RD
ABC do Budismo
há 16 horas
Um único instante é decisivo!
Vamos entender o tema do mês com o escrito de Nichiren Daishonin
Redação
26/11/2025

Nome do escrito: Resposta a Yasaburo
Data em que foi escrito: No quarto dia do oitavo mês do terceiro ano de Kenji [1277]
Quem recebeu a carta: Saito Yasaburo
Trecho do escrito:
E não dependa dos demais. Simplesmente decida-se. Observe o que tem acontecido no mundo este ano, como se fosse um espelho. O senhor sobreviveu até hoje, quando muitos perderam a vida, para poder enfrentar esta situação. É aqui que cruzará o Rio Uji; é aqui que atravessará o Seta. Isso é o que irá determinar se conquistará a honra ou desonrará seu nome. É a isto que se refere a afirmação de que é raro nascer como ser humano e difícil crer no Sutra do Lótus. (CEND, v. II, p. 89)
***
A história por trás
Nichiren Daishonin estava no Monte Minobu e tinha 55 anos quando escreveu essa carta para Yasaburo. Nessa época, muitos de seus discípulos estavam sendo perseguidos.
Pouco se sabe sobre Yasaburo, exceto que era um dos discípulos leigos de Daishonin. Ele foi, por algum motivo, escalado para iniciar um debate religioso com um sacerdote da escola Terra Pura e procurou Daishonin para pedir conselhos sobre o que dizer e como se comportar no debate.
Determinar a vitória
Yasaburo estava enfrentando grandes desafios. Em momentos assim, é fácil deixar que o medo e os pensamentos negativos nos atrapalhem. Por isso, o primeiro passo é superar nossa função negativa interior. Depois, devemos enfrentar o desafio com coragem e vontade de vencer.
Nesse trecho da carta, Nichiren Daishonin fala sobre a travessia dos Rios Uji e Seta. No passado, essas regiões foram palco de batalhas importantes e determinavam a vitória ou a derrota no confronto.
Da mesma forma, em nossa vida, há momentos cruciais que definem se vamos vencer ou não nossas próprias batalhas.
Para alcançar a vitória nesses momentos, o presidente Ikeda orientou:
Em termos da nossa prática, portanto, gostaria de enfatizar que “nesse momento” [niji] existe somente quando oramos ao Gohonzon e manifestamos determinação e consciência da nossa missão pelo kosen-rufu. Precisamos determinar, orar e agir. Se assim não o fizermos, nosso ambiente em nada mudará. Mesmo que decorram cinco ou dez anos, “esse momento” jamais chegará. Somente nossa sincera determinação pelo kosen-rufu cria o tempo. Esse momento é quando nos colocamos em ação, quando nos levantamos com energia e por vontade própria. Esse momento é quando reunimos forte fé e adentramos no grande palco do kosen-rufu.1
Portanto, não vamos deixar este instante decisivo passar!
Por meio da decisão, oração e ação, vamos determinar nossa vitória!
Nota:
1. IKEDA, Daisaku. Sutra do Lótus: Preleção dos Capítulos “Meios Apropriados” e “A Extensão da Vida”. Editora Brasil Seikyo: São Paulo, 2025, p. 27.
Compartilhe
