marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Artigo
há 2 meses

Por que estudamos o budismo?

Redação

17/07/2025

Por que estudamos o budismo?

“Empenhe-se nos dois caminhos da prática e do estudo.”1 Essa frase resume um princípio essencial do Budismo Nichiren: o equilíbrio entre agir com fé (prática) e aprofundar a compreensão (estudo).

Assim como no ensino fundamental e médio, em que nos preparamos para o futuro por meio de conteúdos teóricos que podem nos ajudar a conseguir um bom emprego, ingressar em uma universidade ou desenvolver habilidades sociais, o estudo do budismo é essencial para aprofundar nossa prática, refletir sobre os princípios que seguimos e, o mais importante, conseguir lidar com as situações do dia a dia.

Com o estudo, podemos explorar as origens do budismo, seus princípios fundamentais, os Goshos (escritos de Nichiren Daishonin), além das obras dos três presidentes da Soka Gakkai. Por meio da leitura e do estudo, desenvolvemos a gratidão, despertamos sentimentos positivos e nos sentimos mais encorajados a agir.

O presidente Ikeda destacou a importância do estudo com as seguintes palavras:

A Soka Gakkai avança sempre com base no Gosho. Nos escritos de Nichiren Daishonin, encontramos a filosofia da vitória para desbravar a vida. Neles existe a mais sublime fonte de sabedoria e a força para despertar no interior da vida a coragem invencível.2

Ele acrescentou:

Quando lemos os escritos e recitamos daimoku, todos os ideogramas são absorvidos mais e mais pela sua jovem vida como a força do buda. Nos escritos de Daishonin, brilha a determinação de seguir o caminho da justiça até o fim. Eles estão repletos da convicção de que é possível superar sem falta qualquer tipo de dificuldade. E neles estão estabelecidos o caminho da felicidade absoluta na qual é possível sentir que viver, em si, é a própria alegria.3

Mais do que apenas compreender intelectualmente os ensinamentos, o estudo do budismo nos convida a internalizá-los profundamente e aplicá-los na vida diária, ou seja, comprová-los, como destacou o presidente Ikeda:

Mesmo uma única frase. Se abraçá-la com todo o coração, orarem com seriedade e empreenderem esforços consistentes, sem falta, conseguirão abrir os caminhos tanto para sua juventude como para sua vida.
Com isso, terão uma firme convicção: “Fazendo conforme está no Gosho, podemos vencer absolutamente tudo” ou “Essa prática da fé é realmente extraordinária!”. É isso que significa “gravar no coração” e “lê-lo com a própria vida”. Essa única frase será a sua fé. Ela se tornará o seu modo de viver.4
Conclusão

Voltando para a frase que iniciou este artigo, “Empenhe-se nos dois caminhos da prática e do estudo”, ela reforça que o verdadeiro desenvolvimento exige equilíbrio entre estudo e ação. A prática, que é realizada por meio do daimoku e da participação nas atividades, fortalece nossa vida interior e nos dá coragem para enfrentar os desafios do cotidiano. O estudo, por sua vez, aprofunda nossa convicção, amplia nossa sabedoria e nos permite compreender o espírito dos ensinamentos de Nichiren Daishonin.

Agora que entendemos a importância do estudo, partiu aplicar?

Venha fazer parte da Trilha Soka

Se você ficou interessado em estudar o budismo e aprofundar seus conhecimentos, que tal acessar a Trilha Soka? Trata-se de uma plataforma de estudo on-line que traduz a essência dos conteúdos humanistas baseados na filosofia do Budismo de Nichiren Daishonin. Para estudar os conteúdos, é só acessar o site, lembrando que o acesso é para todos os membros a partir de 14 anos.

Notas:

1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 405, 2020.

2. IKEDA, Daisaku. Vozes para um Futuro Brilhante. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2023, p. 284.

3. Ibidem, p. 285.

4. Ibidem p. 288.

Compartilhe