marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Conexão Juventude Soka
há 16 dias

Viva com radiante disposição

Redação

05/02/2026

Viva com radiante disposição

No dia a dia, vivemos cercados por referências de sucesso a um clique de distância e é fácil acreditar que a nossa felicidade depende da próxima compra, da viagem perfeita ou da promo-ção no trabalho. Assim, reforçamos os pensamento de que “quando isso acontecer, minha vida dará certo”, e criamos uma lista de condições futuras para sermos felizes.

Essa busca constante caracteriza o que chamamos de felicidade relativa, quando nos condicionamos a viver por fatores externos ou sob uma percepção distorcida de realidade, em que tudo sempre dará certo e não teremos de enfrentar desafios.

Todos os seres humanos precisam suprir suas necessidades e deveriam ter uma vida confortável, porém, quando satisfazer desejos se torna o único propósito, ficam vulneráveis e inseguros, pois fatores positivos são transitórios e podem mudar a qualquer instante.

Em contrapartida, a felicidade absoluta não depende das circunstâncias nem de outras pessoas. É um estado de espírito em que sentimos satisfação e alegria em tudo o que vivemos, mesmo diante das adversidades, e exercitamos a criatividade e a benevolência para construir o futuro que queremos.

Com essa disposição, é possível desfrutar todos os momentos da nossa vida, compartilhando-os com os outros e inspirando as pessoas ao redor a fazer o mesmo, como orienta o presidente Ikeda:

Não se pode encontrar a verdadeira felicidade na busca egoísta da felicidade apenas para si. Só podemos alcançar nossa felicidade por meio da prática inspirada pelo desejo de levar felicidade às outras pessoas, e esta é a razão pela qual essa ação constitui também o caminho mais sábio a ser seguido por nós.¹

Nota:

1. IKEDA, Daisaku. Sabedoria para Criar a Felicidade e a Paz — Parte 2: Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2022. p. 117.

Contagiar corações

Confira a história da carioca Karen Gabriela Bomfim, que relata sua percepção de felicidade.

karla

“Felicidade para mim é um sentimento nobre evidenciado pelo coração. Sempre quando nosso coração sorri, manifestamos a felicidade e contagiamos quem estiver ao nosso redor. Baseados na prática do daimoku e do gongyo e participando das atividades da Gakkai, renovamos nossa energia vital e conseguimos converter tudo em felicidade, mesmo passando por problemas difíceis. Com o coração inspirado e fortalecido, nós nos mantemos proativos e alegres.

Dessa maneira, consigo sorrir diante de qualquer situação e manifestar a felicidade em todos os momentos da vida, como ao encontrar os amigos, tocar meu saxofone, dar um grande abraço na minha mãe ou exercer minha profissão como engenheira ambiental e sanitarista.

Ao evidenciarmos esse sentimento, contagiamos o coração das demais pessoas e ajudamos a transformar a realidade em que vivemos.”

Caminho da Felicidade

Como membros da Juventude Soka, temos a boa sorte de obter diretrizes e ensinamentos que nos guiam nos momentos de dificuldades. Eis algumas dicas e sugestões com base nos seis pilares apresentados por Ikeda sensei para desenvolver a felicidade.¹ Exercite esses aspectos pessoais no dia a dia e realize sua revolução humana de forma leve e constante.

Início

1. Escolha um pilar por dia e pergunte-se:

Como apliquei este pilar hoje?

Como percebi que isso afetou as pessoas à minha volta?

2. Registre suas percepções e aprendizados.

3. No último dia, reflita sobre qual pilar te impactou mais

Pilar 1

CULTIVE O SENSO DE REALIZAÇÃO

Em uma rotina de prazos apertados ou provas rigorosas, é difícil percebermos nosso progresso no longo prazo, o que pode gerar frustração. Por isso, reconhecer e celebrar pequenas conquistas do dia a dia, como terminar um livro difícil da faculdade ou entregar um relatório dentro do prazo, nos ajudam a perceber nosso desenvolvimento diário.

Pilar 2

PRATIQUE UMA PROFUNDA FILOSOFIA

Ter valores claros baseados na prática do budismo nos auxilia a entender momentos difíceis e a criar estratégias para solucioná-los. Direcionar nossas orações em prol do kosen-rufu logo no gongyo da manhã nos ajuda a conduzir as ações durante o dia, visando criar uma realidade harmoniosa.

Pilar 3

FORTALEÇA SUA CONVICÇÃO

A pressão por resultados pode abalar nossa autoconfiança. Mantenha a certeza de que suas ações são a causa para construir as bases para o futuro, mesmo que os resultados demorem a aparecer.

Pilar 4

VIVA COM ALEGRIA E ENTUSIAMO

Adotar uma atitude de entusiasmo não significa ser ingênuo, mas conduzir tudo para uma direção positiva. O entusiasmo evita que o cansaço acumulado do dia se transforme em desânimo e inspira esperança para nós e para os outros. Ouça sua playlist favorita ou aprecie uma boa leitura. E lembre-se de que um sorriso ou um cumprimento gentil podem mudar a vida das pessoas.

Pilar 5

DESENVOLVA A CORAGEM

Para conciliar múltiplas responsabilidades e superar desafios, é necessário coragem. Admita quando não souber algo e peça ajuda quando precisar. Além de fortalecer os laços com os outros, reconhecer e respeitar seus limites é um ato de bravura.

Pilar 6

PRATIQUE A TOLERÂNCIA

A convivência com diferentes pessoas exige flexibilidade. Pessoas de mente aberta usam a criatividade para encontrar soluções que beneficiem a todos.

O presidente Ikeda comenta:

As seis condições que acabei de mencionar estão essencialmente contidas numa única palavra: “fé”. Uma vida baseada na fé é uma vida de insuperável felicidade. Nichiren Daishonin declarou:

“Nam-myoho-renge-kyo é a maior das alegrias”.² Desejo que todos saboreiem a verdade dessas palavras profundamente em sua vida e, pondo-as em prática, demostrem maravilhosas comprovações.3

Dicas de leitura

Livro Sabedoria para Criar a Felicidade e a Paz — Parte 1: A Felicidade. Para mais informações, clique aqui

Notas: 1. Brasil Seikyo, ed. 2.699, 24 jan. 2026, p. 4. / 2. The Record of the Orally Transmitted Teachings [Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente]. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, p. 212. / 3. Brasil Seikyo, ed. 2.699, 24 jan. 2026, p. 4.

Foto: Arquivo pessoal
Ilustração: Getty Images

Compartilhe

Copy to clipboard