marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Indica aí
há 3 dias

Como a animação Encanto se relaciona com a Torre de Tesouro?

Redação

25/08/2025

Como a animação Encanto se relaciona com a Torre de Tesouro?
Encanto (2021)

Classificação: Livre

Na Colômbia, a família Madrigal vive em uma casa mágica localizada em uma vila encantada. Cada membro da família tem um dom extraordinário, como superforça, controle do clima ou capacidade de cura, exceto Mirabel.

Mas, quando a magia que sustenta a casa e os poderes começam a enfraquecer, Mirabel é a única que pode salvá-los. Ao buscar respostas, ela descobre alguns segredos e encontra sua força interior. A animação aborda temas como autoaceitação, família e dignidade da vida.

Dom do bodisatva da terra

No Gosho A Torre de Tesouro, Nichiren Daishonin ensina que dentro da vida de cada ser humano existe um estado de vida supremo: a própria condição de vida do Buda, o potencial de iluminação.

A torre se manifesta quando uma pessoa recita Nam-myoho-renge-kyo com fé, enfrenta os desafios com coragem e avança sem desistir de si mesma, mesmo em meio às adversidades.

Quando assumimos a responsabilidade de transformar nossa vida e levar esperança aos outros, colocamos em prática o juramento dos bodisatvas da terra, que juraram propagar a compaixão e a dignidade da vida enquanto ultrapassam os obstáculos.

No filme Encanto, embora Mirabel não possua um dom visível como seus familiares, ela é a única que desperta para a missão de curar as feridas invisíveis. Sua verdadeira força está na empatia, na humanidade e na coragem para acolher, unir e transformar. Na visão budista, ela representa um bodisatva da terra, alguém que revela a Torre de Tesouro na própria vida e desperta o melhor nas pessoas.

O presidente Daisaku Ikeda explanou sobre o Gosho: “Despertar para nosso verdadeiro eu original é o tema do escrito A Torre de Tesouro que Nichiren Daishonin redigiu para o discípulo Abutsu-bo”.1 A protagonista Mirabel representa essa pessoa que despertou para o seu potencial e conseguiu cumprir sua missão. O Mestre afirmou:

Ninguém é mais nobre ou perspicaz que as pessoas comuns. A época está claramente se movendo em direção a uma era do povo. No entanto, a tendência negativa de considerar o povo como mero meio para um fim e pisotear a humanidade e a dignidade das pessoas ainda persiste. É justamente por isso que, ao nos encontrarmos nesta encruzilhada, cultivar indivíduos com convicção inabalável é extremamente vital.2

Mirabel revela que o maior valor não está nos dons extraordinários, mas na força interior que cada pessoa possui para transformar a realidade e proteger quem ama.

Nichiren Daishonin declarou que a vida de todas as pessoas é a Torre de Tesouro, “independentemente de serem ilustres ou humildes, de classe social alta ou baixa”.3

Agora que você entendeu a relação do escrito com o desenho, que tal assisti-lo e colocar em prática o que aprendeu?

Participe também

Caso você tenha alguma indicação de filme, música, série, livro ou outra atividade cultural que traga mensagens positivas ou esteja relacionada ao budismo, fique à vontade para nos enviar por e-mail (rdez@brseikyo.com.br) ou pelo Instagram (@revista_rdez).

Notas:
1. Terceira Civilização, ed. 544, dez. 2013, p. 44.
2. Ibidem.
3. Ibidem.

Referências:
https://www.brasilseikyo.com.br/home/bs-digital/edicao/2009/artigo/sobre-a-torre-de-tesouro/30724
https://www.brasilseikyo.com.br/home/bs-digital/edicao/2009/artigo/como-edificar-a-torre-de-tesouro/9401

Compartilhe