marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Tributo e renovação

Participantes da cerimônia em memória dos pais no Palácio Memorial da Paz Eterna preenchem o coração de esperança

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

22/08/2024

Tributo e renovação

O Palácio Memorial da Paz Eterna está situado no Centro Cultural Campestre (CCCamp), em Itapevi, SP. É um local idealizado por Ikeda sensei para louvar a trajetória de vida abnegada dos membros da BSGI e familiares. No último dia 11 deste mês, sediou uma emocionante cerimônia em memória dos pais, reunindo participantes presenciais e os que se conectaram ao vivo pelo YouTube. 

Após as orações e o oferecimento de incenso, seguiram-se palavras de encorajamento. O coordenador da Divisão Sênior (DS) da BSGI, Ricardo Miyamoto, afirmou ser esse um dia para refletir sobre a grandiosidade do valor da existência paterna cujas ações e palavras influenciam o dia a dia de todos. “Eles vivem em cada decisão que tomamos, em cada conselho e em cada valor que carregamos no coração”, ressaltou Miyamoto, externando elevada gratidão também aos pais que encerraram sua existência. Disse ser a gratidão um sentimento valioso, pois, “ao reconhecermos o esforço e a dedicação dos nossos pais, honramos também suas memórias e fortalecemos esses laços que temos com eles, eternamente, tal como nosso mestre sempre ensinou.” Ele incentivou a todos a fazer uma reflexão sobre a importância de viver cada momento, de valorizar cada encontro e de agradecer sempre.

Tributo

Membros oferecem incenso com sincero sentimento

O presidente da BSGI, Miguel Shiratori, parabenizou a todos pela homenagem que juntos realizavam, falando sobre a força da oração. Citou um incentivo de Ikeda sensei dizendo que Nichiren Daishonin defende ser o Nam-myoho-renge-kyo o melhor e o mais elevado oferecimento que podemos fazer aos falecidos, porque “tem o poder de ajudar todas as pessoas a atingir o estado de buda, pelas três existências”. Ele ofereceu o seguinte encorajamento do Mestre:

Os laços de vida a vida cultivados na presente existência não são cortados ou extintos com a morte. Embora sejam invisíveis, como as ondas de rádio, esses laços duram eternamente. Com esta profunda convicção, embora a tristeza da perda possa demorar, não haverá sensação de solidão. 
Os membros da família do falecido, em especial, ganharão a coragem e a energia para viver ao máximo não só por si, mas pelos que faleceram — esforçando-se não como meros “sobreviventes”, mas como “sucessores” que compartilham e dão continuidade às aspirações do falecido.1

Shiratori frisou ser, portanto, a condição da felicidade dos familiares a oração mais efetiva de felicidade e repouso daqueles que faleceram.

Por fim, os participantes foram brindados com apresentação da Camerata Ikeda, da Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda (OFBHI).

Notas:
1. Terceira Civilização, ed. 572, abr. 2016, p. 42.

No topo: Presidente Miguel Shiratori encoraja os participantes, após o oferecimento de orações em memória dos falecidos.

Fotos: Brasil Seikyo

Compartilhar nas