BS
Notícias
há 6 meses
Por mais encontros ideais
Líderes da BSGI reúnem-se para renovado avanço e selam compromisso pela paz
Redação | Grupo Arco-íris
21/08/2025

Presidente Miguel Shiratori encoraja público da 14a RNL. Foto BS
Emoção não faltou na 14ª Reunião Nacional de Líderes (RNL) no último sábado, 16. No Auditório da Paz, do Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda, em São Paulo, SP, marcou presença um público vibrante de cerca de 750 pessoas. A atividade foi acompanhada por todo o país em cerca de 27 mil visualizações pela internet.
O foco da atividade foi celebrar os 78 anos do “encontro ideal” do presidente Ikeda com seu mestre da vida, segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, em 14 de agosto de 1947.
E também para comemorar o aniversário de fundação da Divisão Sênior cujos integrantes são os pilares de ouro, com uma programação que trouxe vídeo comemorativo e relatos de vitória e de comprovação da luta conjunta com líderes representantes da CGRE, CGERJ e CGESP.
O presidente da BSGI, Miguel Shiratori, apresentou em seus incentivos pontos de reflexão sobre a prática da fé e para a atuação como líderes da organização.
“A vitória é de todos”
Ao subir ao palco para direcionamentos, o responsável pela Divisão Sênior da BSGI, Ricardo Miyamoto, enfatizou ser agosto um mês de profundo significado, “pois remonta ao ponto primordial do kosen-rufu: a relação de mestre e discípulo”. Relembrou bastidores do encontro ideal de mestre e discípulo ocorrido há 78 anos e que deu início a uma jornada de coragem e grandes realizações pelo bem da humanidade. Destacou trechos de um poema dedicado pelo jovem Ikeda a Josei Toda no dia 14 de agosto de 1947. Ele tinha apenas 19 anos e nenhum conhecimento do budismo, mas, no verso final do poema, trouxe a expressão “Sou eu quem surge da terra”, princípio elucidado no budismo. A trajetória do jovem Ikeda fez história, transformando o mundo. “Hoje é dia de voltarmos ao ponto primordial, de cada um se levantar com a disposição de ‘Onde existir alguém sofrendo, sou eu quem surge para incentivar’”.
O avanço da BSGI é resultado dessa relação de mestre e discípulo mantida pelos membros e suas lideranças, em união, “base fundamental de todas as vitórias que conquistamos até hoje”, frisou Miyamoto. Ele apresentou os últimos números de evolução na assinatura de periódicos, no Kofu e na integração de novos membros, tendo como principal motivação a Liga Monarca, competição humanística que entra em sua quarta etapa, numa fase importante na qual todos podem vencer (leia matéria nesta edição).
“Não é a nossa vitória ser a derrota do outro, mas vencermos juntos. É para ver quem faz mais pelo outro. É quem se supera para poder apoiar o outro”, exemplificou Miyamoto. “A vitória de hoje ilumina o ontem. Eu me levanto mais uma vez aqui. Essa coragem e disposição são o que define a verdadeira vitória”, encorajou ele.
Miyamoto compartilhou episódios recebidos de líderes nos quais relatam as conquistas na expansão do incentivo. Leu em conjunto com os participantes o poema do jovem Ikeda e, ao término, conclamou a todos: “Vamos construir uma BSGI invencível, tal qual uma grande árvore. Etapa por etapa, estamos crescendo para nos tornar fortes e inabaláveis. E que Ikeda sensei possa ouvir que a BSGI, a grande árvore que ele sempre buscou, está aqui no Brasil, terra natal dos seus sonhos. Podemos contar com todos?”. Um vibrante Hai! (“Sim!”, no idioma japonês) ecoou por todo o auditório.
“Vamos edificar o castelo da esperança”
Ao referir-se ao encontro ideal de mestre e discípulo ocorrido há 78 anos, o presidente da BSGI, Miguel Shiratori, disse que, no curto espaço de menos de um século, houve uma grande transformação do mundo por meio da expansão do budismo, a partir desse encontro. Destacou as qualidades essenciais para bons líderes: força e capacidade de ação. Também, fortaleceu o valor que Toda sensei conferia às mulheres, incentivando-as sempre.
Ilusão ou iluminação
“A fé é um processo ininterrupto de desafiar a nós próprios.” Ao mencionar essa frase constante de uma orientação de Ikeda sensei no qual ele trata de como as pessoas se tornam fortes com uma simples mudança de postura,1 o presidente Shiratori falou sobre o ponto mais significativo da oração que recitamos diariamente. “É para nos iluminar”, direcionou Shiratori, reforçando ser nossa vida uma constante batalha entre ilusão e iluminação. “A oração do Nam-myoho-renge-kyo, quando parte do âmago da vida, alcança o núcleo absoluto no subconsciente, então o estado de buda se manifesta”, enfatizou.
Somos a sociedade
Shiratori reforçou a união e atuação das lideranças da organização de base — bloco, comunidade e distrito — para edificar uma sociedade na qual as pessoas sejam felizes. A respeito dessa função social que cumpre a missão da Soka Gakkai, ele declarou: “A organização é uma célula ativa em prol do povo. É exatamente isso que nós estamos consolidando aqui no Brasil, seguindo as diretrizes e orientações de Ikeda sensei. Nós podemos afirmar que ‘Enfim, conseguimos!’ quando o bloco se tornar uma fonte inesgotável de felicidade — uma fonte inesgotável de pessoas valorosas — em que os líderes estarão plenamente habilitados a conduzir as pessoas à felicidade”. Em seu direcionamento, envolveu assim os seis mil blocos que integram a BSGI nesse movimento de contínua expansão para o desenvolvimento da paz no país.
O presidente Shiratori enalteceu o significado do dia 24 de agosto, que inspira confiança, elevadas expectativas e dedicação dos membros da Divisão Sênior, os quais enfrentam desafios pensando na felicidade dos familiares, suportando dificuldades com integridade e buscando soluções. Todos se esforçam para fortalecer a base da organização, consolidando-a como uma estrutura sólida para a felicidade coletiva, afirmou.
E não há tempo a perder. Às portas de 2030, centenário da Soka Gakkai, o avanço é de “Cinquenta anos em cinco”. “Temos de acelerar o processo. Para tanto, devemos nos tornar valores humanos de primeira linha e, com isso, criar valores. Um castelo de valores humanos!”, disse. E reforçou ser a missão do nosso movimento formar uma legião de pessoas dedicadas à transformação da sociedade, pois toda ação positiva reverbera e gera mudanças duradouras.
São as pessoas!
“Um líder deve se aprimorar abraçando o mestre no coração”, afirmou o presidente Shiratori, ponderando que um simples incentivo, uma visita, um alento, que podemos levar às pessoas, carregam uma grandiosa força, pois atinge os demais integrantes de seu relacionamento. Ao final, Shiratori bradou:
“Somos os genuínos discípulos de Ikeda sensei que nos deixou esse legado da paz; e essa paz começa onde a gente vive. É o movimento que se consolida no nosso bloco, na nossa comunidade e no nosso distrito. Então, façamos o melhor! Vamos coroar com total vitória a Liga Monarca em cada distrito e juntos celebrar em outubro os 65 anos da BSGI!”
Nota: 1. Brasil Seikyo, ed. 2.284, 31 jul. 2015, p. A3.
Agora é comigo!
“‘Realizar a melhor atividade, a mais aconchegante, transmitindo incentivos do fundo do coração, e fazer as pessoas se sentirem acolhidas.’ Essa é a minha decisão de todos os dias. Desde pequena, estou na Soka Gakkai, e o Mestre me proporcionou ser o que sou hoje: uma jovem atuante na sociedade. E isso tem a ver com meu encontro ideal com Ikeda sensei. Hoje foi algo muito marcante.”
Maria Eduarda dos Passos Oliveira, responsável pela Juventude Soka, RM Litoral Sul, CGSP
***
“O impacto do meu encontro com o Mestre foi muito grande, pois consegui direcionar meus filhos para a prática; então isso na minha vida foi importante mesmo. E esse encontro com o Mestre faz toda a diferença na minha vida, porque aplico esse humanismo na sociedade, no meu trabalho e também interajo no bairro onde moro. Muita gratidão por essa maravilhosa atividade!”
Jefferson Maximiano, responsável pela comunidade, RM Vila Jacuí, CGESP
Assista
Ao vídeo comemorativo dos 78 anos do “Encontro Ideal”
Na atividade, foram apresentadas inovações na Trilha Soka, ampliando o acesso aos ensinamentos do Budismo Nichiren. Clique aqui .
Compartilhe
