marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Indica aí
há 2 dias

Para onde minhas escolhas podem me levar?

Descubra aprendizados valiosos para seu crescimento pessoal com esta obra de aventura e fantasia

Redação

25/07/2025

Para onde minhas escolhas podem me levar?
Percy Jackson e os Olimpianos

Classificação: a partir de 12 anos

A série publicada entre os anos 2005 e 2008, Percy Jackson e os Olimpianos, escrita por Rick Riordan, é uma obra de aventura e fantasia que retrata a mitologia grega no século 21.

Percy Jackson é um adolescente aparentemente comum que tem dislexia, déficit de atenção e já foi expulso de várias escolas. Mas, o que vira sua vida de cabeça para baixo é a descoberta de que, na verdade, ele é um semideus, ou seja, filho de um deus do Olimpo com uma mortal.

Após ser atacado por uma criatura mitológica, Percy é levado para o Acampamento Meio-Sangue, um lugar onde jovens como ele treinam para enfrentar os perigos do mundo. Lá, ele descobre que é filho de Poseidon, o deus do mar.

Quando o raio mestre de Zeus é roubado, Percy se torna o principal suspeito. Para provar sua inocência e evitar uma guerra entre os deuses, ele parte em uma missão pelos Estados Unidos com os amigos Grover (um sátiro) e Annabeth (filha de Atena). Ao longo da jornada, o trio enfrenta monstros mitológicos e armadilhas e faz descobertas surpreendentes sobre sua origem e seu destino.

Escolhas conscientes, consistentes e alinhadas com seus valores

No filme, Percy Jackson enfrenta seus sofrimentos e vence a si mesmo com coragem, sabedoria e compaixão. No Budismo Nichiren, aprendemos que essa postura é a de alguém que se tornou protagonista da própria vida.

A obra também nos mostra que boas qualidades e valores podem nos levar a caminhos vitoriosos: Percy demonstra empatia, compaixão e senso de justiça em vários momentos e essas características o levam a ser uma pessoa melhor e ter uma vida compatível com seus valores. Da mesma forma agiu nosso mestre Daisaku Ikeda:

Quando iniciava uma batalha em prol do kosen-rufu, o presidente Toda sempre dizia: ‘Daishonin lutou sua vida inteira. O Gosho diz que ‘budismo é vitória ou derrota’. Nossa única escolha é lutar. Daisaku, conto com você!’. Abraçando esse espírito do meu mestre como se fosse o meu, lutei e venci. Não tenho medo de nada.1

Ao ser convocado por seu mestre para se empenhar pelo kosen-rufu, o presidente Ikeda abraçou a missão da busca pela paz, pela dignidade humana e pela superação do sofrimento.

Mesmo diante de desafios, ele agiu de forma ativa, consciente, baseada no espírito herdado de seu mestre. Ao dizer "lutei e venci. Não tenho medo de nada", ele mostra que essa escolha consciente trouxe força interior, coragem e realização. Da mesma forma, nós, como Sucessores Ikeda, podemos manifestar coragem e consciência e entrar em ação. Essa é a essência de viver de forma coerente com o que se acredita.

Adaptação televisiva

A série de televisão Percy Jackson e os Olimpianos, inspirada nos livros de Rick Riordan, pode ser assistida no Disney+. A primeira temporada, baseada na obra O Ladrão de Raios, foi lançada em dezembro de 2023.

Participe também

Caso você tenha alguma indicação de filme, música, série, livro ou outra atividade cultural que traga mensagens positivas ou esteja relacionada ao budismo, fique à vontade para nos enviar por e-mail (rdez@brseikyo.com.br) ou pelo Instagram (@revista_rdez).

Nota:
1. https://www.brasilseikyo.com.br/home/terceira-civilizacao/edicao/567/artigo/a-escolha-certa/25140. Acesso em: jul. 2025.

Compartilhe