marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Incentivo do líder

Meu encontro ideal

download do ícone
ícone de compartilhamento

Silvana Vicente

22/08/2024

Meu encontro ideal

Queridos companheiros da BSGI! O mês de agosto carrega muitos significados, dentre os quais a conversão de Ikeda sensei e o aniversário da Divisão Sênior. Sou tomada pela lembrança do meu saudoso pai, Sr. Abelardo, que, com primor e grande alegria, costumava relatar a famosa passagem do romance Nova Revolução Humana, escrito por Daisaku Ikeda, em que o jovem Shin’ichi Yamamoto [pseudônimo do autor na obra] se encontra com Josei Toda pela primeira vez.

Lembro-me do quanto ele, emocionado, enaltecia o sentimento do jovem Shin’ichi que buscava um sentido para a vida após sofrer os horrores da guerra:

Como todo jovem, perguntava a mim mesmo qual era a razão de todo aquele infortúnio. Procurava uma bússola que me direcionasse a uma vida de esperança. Confiei nas palavras de um amigo que me convidara para participar de uma reunião sobre “filosofia de vida”. Foi no dia 14 de agosto de 1947, era uma noite tranquila. Eu tinha 19 anos. Era a primeira vez que ouvia a voz de Josei Toda.1

Recordo-me, como se fosse hoje, do Sr. Abelardo, com os olhos brilhantes, declamando o poema que o jovem Yamamoto ofereceu a Josei Toda: 

Ó viajante!
De onde vens?
E para onde irás?
A lua desce no caos da madrugada,
mas vou andando
antes de o Sol nascer.
à procura de luz.2

Sem dúvida, esse encontro ideal decidiu o rumo da história e, dez dias após, o jovem Shin’ichi se convertia ao Budismo Nichiren, iniciando essa grande trajetória em prol da paz ao lado do seu mestre, Josei Toda.

Era com esse mesmo sentimento de “Sou eu quem surge da terra” que meu amado pai participava das atividades da BSGI. Junto com seus companheiros, ele sentia orgulho de compartilhar o legado da revolução humana de Ikeda sensei com nossa família. Em memória da sincera luta do meu pai e de todos os veteranos falecidos, parabenizo os membros da Divisão Sênior, os quais conduzem sua família nesta órbita do kosen-rufu, pelo aniversário de fundação da divisão.

Recentemente, também vivenciei meu encontro ideal com o Mestre, mais uma vez. Foi no dia 27 de julho, em Manaus, durante as celebrações dos dez anos do Instituto Soka Amazônia. Naquela região, diante do Encontro das Águas (dos rios Negro e Solimões), senti em meu coração a presença de Ikeda sensei. Ele, que tanto sonhou visitar a Amazônia, estava ali nos abraçando com um forte sentimento. 

Foi naquele exato local que Ikeda sensei objetivou que se estabelecesse o trabalho de consciência da preservação da vida por meio da educação ambiental. Mais que isso, ele desejou que a partir dali se construísse uma caudalosa correnteza da paz mundial, tal como o majestoso rio Amazonas, como deixou registrado no poema A Longa e Distante Correnteza do Amazonas

(...) Sejam imponentes como o Amazonas!
e construam o grande rio do eterno kosen-rufu
como o Amazonas, que nunca
conheceu a interrupção.3

Tenho a certeza de que o encontro ideal se dá no momento e no local em que cada um de nós assume o legado de esperança, coragem e fé, caminhando junto com o Mestre. Por esse motivo, espero sinceramente que todos os companheiros da BSGI possam reconfirmar e selar, neste mês de agosto, “seu encontro ideal” com o Mestre.

Um abraço fraternal!

Notas:
1. Brasil Seikyo, ed. 2.288, 22 ago. 2015, p. A1.
2. IKEDA, Daisaku. Emergindo da Terra. Revolução Humana. v. 2. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2022. p. 206.
3. Terceira Civilização, ed. 505, set. 2010, p. 20.

Compartilhar nas