marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Editorial
há 3 anos

Importante legado para você!

Redação

02/05/2023

Importante legado para você!

Há 78 anos, em 7 de maio de 1945, foi assinado por representantes da força expedicionária aliada o Instrumento de Rendição Alemã — documento que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa. No entanto, o Japão, que se aliou à Alemanha durante a guerra, resistiu à rendição com a Batalha de Okinawa. A capitulação japonesa ocorreu somente com os ataques nucleares sobre as cidades de Hiroshima e de Nagasaki, acontecimento que ceifou a vida de milhares de civis japoneses, deixando o país devastado.

Esse foi o cenário visto por Josei Toda ao ser libertado da prisão, em 3 de julho de 1945. Encarceramento imposto pelas autoridades militaristas japonesas, diante dos esforços de Toda sensei e do seu mestre, Tsunesaburo Makiguchi, em prol do respeito à diversidade religiosa e da paz. Ao sair do cárcere, a condição de saúde de Josei Toda era extremamente frágil. Apesar disso, em seu âmago pulsava a convicção de extirpar em definitivo as garras da maldade ocultas no coração das pessoas, principais causadoras das barbáries humanas.

Em vista dessa determinação e das consequências inaceitáveis das guerras, Toda sensei lançou sua Declaração pela Abolição das Armas Nucleares, em setembro de 1957. Seu intento era delegar aos jovens a missão de erradicar o mal e a injustiça que ameaçavam a vida no planeta. Ikeda sensei era um dos jovens presentes na ocasião, e ele fez do brado do seu mestre a razão fundamental de sua luta pela paz. Certa vez, ele refletiu:

Desde aquele dia com a instrução do meu mestre em mente em todos os momentos, participei de diálogos com líderes e pensadores de vários países, incluindo Estados que possuíam armas nucleares. Além disso, pelas minhas propostas de paz anuais e por outras vias, ofereci sugestões concretas para abrir o caminho para a proibição e abolição das armas nucleares — sempre com as palavras e os ensinamentos de Toda sensei reverberando forte e profundamente no meu coração.1

Assim, o presidente Ikeda estabeleceu em seu íntimo a determinação de concretizar, ao longo da vida, o legado do seu mestre. E, no decurso dos anos, desde 26 de janeiro de 1983 — data de aniversário da Soka Gakkai Internacional (SGI), fundada em 1975 —, impelido pelas diretrizes deixadas por Toda sensei, ele envia suas propostas de paz à Organização das Nações Unidas (ONU). No documento, Ikeda sensei analisa as questões mais prementes enfrentadas pela humanidade, e apresenta soluções concretas para esses desafios.

Exclusivamente em 2023, diante da atual guerra travada na Ucrânia há mais de um ano, com efeitos crescentes em escala global, nosso mestre elaborou uma proposta emergencial para essa crise e a questão das armas nucleares, publicada no Seikyo Shimbun. Nela, o presidente Ikeda solicita veementemente o mais breve cessar-fogo do conflito. Leia a íntegra do documento no Especial desta edição, além de um conteúdo especialmente preparado para celebrar os quarenta anos da primeira Proposta de Paz e as quarenta publicações dessa importante obra de Ikeda sensei.

Tal como nosso mestre assumiu para si a concretização das diretrizes pela paz deixadas pelo presidente Josei Toda, desejamos que a leitura das páginas da Terceira Civilização de maio possa suscitar em você a decisão de materializar, à sua maneira, este importante legado de Ikeda sensei — a Proposta de Paz.

Excelente leitura!

Redação

Ilustração: Getty Images

Notas:

1. Brasil Seikyo, ed. 2.392, 21 out. 2017, p. B2.

Compartilhe

Copy to clipboard