marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Artigo
há um mês

Eu sou Juventude Soka de ação!

No Dia Internacional da Juventude, entenda o papel transformador dos jovens na sociedade e no planeta

Redação

12/08/2025

Eu sou Juventude Soka de ação!

Em 12 de agosto, comemora-se o Dia Internacional da Juventude, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999 com o objetivo de chamar atenção aos desafios, às conquistas e ao potencial transformador dos jovens.

É um momento para reconhecer que eles são os protagonistas do presente e peças-chaves para o futuro do planeta, além de incentivar políticas públicas e ações para melhorar a condição de vida deles.

Daisaku Ikeda sempre depositou grande confiança na juventude. Para ele, desenvolver a individualidade e o potencial dos jovens com base em valores humanísticos é essencial para transformar a sociedade. Como ele disse:

É impreterível o surgimento de líderes verdadeiramente humanistas para o mundo, a humanidade, o kosen-rufu e a paz. O mundo inteiro clama por isso. Criar jovens líderes é minha maior alegria.1
O que é ser jovem?

Segundo o presidente Ikeda:

Ser jovem significa ter ardente esperança, enfrentar as dificuldades e os desafios e abrir um novo caminho com base na própria filosofia, paixão e luta. A essência da luta chamada juventude encontra-se em avançar prontamente pelo caminho escolhido, um passo de cada vez, à medida que vão delineando a pintura da vida.2

Ele reforçava que os jovens são a esperança do planeta: possuem coragem, criatividade e a energia necessárias para transformar desafios em oportunidades e inspirar mudanças profundas na sociedade. Cada jovem deve utilizar sua força, suas habilidades e sua sensibilidade para contribuir com a solução dos problemas atuais, mantendo viva a determinação de criar um mundo melhor para todos.

Qual é o papel dos jovens na sociedade?

Para Daisaku Ikeda, a verdadeira mudança começa no interior de cada pessoa e, a partir daí, se irradia para toda a sociedade. Atitudes diárias guiadas por empatia e coragem constroem um futuro melhor.

O ponto primordial é “o coração que preza uma única pessoa”. O que se exige hoje é um coração aberto e capaz de sentir as pessoas, seja de qual país for, como nossos amigos e vizinhos. [...] a mudança de uma única pessoa e as ações de cada uma delas acabarão influenciando enormemente o seu entorno e, por consequência, o mundo. Tenha a convicção de que “a ação corajosa de uma única pessoa propicia uma grandiosa mudança” e desafie com toda a força rumo a seus sonhos e ideais característicos de um jovem.3

Em tempos de mudanças rápidas, o papel que cada um desempenha na sociedade se torna mais relevante. Inspirados por pensamentos que valorizam a ação e o compromisso, é essencial refletir sobre o que realmente significa contribuir para o coletivo.

Gostaria de ver todos da DE-Herdeiro tornarem-se pessoas que apoiam a sociedade não apenas com palavras, mas com ações. Espero também que criem uma sociedade que acalente esse tipo de pessoa.4

A juventude é a força da mudança. Como lembra Daisaku Ikeda, a ação corajosa de uma única pessoa pode transformar o mundo. Que tal cada jovem usar sua energia e seu coração para criar a sociedade que deseja ver?

Notas:

  1. IKEDA, Daisaku. Juventude – Sonhos e Esperanças. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 1, p. 13, 2020.
  2. IKEDA, Daisaku. Que venha o que vier. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, p. 138.
  3. IKEDA, Daisaku. Seja a Esperança. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2024, p. 59.
  4. IKEDA, Daisaku. Juventude – Sonhos e Esperanças. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 1, p. 105, 2020.

Referência:

https://prefeitura.sp.gov.br/web/juventude/w/noticias/239308

Compartilhe