marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Artigo
há 6 dias

Respira, JS: um olhar de atenção e carinho à saúde mental

Quando tudo se torna excessivo, é preciso olhar para a saúde mental com carinho e atenção e, às vezes, pedir ajuda

Redação

05/09/2025

Respira, JS: um olhar de atenção e carinho à saúde mental

Você já se sentiu esgotado, triste ou desanimado? Às vezes, essa sensação é normal devido à correria e aos acontecimentos do dia a dia. No entanto, existe uma linha tênue entre o que é esperado (geralmente, tudo volta ao normal depois de alguns dias de descanso ou uma boa noite de sono) e o que pode ser um problema de saúde mental. Por isso, saber identificar os sintomas é essencial.

Sinais de alerta

De acordo com uma pesquisa do Datafolha de 2022, metade dos brasileiros com mais de 16 anos já passou ou conhece alguém na família que sofreu esgotamento extremo. Dados do Ministério da Previdência Social mostram que esse quadro vem crescendo, pois o Brasil registrou mais de 470 mil afastamentos no trabalho por transtornos mentais em 2024.

Esses números reforçam a importância de olharmos para nossa saúde mental com atenção. Quando sintomas, como ansiedade, tristeza e desânimo, começam a interferir na vida cotidiana, afetando os relacionamentos, o desempenho no trabalho ou os estudos, precisamos considerá-los como um sinal de alerta. Nesse caso, vale conversar com alguém de confiança ou procurar ajuda profissional. O apoio adequado nessas horas pode fazer toda a diferença no caminho para o bem-estar.

E lembre-se: buscar ajuda não é sinal de fraqueza. Muito pelo contrário, é uma atitude de imensa coragem, como afirma o presidente Daisaku Ikeda: “Antes demais nada, ouse dar o primeiro passo. Essa ação corajosa é a prova de sua juventude”.1

Recuar um passo para avançar três!

Haverá momentos em que será necessário fazer uma pausa para reestabelecer a saúde emocional. Não hesite em descansar. Nichiren Daishonin declarou: “Dizem que o rei leão avança três passos e recua um para concentrar toda a sua força e atacar”.2

O presidente Ikeda também orientou:

A jornada do kosen-rufu é longa e demorada. Não há nenhuma necessidade de se apressar. [...] Agora é o momento para reestabelecer a sua saúde. Em vez de se desgastar e agravar a doença, combata a enfermidade e crie uma nova e brilhante experiência em sua vida.3

Descansar quando for necessário não é um retrocesso, mas, sim, um avanço em direção ao futuro. Se encararmos a situação de uma perspectiva mais elevada, enfrentar desafios na saúde mental pode, na realidade, ser uma missão. O presidente Ikeda reforçou essa visão:

O fato de estar doente é muito preocupante. Porém, podemos dizer que chegou a hora de você empenhar-se verdadeiramente na prática da fé. É também uma oportunidade para estudar as questões da vida com base no budismo. Espero que considere seu problema como uma boa chance para fortalecer sua prática. Orarei pela sua recuperação e vitória.4

Caso você esteja atravessando um período ruim, permita-se fazer uma pausa, acolher suas emoções e buscar apoio. E persista na prática da fé, assim, poderá trilhar o caminho da transformação e da renovação interior.

Com calma, no seu tempo e com o coração voltado para um futuro mais leve e cheio de sentido, ficará mais fácil dar o próximo passo.

Técnica 5-4-3-2-1

Quando estiver se sentindo ansioso ou sobrecarregado, experimente esta técnica simples e eficaz de grounding (aterramento). Antes, porém, inspire e expire de forma lenta e profunda. Essa respiração consciente é de grande ajuda para estabilizar a mente e o corpo.

Agora, siga os passos:

5. Observe cinco coisas que estão ao seu redor. Pode ser uma caneta, uma mancha no teto ou qualquer outro objeto visível.

4. Toque em quatro coisas. Pode ser o tecido da roupa, o chão sob seus pés ou o cabelo.

3. Identifique três sons. Concentre-se nos ruídos próximos a você, mesmo que sejam sutis.

2. Perceba dois cheiros. Pode ser o aroma de um sabonete, de uma flor, de uma comida etc.

1. Reconheça pelo paladar um sabor. Pode ser café, hortelã, pão etc.

Essa técnica ajuda a tirar o foco da ansiedade e traz a mente de volta ao momento presente. É apenas uma entre muitas ferramentas que você pode usar para cultivar o autocuidado e a tranquilidade.

Notas:
1. IKEDA, Daisaku. Seja a Esperança. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, p. 43, 2024.
2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 431, 2020.
3. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 4, p. 171, 2018.
4. Ibidem, v. 8, p. 99, 2019.

Compartilhe