marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Nota oficial

Nosso eterno mestre da vida

Presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, encerra sua nobre existência aos 95 anos, após delegar aos discípulos a sublime missão pelo kosen-rufu

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

01/12/2023

Nosso eterno mestre da vida

Daisaku Ikeda, presidente honorário da Soka Gakkai e presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), faleceu serenamente em sua residência em Shinjuku, Tóquio, em decorrência de causas naturais, na noite de 15 de novembro. Ele tinha 95 anos. O funeral foi realizado, no dia 17, com membros de sua família imediata.

A notícia que encheu de tristeza o coração de todos chegou na manhã do dia 18 de novembro. A data da divulgação oficial foi uma decisão da família, sensibilizada pelo fato de algumas celebrações estarem ocorrendo justamente nesse período, alusivas a esse dia, achando por bem aguardar até essa ocasião. “Acredito que meu pai estaria de acordo com essa decisão tomada”, diz o comunicado veiculado em vídeo, com a leitura feita por Hiromasa Ikeda, vice-presidente da SGI e filho do casal Ikeda. Previamente, o Mestre deixou escrita uma mensagem comemorativa do Dia da Soka Gakkai, a qual foi lida na 9ª Reunião Nacional de Líderes (RNL), tornando-se diretriz eterna para todos.

Viver pela missão

Daisaku Ikeda nasceu em 2 de janeiro. Desde a adolescência, ele teve a saúde frágil e, mais tarde, havia sido desenganado pelos médicos, ao afirmarem que ele não passaria dos 30 anos. Uma nobre missão provaria o contrário. Aos 19 anos, encontra seu mestre de vida, Josei Toda, e pouco tempo depois se converte ao budismo, revitalizando a prática desse ensinamento para todas as pessoas.

Superou a morte do seu mestre, sucedeu-o na presidência da organização aos 32 anos, e partiu para plantar a semente da esperança no exterior. Ele foi aclamado pelo mundo como o grandioso mestre do diálogo sem fronteiras, do incentivo e apoio aos que sofrem. Por 25 anos ininterruptos, escreveu sua obra máxima, Nova Revolução Humana, que retrata cenas de pessoas comuns que desbravaram e venceram as amarras do carma. Um guia para a vida diária. Ikeda sensei tinha 90 anos quando completou os trinta volumes da obra-prima de sua existência.

Ao comprovar a força da fé e de sua convicção de que manteria o juramento feito a Toda sensei, conseguiu prolongar a vida, não poupando um dia sequer para enviar incentivos aos membros. O reconhecimento de todos por sua dedicação se deu nas manifestações de pesar das comunidades Soka pelos 192 países e territórios nos quais a bandeira tricolor da Soka Gakkai é hasteada imponentemente.

Há mais de dez anos, conforme palavras da Sra. Kaneko transmitidas no recente pronunciamento do Sr. Hiromasa Ikeda, “Sensei expressou que ‘doravante assumiria a liderança pelo eterno futuro, conforme o princípio da imortalidade da vida ensinado pela Lei Mística’, e felizmente ele pôde transferir completamente o bastão espiritual, sentindo assim plena segurança e tranquilidade”.

Não há alegria maior que ter um mestre da vida. Essa relação se perpetua ao assumirmos, cada um, o grande ideal da paz mundial, o kosen-rufu, acalentado por Ikeda sensei. Com nossas próprias ações. Nada é capaz de separar mestre e discípulos, unidos pela eterna relação desde o infinito passado, unicidade que transcende tempo, espaço, vida e morte.

Nós, brasileiros, tivemos a chance de receber Ikeda sensei por quatro vezes em nossas terras. Em 1984, a penúltima, é inesquecível a cena do dia do ensaio geral do festival cultural quando ele surpreende a todos e entra no Ginásio do Ibirapuera para incentivar os participantes, num momento de perfeita sintonia. O refrão de Saudação a Sensei, canção que ancorou o sentimento dos membros, nunca deixará de bater forte no coração de cada um: “Muito obrigado, sensei!”. E agora, é também nossa convicta decisão: “Conte conosco, para sempre!”.

Pronunciamento do Sr. Hiromasa Ikeda, vice-presidente da Soka Gakkai Internacional

Gostaria de comunicar o falecimento de Ikeda sensei.

Às altas horas da noite do dia 15 de novembro, Ikeda sensei faleceu, serenamente, de causas naturais, em sua residência no bairro de Shinjuku, Japão, aos 95 anos.

Ontem, 17 de novembro, realizou-se o funeral familiar com o gongyo liderado pelo presidente Minoru Harada. E na manhã de hoje, 18 de novembro, foi feita a cerimônia de cremação, conduzida pelo diretor-geral Shigeo Hasegawa, oferecendo orações em memória e de despedida de sensei.

Minha mãe está muito bem de saúde e solicitou-me que transmitisse a todos as seguintes palavras:

“Meu marido, que desde a adolescência já diziam os médicos que talvez não vivesse até os 30 anos, pôde estender sua vida até aqui e cumprir a sua missão graças à prática da fé e aos ensinamentos e aprimoramentos de seu mestre, Josei Toda.

“Há mais de dez anos, ele expressou que ‘doravante assumiria a liderança pelo eterno futuro, conforme o princípio da imortalidade da vida ensinado pela Lei Mística’, e felizmente ele pôde transferir completamente o bastão espiritual, sentindo assim plena segurança e tranquilidade.

“Agradeço profundamente a todos os membros e companheiros que até hoje sustentaram a sua vida na abnegada luta conjunta pelo kosen-rufu”.

Essas foram as palavras da minha mãe.

Gostaria de esclarecer também que o falecimento não foi divulgado até hoje devido ao desejo da família de que as atividades comemorativas do aniversário de fundação da Soka Gakkai, em especial às do Colégio Soka, pudessem ser realizadas conforme programadas.

Acredito que meu pai estaria de acordo com essa decisão tomada.

Quero esclarecer ainda que os três poemas waka (japonês), alusivos ao aniversário de fundação, foram publicados no jornal Seikyo Shimbun de hoje (18 de novembro) por terem sido oferecidos previamente.1

Pronunciamento do Sr. Minoru Harada, presidente da Soka Gakkai

Recebi por intermédio do Sr. Hiromasa Ikeda, vice-presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), a repentina notícia do falecimento de Ikeda sensei, e não posso esconder minha surpresa e incontida tristeza.

Ao pensar e refletir sobre as palavras da Sra. Kaneko Ikeda, nas quais ela compartilha o profundo sentimento de Ikeda sensei nestes seus últimos anos de vida, só temos a manifestar nossas mais profundas e sinceras orações em memória do Mestre, que nos deixou de forma serena e tranquila.

Todos nós, que herdamos o bastão espiritual do kosen-rufu, vamos suplantar a tristeza e dar início à nova caminhada, fortalecendo nossa fé “dia após dia, mês após mês”.

Desde a sua conversão, por mais de 76 anos, Ikeda sensei dedicou-se integralmente a servir ao seu mestre, Josei Toda, e perseverou com abnegada devoção na grandiosa luta de jamais poupar a própria vida e oferecê-la em prol da propagação da Lei. Assim, Ikeda sensei desbravou os caminhos, criando os palcos do kosen-rufu em todo o mundo, assentando o sólido alicerce dos empreendimentos pela paz, cultura e educação.

Com base nesse alicerce, gravando no âmago de nossa vida os ensinamentos e as orientações legados por Ikeda sensei, vamos avançar diariamente, fortalecendo ainda mais a união indestrutível, rumo à concretização do kosen-rufu do Japão e do mundo, e pela prosperidade duradoura da Soka Gakkai por todas as gerações futuras.

Creio firmemente que este é o caminho do discípulo para saldar as imensuráveis dívidas de gratidão com o Mestre, Daisaku Ikeda, por tão longo período.

Como a cerimônia de despedida já foi feita pela família, então, cumprindo nosso sincero desejo, realizaremos oficialmente a cerimônia de falecimento pela Soka Gakkai, a primeira desde a morte do segundo presidente, Josei Toda, louvando assim todos os méritos de suprema contribuição ao kosen-rufu. A cerimônia está marcada para o próximo dia 23, e a participação será restrita aos membros.2

Em relação às demais pessoas da sociedade que possuem uma ligação com a Soka Gakkai, está prevista uma cerimônia para essas convidadas em data e local a ser comunicados posteriormente.3

Assim, encerro minhas palavras. Obrigado!

Nota oficial da BSGI

Estimados companheiros da BSGI,

Com grande pesar, recebemos nesta madrugada o comunicado oficial da SGI sobre o falecimento do nosso mestre, Daisaku Ikeda, aos seus 95 anos, de causas naturais. Manifestamos nossos mais sinceros sentimentos a todos os nobres companheiros. Compartilhamos o conteúdo da nota oficial recebida do Japão.

* * *
Comunicado à imprensa

Daisaku Ikeda, presidente honorário da Soka Gakkai e presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), faleceu de causas naturais em sua residência em Shinjuku, Tóquio, na noite de 15 de novembro. Ele tinha 95 anos. Um funeral foi realizado com membros de sua família imediata. Uma cerimônia de despedida será feita à parte cujos horário e data serão anunciados em breve.

Daisaku Ikeda nasceu em Tóquio, no dia 2 de janeiro de 1928. Ele assumiu como terceiro presidente da Soka Gakkai em 1960 e, ao longo de cerca de duas décadas em exercício, conduziu o movimento budista leigo a um crescimento dinâmico e a um expressivo desenvolvimento internacional. Daisaku Ikeda assumiu como presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI) em 1975 e como presidente honorário da Soka Gakkai em 1979. Deixa esposa, Kaneko, e filhos, Hiromasa e Takahiro.

* * *

Convidamos todos a oferecer orações em memória de Ikeda sensei e para sua eterna felicidade. Mais detalhes sobre as cerimônias serão comunicados oportunamente.

Respeitosamente,

BSGI

Notas:
1. Os poemas foram publicados no jornal Brasil Seikyo, ed. 2.647, 23 nov. 2023, p. 2.
2. A cerimônia citada no pronunciamento do presidente Harada se refere somente ao Japão. No Brasil, as cerimônias da organização estão sendo realizadas conforme direcionamento da BSGI.
3. Idem à nota 2.

Assista

Ao vídeo dos pronunciamentos do Sr. Hiromasa Ikeda e do presidente Minoru Harada pelo site:

Foto: Seikyo Press

Fonte: Brasil Seikyo, ed. 2.647, 23 nov. 2023, p. 4-5.

Compartilhar nas