kids trabalha com as habilidades motoras fundamentais respeitando as características de cada etapa do desenvolvimento motor da criança e do adolescente. As atividades são completamente diferentes das atividades dos adultos, pois as crianças ainda estão no processo de aprendizagem dos movimentos e necessitam aprender de forma lúdica.

Qual é a importância de praticar atividade física, principalmente para crianças?

A recomendação é que crianças e adolescentes façam 60 minutos de atividade física moderada a vigorosa por dia, pois ela traz diversos benefícios à saúde, como fortalecimento dos ossos e dos músculos e redução do risco de desenvolver obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Além disso, a prática regular de exercícios ajuda na questão da pontualidade e da conclusão das tarefas e na concentração e na participação em sala de aula, o que se reflete na melhora das notas escolares.

Como é o seu dia a dia no trabalho? Quais cuidados você toma antes de iniciar um personal kids?

Pela manhã, dou aulas em duas escolas e, no período da tarde e da noite, desenvolvo o treino funcional para crianças e adolescentes no meu estúdio.

No ato da matrícula, o responsável pelo aluno preenche uma ficha que chamamos de anamnese. Por meio dessas informações, consigo ter uma noção do que posso dar nas aulas e, no decorrer do programa, realizo algumas avaliações para observar como o aluno está se desenvolvendo.

Entrevista, RDez 246, jun. 22, 3

Leonardo acompanha os alunos no treino funcional (Fortaleza, 2022)

Pode nos contar algum momento marcante da sua carreira?

Uma das partes mais gratificantes do meu trabalho é a relação de confiança que estabeleço com os alunos. Eu me divirto muito durante as aulas e o retorno afetivo é fantástico!

Num evento de Carnaval realizado na escola, um dos alunos chegou até mim um pouco cabisbaixo e me questionou por que os colegas estavam fantasiados e ele, não. Para tentar amenizar a tristeza dele, busquei nos outros setores da escola algo que pudesse auxiliá-lo. Então, encontrei um lençol e criei uma fantasia de múmia para ele. Seu semblante mudou no mesmo instante e ele curtiu a festa junto com os amigos da melhor forma possível!

Quais dicas você daria para os Estudantes que querem seguir a carreira de educador físico?

É uma área que você não para de estudar, pois exige conhecimento técnico. É fundamental também que goste de lidar com pessoas. E, claro, se esse for o seu sonho, deve persegui-lo até o fim.

Tem alguma frase do Mestre que gostaria de compartilhar?

Tem o trecho do poema Brasil, Seja Monarca do Mundo!: “Não faz mal que seja pouco / o que importa é que o avanço de hoje / seja maior que o de ontem / Que nossos passos de amanhã / sejam mais largos que os de hoje”.

Gostaria de falar mais alguma coisa que não perguntamos?

Bora se mexer, pessoal!

Compartilhar nas