JUVENTUDE-SOKA
Artigo
há 2 meses
Ohana quer dizer família...
O que o filme Lilo & Stitch e a Família Soka presente em 192 países têm em comum? Descubra a conexão com a matéria da Juventude Soka!
Redação
18/06/2025

“... e família quer dizer nunca abandonar ou esquecer.” A afirmação faz parte do live action Lilo & Stitch (2025) e é também o fio condutor do enredo.
A palavra havaiana ohana simboliza a ideia de união familiar. Mas essa família não se limita aos laços sanguíneos, ela inclui amigos e companheiros improváveis, inclusive seres de outros planetas! O conceito ressalta valores como apoio mútuo, lealdade, união e pertencimento e que ninguém deve ser abandonado ou esquecido.
O filme, que tem a mesma premissa da animação lançada em 2002, traz Lilo, uma menina havaiana que, após perder os pais, vive com a irmã mais velha e enfrenta sentimentos de solidão e inadequação. Ao adotar Stitch, um experimento genético alienígena criado para a destruição que, assim como Lilo, também busca um lugar no mundo, eles enfrentam desafios que mostram que a verdadeira família pode ser construída de diversas formas.
Essa mensagem se torna ainda mais atual diante dos desafios contemporâneos. No Brasil, uma pesquisa da Koga (unidade de estudos de comportamentos da agência DOJO) de 2024 revelou que muita gente não se sente pertencente ao seu núcleo familiar ou de amigos. Isso indica que a presença física por si só não basta; é necessário conexão verdadeira e significativa.1
Diante desse cenário, muitas pessoas estão buscando as chamadas ligações intencionais: conexões baseadas na escolha consciente, na empatia e no desejo mútuo de partilhar experiências. Essas ligações podem surgir em grupos de causas sociais, religiosos, projetos comunitários ou atividades como artesanato, leitura e proteção animal. São vínculos que, assim como o ohana de Lilo e Stitch, nascem da aceitação e da vontade de construir algo significativo juntos.
Nesse contexto, podemos destacar o papel da Família Soka, um coletivo de pessoas que praticam o Budismo Nichiren com base nas orientações dos Três Mestres Soka. Mais do que um grupo religioso, a Família Soka é um espaço de acolhimento, solidariedade e autoconhecimento. Ela representa o ohana espiritual em que cada membro é valorizado e incentivado a revelar seu potencial ilimitado mesmo em meio às dificuldades.
O Dr. Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai, explica em poucas palavras o que é esta família Soka: "É chamada família Soka porque nela se encontra em todo lugar uma rede de seres humanos solidários e calorosos".2
Na Soka Gakkai, não importa a origem, a idade ou a história: todos são acolhidos como parte de uma família que acredita na dignidade da vida, na força do diálogo e no poder da transformação interior. Assim como Lilo e Stitch, os membros dessa grande família aprendem, na prática, que ninguém deve ser deixado para trás e que, juntos, podemos criar uma cultura de paz, respeito e empatia no mundo.
São realizados encontros, passeios, rolês, reuniões e atividades diversificadas que variam de acordo com o núcleo de jovens de cada localidade do Brasil.
A história de Lilo e Stitch, portanto, transcende o universo da animação infantil. Ela nos convida a refletir sobre como podemos formar laços mais profundos e humanos, seja com nossa família biológica, seja com as pessoas que escolhemos acolher e que também nos acolheram.
Notas:
1.https://queridosestranhos.com.br/?fbclid=PAQ0xDSwK_ri5leHRuA2FlbQIxMAABp5BYMyYM_r2jS6B4hg2BWFzhEgTWHegQtWankpcW4mWHArPEWCtJbQLDH5bf_aem_1k6XGRZzaVg6VbXYaSC3GA#/home. Acesso em: jun. 2025.
2. Brasil Seikyo, ed. 2.375, 10 jun. 2017, p. B2.
Foto: Divulgação Disney+
Compartilhe