JUVENTUDE-SOKA
Artigo
há 20 dias
JS me ajuda: Como equilibrar as contas financeiras?
Redação
22/08/2025

Dinheiro é uma preocupação constante na vida das pessoas. Todos os dias tomamos decisões financeiras, desde pequenas compras até investimentos ou aquisição de bens de alto valor. Por isso, a educação financeira é fundamental para garantir o bem-estar das famílias no presente e no futuro, embora nem sempre receba a atenção necessária.
Na matéria passada , falamos sobre o que é educação financeira, como ela se aplica na vida e algumas dicas de como começar a se organizar. Desta vez, vamos aprender de maneira mais detalhada como montar um orçamento pessoal ou familiar para equilibrar as contas.
Para começar, liste tudo
O ponto de partida para colocar as finanças em ordem e, depois, manter o equilíbrio financeiro é elaborar um orçamento. Sem esse controle, fica difícil saber exatamente quanto gastamos e prever se o dinheiro será suficiente até o fim do mês. Para isso, é imprescindível registrar os valores recebidos e pagos ao longo do mês.
Utilize, por exemplo, uma tabela como a apresentada abaixo e anote todas as receitas e despesas, inclusive as de pequeno valor, pois, somadas, podem representar uma parcela significativa do seu orçamento.

O Mestre nos ensina:
[...] se o planejamento financeiro do cotidiano for conduzido de forma desregrada e o ritmo diário for descompassado, não conseguirá superar o rigor da realidade. Tudo é conforme o princípio "prática da fé é vida diária". Quero que deem importância a cada simples passo dado na vida e mantenham forte e rigorosa fé visando a estabilidade e o progresso no seu cotidiano.1
Análise do orçamento
Após registrar todas as receitas e despesas na tabela, compare o total gasto com o valor da sua renda:
- Se a renda for maior que as despesas:
O dinheiro que sobrar na sua conta bancária pode ser usado para adquirir, à vista ou com desconto, algo planejado ou para investir em aplicações que ofereçam rentabilidade, segurança e facilidade de resgate, como alguns fundos de investimento. - Se a renda for igual às despesas:
Mantenha os gastos sob controle para evitar estresse em caso de imprevistos. O passo seguinte é criar uma reserva de emergência. O ideal é destinar entre 5% e 10% da renda para essa finalidade ou o que for possível poupar neste momento. - Se a renda for menor que as despesas:
Reduza gastos imediatamente! Para isso, elimine supérfluos, como streaming, roupas que não precisa e algumas festas, e defina metas de economia. Se o orçamento for familiar, envolva todos nesse esforço, evitando desperdício de água, luz, alimentos e outros recursos, o que também contribui para a preservação ambiental. Caso haja dívidas com juros elevados, como cartão de crédito ou cheque especial, considere contratar um empréstimo com taxas menores para quitá-las o quanto antes.
Evite desperdícios
Cortar supérfluos é uma forma eficaz de economizar e direcionar o dinheiro para investimentos que vão fazer seu dinheiro render. Para te ajudar nisso, seguem algumas dicas da Cartilha de Educação Fincanceira:2
Moradia (aluguel, prestação, condomínio): Não destine mais de 30% da renda para essa despesa e acompanhe índices de reajuste para se preparar para possíveis aumentos.
Telefone e celular: Faça ligações em horários de tarifa reduzida, evite longas conversas e ligações para celular. Em caso de dificuldade para pagar a conta, negocie a alteração da data de vencimento.
Água: Feche a torneira ao escovar os dentes ou fazer a barba. Evite regar plantas em dias de chuva. Não demore no banho e reuse a água da máquina de lavar para lavar a calçada ou o quintal.
Gás: Acenda o fósforo antes de abrir o gás. Mantenha chamas azuladas para evitar desperdício (amarelas indicam problemas nos queimadores). Cozinhar em fogo baixo com a panela tampada também ajuda a economizar.
Energia elétrica: Adote hábitos de consumo consciente. Use aparelhos apenas pelo tempo necessário e opte por equipamentos com baixo consumo. Antes de adquiri-los, verifique o Selo Procel de Eficiência Energética.
Alimentação: Evite compras mensais grandes e aproveite as promoções semanais. Faça uma lista de compras para não comprar itens desnecessários. Compare preços entre produtos similares.
Academia e clube: Cancele inscrições não utilizadas. Opte por atividades físicas ao ar livre, como caminhadas.
Transporte e combustível: Dê preferência ao transporte público ou divida caronas. Na hora de abastecer o carro, evite combustíveis suspeitos de má qualidade.
Despesas eventuais: Mantenha conta em apenas um banco para reduzir tarifas e facilitar o controle financeiro. Use apenas um cartão de crédito para economizar com anuidades.
Conclusão
O orçamento, seja ele individual ou familiar, é essencial para manter as finanças equilibradas e evitar dívidas. Ele permite acompanhar receitas e despesas, identificar os excessos e ajustar os gastos. Após entender como fazer o orçamento e analisar os resultados, que tal compartilhar com seus familiares e amigos como se planejar melhor para tomar passos importantes na vida financeira?
Notas:
1. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 29, p. 157, 2021.
2. chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://previjuno.com/projetos-previjuno/2018/cartilha_educa%C3%A7%C3%A3o_financeira_2.pdf . Acesso em: ago. 2025.
Referência:
chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://previjuno.com/projetos-previjuno/2018/cartilha_educa%C3%A7%C3%A3o_financeira_2.pdf
Compartilhe