marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logo
marcar-conteudomarcar-conteudo
icon-search

Nossa Filosofia

Base filosófica: humanismo Soka

O ponto central do pensamento e das ações do Dr. Daisaku Ikeda é o respeito máximo à dignidade da vida de cada pessoa, valor que ele vê como peça-chave para o estabelecimento da paz duradoura e da felicidade humana. Ao longo de anos de estudo, realizações e experiências vividas em diversos países e contextos sociais, o Dr. Ikeda defende que a paz mundial depende, em última análise, da transformação interior de cada indivíduo.

Nesta jornada, que se estende por mais de setenta anos, o fundador tem se dedicado à expansão do humanismo Soka, filosofia que enxerga o indivíduo como parte indivisível do universo e digno do mais elevado respeito. Para ele, o humanismo se resume ao “comportamento como ser humano”, visto que as ações sinceras de um único indivíduo são capazes de propagar ondas de felicidade e de paz a todos à sua volta.

Partilhar dessa visão humanística significa promover ativamente uma sociedade empenhada na edificação da paz a partir da postura e das ações que evidenciam o melhor de cada um no dia a dia, ao mesmo tempo que inspira os outros a fazerem o mesmo.

Soka Gakkai Internacional

O humanismo também é a base filosófica da Soka Gakkai Internacional (SGI), organização fundada pelo Dr. Daisaku Ikeda em 1975 e cujo propósito é promover a paz, a cultura e a educação em âmbito global com base no respeito máximo à dignidade da vida de cada pessoa, sem exceção, empoderando-a rumo a uma mudança social positiva.

Jovens de 66 países reúnem-se em convenção da SGI (Japão, mar. 2018). Crédito: Seikyo Press

A Carta da SGI expressa o compromisso da organização em promover o espírito humanístico e a cidadania global a fim de contribuir ativamente para o estabelecimento de um mundo pacífico. Em 1983, a SGI foi registrada como organização não governamental (ONG) em status consultivo no Conselho Econômico e Social (Ecosoc).

Oficialmente, a SGI também está registrada no Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), no Departamento de Informações Públicas das Nações Unidas (Undpi), na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e na Federação Mundial das Associações das Nações Unidas (Wfuna). Atualmente, a SGI está presente em mais de 190 países e territórios devido aos esforços dos membros da SGI e do Dr. Ikeda em realizar diversas ações que expandiram a presença da organização ao longo dos anos.

Atualmente, a instituição promove atividades de conscientização
em cinco principais áreas:

Paz e desarmamento nuclear
Educação para a sustentabilidade e ação pelo climaEducação para a sustentabilidade e ação pelo clima
Educação em direitos humanosEducação em direitos humanos
Auxílio humanitário e redução de riscos de desastreAuxílio humanitário e redução de riscos de desastre
Igualdade de gênero e empoderamento feminino.Igualdade de gênero e empoderamento feminino.

O escopo dessas atividades inclui exposições, simpósios, diálogos inter-religiosos, eventos culturais e apoio a iniciativas da Organização das Nações Unidas, além do envio anual de Propostas de Paz por Daisaku Ikeda à ONU desde 1983. Durante a pandemia da Covid-19, atividades foram realizadas no formato on-line visando a segurança dos envolvidos.

SGI no Brasil

Abertura da exposição “Sementes da Mudança – A Carta da Terra e o Potencial Humano” na Universidade de São Paulo (ago. 2014).

Abertura da exposição “Sementes da Mudança – A Carta da Terra e o Potencial Humano” na Universidade de São Paulo (ago. 2014). Crédito:Editora Brasil Seikyo

  • Valorização de cada vida em prol da construção de uma cultura de paz
  • O objetivo primordial da Associação Brasil SGI (BSGI), entidade que representa a organização não governamental Soka Gakkai Internacional (SGI) no Brasil, é valorizar cada vida e proporcionar o desenvolvimento das pessoas visando a construção de uma cultura de paz nos âmbitos local e global.

  • Promoção de eventos e discussões nas áreas da educação e da cultura
  • Com base nessa missão, a BSGI vem promovendo exposições, intercâmbios com universidades e museus e outras atividades nas áreas da educação e da cultura.