JUVENTUDE-SOKA
Artigo
há um mês
Como posso fazer a diferença no mundo?
A resposta está nas escolhas que você faz diariamente
Redação
25/06/2025

O desejo de fazer a diferença no mundo, geralmente, é associado a atos grandiosos, como descobrir a cura para uma doença ou inventar algo revolucionário capaz de, por exemplo, alterar a forma que vivemos. Quando não conseguimos realizar esses grandes atos, podemos nos sentir frustrados.
Uma pesquisa feita em 2023 pelo Sintonia com a Sociedade apurou que os sentimentos que mais cresceram entre os brasileiros foram o cansaço e a tristeza, ao mesmo tempo que estamos menos esperançosos e otimistas.1
Diante dessa realidade, você pode se perguntar: o que posso fazer para reverter esta situação? Esse questionamento é importante porque, para fazer a diferença no mundo, precisamos realizar escolhas cada vez melhores e mais conscientes, e isso só vai ocorrer quando nos sentirmos bem com nós mesmos, alinhados a um propósito de vida maior.
A mais importante das revoluções
No budismo, há o conceito de revolução humana. O presidente Ikeda é quem explica o significado:
“Revolução” significa “dar uma reviravolta”, uma repentina e profunda mudança. [...] ocorre quando ultrapassamos o ritmo normal de crescimento e embarcamos em uma rápida mudança para melhor. O processo da revolução humana é um aprimoramento firme e acentuado, que nos permite continuar nos desenvolvendo durante toda a vida e eternamente. Jamais chegaremos a um limite, a um beco sem saída em nossa jornada rumo ao autodesenvolvimento. E a fé é a engrenagem, a fonte de energia para nossa contínua revolução humana. (Juventude – Sonhos e Esperanças, v. 2, p. 208-209)
Diante de um mundo cheio de desafios, a verdadeira transformação começa dentro de cada um de nós. A revolução humana é um movimento profundo de crescimento pessoal, de superação dos próprios limites e do despertar para um ideal maior de empatia, solidariedade e coragem. É uma mudança que ocorre no coração. Parece algo grandioso e, por isso, distante de ser alcançado, mas basta um pequeno passo, uma mudança de atitude, um esforço diário em direção ao bem.
Como a revolução humana está relacionada ao autoaprimoramento e a mudanças positivas na vida, ela nunca acaba.
Pequenos gestos que geram grandes mudanças
Toda grande transformação começa em pequena escala. Quando atitudes do cotidiano são intencionais para gerar uma mudança positiva, como praticar a empatia, cuidar do meio ambiente, contribuir com a comunidade ou agir com honestidade, ter disciplina para cumprir com os seus compromissos, nos transformamos e inspiramos quem está ao nosso lado. Nossas escolhas diárias, se positivas, criam redes de influência que se expandem e geram um impacto coletivo. Por isso, a verdadeira mudança global começa com a nossa transformação diária. Esse é o primeiro passo para o kosen-rufu.
Kosen significa “declarar amplamente”. “Amplamente” implica bradar ao mundo, a um número cada vez maior de pessoas. “Declarar” significa proclamar ideais, princípios e filosofia. O caractere ru (fluxo) de rufu significa “uma corrente como a de um grande rio” e fu (tecido) é “espalhar-se, desenrolando-se como um rolo de tecido”. [...] Simplificando, kosen-rufu é o movimento para transmitir o caminho supremo que conduz à felicidade e o mais alto princípio da paz às pessoas de todas as classes e nações por meio da correta filosofia de Nichiren Daishonin. (Ibidem, p. 216)
Além disso, o Mestre afirma:
Kosen-rufu significa nos relacionarmos por meio do diálogo e da amizade sinceros e, juntos, nos esforçarmos para sermos pessoas melhores e mais felizes. Essa união de indivíduos que lutam em prol da felicidade de todos constitui o kosen-rufu. (Ibidem, p.220)
Fazer a diferença no mundo
Ao realizarmos a revolução humana, contribuímos para o avanço do kosen-rufu, pois espalhamos esperança, sabedoria e coragem por onde passamos. Não se trata de salvar o mundo de uma vez, mas de transformar nosso próprio mundo com ações conscientes e pacíficas e, com isso, inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo. Como disse Ikeda sensei, “o mais importante é nos tornarmos simplesmente o melhor ser humano”.
Fazer a diferença no mundo não é uma tarefa distante nem impossível. É uma escolha diária, um compromisso com a nossa evolução. Quando mudamos, o mundo ao nosso redor também muda.
Nota:
1. https://gente.globo.com/o-que-os-brasileiros-esperam-de-2024/. Acesso em: maio 2025.
Compartilhe