marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Imagem edicao

Conteúdo

Matéria da DE-Herdeiro

A diversidade e o budismo

ABC do Budismo

Bons e maus amigos

Trending Topics

É hora do show!

Matéria da DE-Esperança

Todos nós somos capazes de vencer!

Matéria da DE-Futuro

Brasil, o país do futebol

Faróis da Esperança

O poder para realizar sonhos

Construindo um Futuro Brilhante Baseado no Juramento

Perseverança é outro nome para determinação inabalável

Matéria do mês

Consciência financeira

Passatempo

Passatempo

Trending Topics

É hora do show!

Dê um play no seu rock favorito e venha aprender um pouco mais sobre o Dia Mundial do Rock

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

14/06/2022

É hora do show!

O rock revolucionou a música e vem influenciando o comportamento, o estilo de vida, a moda e a linguagem de muitos jovens no decorrer dos anos.

Este mês, mais precisamente no dia 13, vamos comemorar este gênero musical.

A data foi escolhida em homenagem ao Live Aid, um festival histórico que aconteceu em 1985 para arrecadar doações para famílias carentes da Etiópia, na África. O evento foi transmitido para cerca de 1,5 bilhão de espectadores em mais de 100 países e contou com a presença de Madonna, U2, David Bowie, Rolling Stones, entre outras feras do rock mundial.

A apresentação do vocalista Freddie Mercury no Live Aid foi tão marcante que ela foi recriada na cinebiografia da banda Queen em Bohemian Rapsody.1

Por volta de 1987, dois anos após o Live Aid, a data começou a ser celebrada pelas rádios brasileiras. O interessante é que, mesmo chamado de Dia Mundial do Rock, ele é mais comemorado no Brasil.

Você sabia?
Você sabia?

A mão chifrada2 feita pelos roqueiros teve origem na Europa e na Ásia. Acreditava-se que ela poderia proteger e espantar o mau-olhado.

Quem popularizou o gesto foi Ronnie James Dio, vocalista da banda Black Sabbath, que aprendeu com sua avó, que era supersticiosa.

O mesmo sinal com o dedão para fora significa “eu te amo” na língua de sinais norte-americana. A expressão é representada pelas letras ILY, de I love you.

É do Brasil!

O Rock in Rio3 é realizado desde 1985 e reconhecido como um dos maiores festivais de música do planeta! O nome surgiu porque foi criado na cidade do Rio de Janeiro, mas foi realizado também em Portugal, Espanha e nos Estados Unidos.

O evento já contou com a presença de bandas como Queen, Guns N’ Roses, Foo Fighters, Red Hot Chili Peppers, entre outras.

Este ano, o Rock in Rio será realizado nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro no Rio de Janeiro. Alguns artistas e bandas já confirmaram a participação, como Iron Maiden, Post Malone, Måneskin, Coldplay e Dua Lipa.

Notas:

1. Classificação indicativa: 14 anos.

2. https://super.abril.com.br/mundo-estranho/ok-joinha-origens-15-sinais-fazemos-maos/. Acesso em: maio de 2022.

3. https://rockinrio.com/rio/pt-br/historia/. Acesso em: maio de 2022.

Compartilhar nas