marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Humanismo/sociedade

E se você pudesse mudar o mundo?

O desejo e a força para tornar este lugar melhor está na mente e nas ações dos que têm profundo senso de justiça

ícone de compartilhamento

REDAÇÃO

24/02/2021

E se você pudesse mudar o mundo?

Desde as épocas mais remotas, é anseio das pessoas comuns conquistar uma sociedade próspera, justa e feliz. Por outro lado, muitas vezes, são elas mesmas que frequentemente estão diante de um cenário nada promissor, num ambiente inseguro e sem esperança. Embora a tendência que permeie seu coração seja um misto de impotência e pessimismo, há quem persevere. E como numa reforma social, é nessa determinação que reside o caminho para a vitória de si e de todos ao redor.

O poeta do povo, Walt Whitman, disse: “Quanto maiores forem as provações, maiores serão as vitórias. Avance! Avance! Avance sem recuar!” (Brasil Seikyo, ed.1.940, 24 maio 2008, p. A2).

Avançar é uma premissa no budismo. E isso significa romper a inércia e encontrar meios para ser um agente positivo no local onde se encontra.

Uma jovem brasileira desenvolveu um filtro de água que utiliza apenas a luz solar para funcionar. Hoje, o projeto fornece água potável para centenas de famílias que vivem em regiões semiáridas, o que gerou grande transformação na localidade.

Assim como aconteceu com a protagonista dessa história, a mudança social se dá pela iniciativa de pessoas que prezam pela vida das demais. Suas atitudes, por sua vez, fazem cada qual refletir sobre o próprio papel neste contexto, gerando uma onda de novas transformações positivas; é uma reação em cadeia iniciada por alguém de forte determinação.

O presidente Ikeda comenta: “Em qualquer época, são os indivíduos de indomável convicção, coragem e paixão que têm superado o que parecia impossível para colocar em andamento as forças da mudança histórica” (Terceira Civilização, ed. 417, maio 2007, p. 7).

O desejo e a força para mudar o mundo para melhor está na mente e nas ações dos quem têm profundo senso de justiça. Estão sempre a postos para vencer um novo desafio e criar, com isso, uma autêntica história. Para eles, sempre há algo a ser feito e sempre haverá a chance de manifestar a compaixão inerente capaz de beneficiar os outros e impactar a sociedade.

Compartilhar nas