RD
Indica aí
há 16 horas
Olhar fixo no futuro
Venha se inspirar com a dica do livro e as palavras do presidente Ikeda
Redação
26/11/2025

O menino no espelho
Classificação: a partir de 7 anos
O livro O Menino no Espelho, de Fernando Sabino, retrata as aventuras e travessuras do autor quando tinha oito anos e vivia em Belo Horizonte (MG). A obra apresenta as fantasias e imaginações do menino Fernando, que conversa com galinhas, se torna invisível, fala com Tarzan e até visita o Sítio do Pica-Pau Amarelo.
A narrativa é composta por contos que exploram o olhar criativo e lúdico da infância e os poderes mágicos que o menino ganha após encontrar um misterioso espelho. Cada capítulo conta uma história própria, por isso, o livro pode ser lido sem seguir uma sequência.
Aproveitar a infância e aprender bastante
Em O Menino no Espelho, Fernando Sabino retrata a infância como um tempo de descobertas, imaginação e encantamento, uma fase em que o olhar para o mundo é puro e cheio de curiosidade.
O presidente Ikeda ensina que:
Os olhos das crianças estão sempre fixos no futuro, porque o porvir é cheio de possibilidades. [...] O presidente Toda costumava dizer que é perfeitamente natural os jovens sonharem alto. 1
Essa visão nos lembra que a infância é uma das épocas mais bonitas da vida justamente porque carrega o brilho da esperança e o impulso de sonhar.
Ikeda sensei também afirmou:
No fim das contas, são as crianças que determinam o próprio futuro. [...] Para assegurar que as crianças sejam conduzidas na direção correta, é preciso manter abertos os canais do diálogo.2
Em outro incentivo, o presidente Ikeda declarou:
Juventude é sinônimo de ilimitada potencialidade. É a fonte inesgotável de ardente paixão que faz crescer infinitamente as asas da esperança e o forte espírito de ascensão. Sua força é um tesouro imensurável da humanidade.3
Aproveitar a infância, portanto, é preservar a capacidade de sonhar, imaginar e construir o futuro com liberdade e diálogo. É viver o presente com alegria, mantendo acesa a chama da curiosidade e do afeto, valores que, mesmo na vida adulta, tornam a existência mais leve e humana.
Participe também
Caso você tenha alguma indicação de filme, música, série, livro ou outra atividade cultural que traga mensagens positivas ou esteja relacionada ao budismo, fique à vontade para nos enviar por e-mail (rdez@brseikyo.com.br) ou pelo Instagram (@revista_rdez).
Notas:
1. Terceira Civilização, ed. 484, dez. 2008, p. 24.
2. Ibidem.
3. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 9, p. 69, 2019.
Compartilhe
