BM
Notícias
há 6 dias
Educadores Humanistas Soka do Grande ABC realizam encontro
Redação
02/12/2025

“Avançar com coragem, alegria e espírito de proteção, expandindo o círculo da educação humanística onde quer que cada um esteja” foi o objetivo do primeiro encontro dos Educadores Humanistas Soka do Polo Sub. Grande ABC, realizado em 30 de novembro. O evento reuniu 68 membros e dois convidados para um inspirador diálogo sobre educação humanística.
Durante a terceira visita de Ikeda sensei ao Brasil, foi fundado o Departamento Educacional da BSGI, que em 11 de fevereiro de 2000 passou a se chamar Coordenadoria Educacional (CEduc). Desde então, a CEduc vem difundindo a proposta da educação humanística em todo o país, levando coragem e esperança às pessoas.
O tema “Protagonistas da Educação Soka que abrem o caminho rumo ao futuro” foi abordado pelas professoras Meire Alves e Eliana Eiko, que destacaram a educação como pilar fundamental, tendo como objetivo a felicidade do aluno para que se torne um grande valor para si e para a sociedade. Como exemplo, compartilharam a história de uma professora que transformou a vida de uma criança por meio do acolhimento, mostrando que pequenas atitudes podem gerar grandes transformações.
A retrospectiva da Academia Magia da Leitura (AML) da Sub. Grande ABC trouxe relatos, oferecimentos e fotos das atividades. Kauê Douglas da Silva, jovem participante da AML de São Bernardo, presente desde os primeiros encontros em 2018, contou que a Academia o ajudou a se expressar, apresentar trabalhos na escola, atuar como shikai [apresentador] e falar em público. Hoje, após anos de participação, reconhece essa transformação e agradece à equipe e aos companheiros, mostrando que a leitura é uma poderosa ferramenta de mudança pessoal e coletiva.
Solange Assanome, coordenadora da CEduc da Coordenadoria da Grande São Paulo (CGSP), refletiu sobre a missão do educador Soka, reforçando que “ A educação é o grande caminho que assegura o humanismo do passado para o futuro”.
Hideo Morishita, consultor da CGSP, parabenizou todos e lembrou que, no Japão, as únicas pessoas diante das quais o imperador se curva são os educadores. Ele ressaltou a expansão da Educação Soka no mundo e a importância da dedicação dos professores brasileiros.
Ardísia Farias, coordenadora da CEduc da BSGI, aprofundou-se na missão dos educadores, mencionando orientações do presidente Ikeda e a mensagem do Sr. Harada,1 que afirmou: “Os protagonistas que abrem o caminho da educação para o futuro são os verdadeiros humanos”. Ardísia destacou a importância da coragem diária, da prática da fé e da reflexão humanista no ambiente escolar e familiar.
Clarice Miyagawa, responsável da CEduc do Polo Grande ABC, encerrou a reunião agradecendo a equipe e concluiu com as palavras de Tsunesaburo Makiguchi: “A vida das crianças é o mais sublime e insubstituível tesouro”2.
Professores convidados participam pela primeira vez
Nova estrutura
O encontro apresentou a nova estrutura da Coordenadoria Educacional do Polo Sub. Grande ABC:
Responsável: Clarice Miyagawa
Vice-responsável: Meire Alves dos Santos Hiratsuka
Secretária: Elsa Kubota Imamura
Apoio: Massaiti Assanome, Eliana Sueko Miyasato, Jair Josei Kobayashi, Ricardo Shimogaito, Vinicius Diniz Belato Rinaldi e Antonia Lopes Olivatti.
Saiba mais
Em 6 de junho de 2025, aniversário de 154 anos de Tsunesaburo Makiguchi, educador e primeiro presidente da Soka Gakkai, o Seikyo Shimbun iniciou a publicação de uma série especial sobre as práticas da Educação Soka no Brasil. Na primeira parte, a Escola Estadual Eça de Queiroz, em Diadema (SP), localizada na Sub. Grande ABC, foi destaque. Clique aqui e leia.
Clique aqui e leia a mensagem do presidente Harada para os 40 anos da Coordenadoria Educacional da BSGI, celebrados em 2024.
Notas:
1. Brasil Seikyo, ed. 2.669, 26 out. 2024, p. 11.
2. IKEDA, Daisaku. Aos Educadores. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2023. p. 22.
Colaboração: Grupo Arco-íris
Compartilhe