RD
Matéria do mês
há um ano
Dê um up na sua energia!
Entenda a real importância da oração no dia a dia
Redação
03/06/2024

Quem já jogou videogame sabe o que é ter uma barra de vida ou de energia e que, para recarregá-la, é necessário adquirir algum item ou tomar alguma ação no jogo. Na vida, ocorre algo parecido: precisamos de energia vital para enfrentar os desafios do cotidiano e ela é adquirida por meio da recitação do Nam-myoho-renge-kyo.
No livro Juventude: Sonhos e Esperanças, o terceiro presidente da Soka Gakkai, Daisaku Ikeda, explica como isso funciona:
Quando recitamos o Nam-myoho-renge-kyo e focalizamos nossa atenção no Gohonzon, nossa vida e o Universo se unem como as engrenagens de uma máquina funcionando harmoniosamente com perfeita precisão, e passamos a seguir na direção da felicidade e da realização. (Juventude: Sonhos e Esperanças, v. 2, p. 137)
Assim, quando oramos, conectamos nossa vida com o Universo e as peças começam a se encaixar. A sabedoria surge e encontramos a solução para nossos problemas; criamos coragem para enfrentar as adversidades e realizamos nossa revolução humana com esperança e alegria. Além disso, acumulamos boa sorte que, no momento certo, se manifestará em forma de proteção.
Portanto, quando carregamos nossa energia vital por meio da prática da fé, ultrapassamos qualquer impasse e tomamos o rumo da felicidade e da esperança munidos de coragem.
Para entender melhor sobre como a oração funciona em nossa vida, assista ao vídeo:
Carregamento diário
Dependendo o jogo, o personagem necessita carregar a barra de vida várias vezes para seguir sua batalha. Da mesma forma, precisamos nos munir de energia diariamente para enfrentar os desafios, por isso a importância de orar todos os dias.
Sobre isso, Ikeda sensei afirmou:
A atitude de nos esforçarmos em realizar o gongyo todos os dias equivale ao que poderíamos chamar de exercício espiritual, que purifica a vida, coloca nosso “motor” em funcionamento e nos posiciona no curso correto a cada dia. Além disso, faz nosso corpo e nossa mente funcionarem tranquilamente, colocando-nos na sintonia do Universo. (Ibidem, v. 2, p. 141)
Ao nos esforçarmos um pouco todos os dias, redirecionamos a vida para o caminho correto. Mas lembre-se: precisamos fazer tudo de coração!
Essa prática não é uma obrigação, é um direito. O Gohonzon jamais irá obrigá-los a orar. A atitude de gratidão em poder orar ao Gohonzon é a essência da fé. Quanto mais se esforçarem na fé — realizando o gongyo e o daimoku —, maiores serão os benefícios. (Ibidem)
Sendo assim, vamos nos esforçar para orar todos os dias com gratidão e recarregar nossas energias para enfrentar as questões que surgirem.
Como Sucessores Ikeda 2030, temos a missão de levar o legado de Ikeda sensei para todas as pessoas e comprovar o poder do daimoku!
Confira no quiz o quanto você entendeu da matéria:
*Dicas RDez
Agora que já entendemos o poder do daimoku, que tal testá-lo?
Para conseguir ter uma prova real dos efeitos do Nam-myoho-renge-kyo, crie um diário para documentar como o daimoku ilumina sua vida. É bem simples: no celular ou num bloco de anotação, escreva a data e como estava se sentindo antes de orar. Depois, marque quanto de daimoku realizou e como está se sentindo após a recitação do Nam-myoho-renge-kyo.
Faça isso por pelo menos sete dias seguidos e então dê uma olhada nos resultados do caderno.

Dinâmica do copo
Para realizar, você vai precisar de:
- um copo transparente
- água
- um pouco de terra ou qualquer outra substância que consiga ser removida do copo com facilidade.
Passo a passo:
Encha completamente o copo com água e, em seguida, acrescente a terra e misture até a água ficar turva. Explique para os participantes que essa água suja é como uma vida cheia de problemas. Em seguida, despeje água limpa no copo até que a terra transborde e o líquido fique claro. Diga que a água limpa é como se fosse o daimoku, que vai limpando a vida da pessoa para conduzi-la ao caminho da esperança e da felicidade.
Compartilhe