JUVENTUDE-SOKA
Artigo
há 2 meses
Que nota você se dá como protetor do meio ambiente?
Em tempos de crise climática e degradação ambiental, aproveite a Semana do Meio Ambiente para refletir sobre essa pergunta e responder com sinceridade
Redação
05/06/2025

Até 2030, cerca de 700 milhões1 de pessoas deverão se deslocar no planeta devido à escassez de água causada pelas mudanças climáticas. O dado é da Organização das Nações Unidas (ONU), que definiu o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Diante de cenários como esse, a Semana do Meio Ambiente, que acontece na primeira semana de junho e foi criada no Brasil em 1981, se torna um alerta para a ação coletiva e consciente. O principal objetivo é chamar a atenção da sociedade para a preservação dos recursos naturais.
A cada ano, testemunhamos os impactos crescentes da degradação ambiental: queimadas que destroem ecossistemas inteiros, enchentes que desabrigam milhares de pessoas, perda da biodiversidade e o aumento das emissões de gases do efeito estufa. Esses problemas, muitas vezes tratados como distantes, afetam diretamente a qualidade de vida da população, especialmente das mais vulneráveis, e facilitam a percepção da interdependência entre o ser humano e a natureza, como é explicado no comentário do Dr. Daisaku Ikeda:
A destruição da natureza é a destruição da humanidade. A natureza é nosso lar. Toda a vida deste planeta, incluindo a vida humana, originou-se do ambiente natural. [...] é indiscutível o fato de os humanos serem um produto da natureza. (Juventude — Sonhos e Esperanças, v. 1, p. 253)
Além da responsabilidade dos governos e das grandes empresas, o cuidado com o meio ambiente exige a participação ativa de todos. Repensar hábitos de consumo, reduzir o uso de plástico, economizar água e energia, apoiar políticas públicas ambientais e iniciativas sustentáveis são formas concretas de transformar o discurso em ações práticas.
Na Semana do Meio Ambiente, em diversas regiões do Brasil, escolas, esmpresas e ONGs mobilizam a sociedade para práticas mais sustentáveis. O Instituto Soka Amazônia é um deles. Fundado pelo presidente Ikeda, o instituto atua diretamente na preservação ambiental com ações de reflorestamento, educação ambiental e proteção da biodiversidade — mostrando que é possível agir agora por um futuro sustentável. Nesta semana tão significativa, participou da IV Conferência Estadal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizado no Bélem, Pará; e realizou uma Academia Ambiental Especial com estudantes da rede pública. Para saber mais informações, clique aqui.
Mas, e você, como tem contribuído para preservar o meio ambiente?
Cada ação, por menor que pareça, soma esforços rumo a um futuro mais equilibrado. Como disse Ikeda sensei, “somente por meio de ações altruísticas podemos tornar nossa vida mais significativa”.2
A Semana do Meio Ambiente é mais do que uma campanha: é um lembrete de que estamos todos interligados. Cuidar da natureza é cuidar de nós mesmos. Que essa semana não se resuma a um calendário, mas se estenda como atitude contínua em nossas escolhas diárias. Ikeda sensei chama todos a agir com consciência em prol do meio ambiente e do futuro:
Vocês devem agir. Vocês, que ainda guardam na memória a beleza e a maravilha da Terra, devem se manifestar. A luta para preservar o século 21, seu século, o século da vida, já começou. (Ibidem, p. 262)
Preservação e sustentabilidade
Pensando nesta semana do meio ambiente, separamos o checklist abaixo, extraído do site do Instituto Federal Catarinense e que serve como termômetro para você avaliar se é um protetor do meio ambiente ou se pode melhorar:
1. Você trata bem todos os animais: nenhum deles, silvestres ou domésticos, merecem maus-tratos.
2. Você separa o lixo e faz o descarte corretamente: a coleta seletiva acontece em casa, no trabalho, no colégio e na academia que frequenta.
3. Você joga lixo no lixo: você o leva com você até encontrar uma lixeira; procura dar o exemplo às demais pessoas.
4. Você reaproveita os materiais sempre que possível: o objetivo é diminuir o impacto no planeta.
5. Você consome com consciência: evita desperdício, especialmente de produtos que não podem ser reciclados.
6. Você evita poluição sonora e visual: barulho e excesso de propaganda também prejudicam a qualidade de vida.
7. Você cuida da água: fecha torneiras, arruma vazamentos, não usa mangueiras em excesso e reaproveita a água da chuva.
8. Você economiza energia: apaga as luzes, desliga os eletrodomésticos e fica de olho em tomadas sobrecarregadas.
9. Você cuida da sua saúde e da limpeza do ambiente: bem-estar e meio ambiente andam juntos.
Notas:
1. https://www.un.org/sg/en/content/sg/statement/2019-03-22/secretary-generals-message-world-water-day-scroll-down-for-french-version?utm_source=chatgpt.com. Acesso em: junho 2025.
2. IKEDA, Daisaku. Juventude — Sonhos e Esperanças. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v.1, p. 259, 2020.
Compartilhe