BS
Notícias
há 2 meses
Instituto Soka Amazônia em ação ambiental
Em parceria com Iphan, mutirão recolhe mais de dez toneladas de resíduos do rio Negro
Redação
11/12/2025

Com aspecto radiante de missão cumprida, voluntários agem em defesa do meio ambiente, recolhendo quantidade significativa de resíduos na praia em frente ao Instituto Soka Amazônia. Fotos: Instituto Soka Amazônia
Um chamado à reflexão e à ação sobre os riscos ambientais causados pela atitude humana na natureza, a exemplo da forma como são destinados os resíduos. No dia 5 de dezembro, data que marca o Dia Internacional do Voluntariado, uma mobilização conjunta marcou a terceira edição do mutirão de limpeza 2025, em Manaus, AM, fruto da união de forças entre o Instituto Soka Amazônia e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A iniciativa atraiu cerca de duzentos voluntários que, ao final do dia, retiraram mais de dez toneladas de resíduos, incluindo vidros, plásticos, pneus, madeira, resíduos orgânicos, metal e papel às margens do rio Negro, na praia em frente ao Instituto Soka Amazônia. “É dia de pôr a mão na massa, de pensar no amanhã e de convidar nossos parceiros para outras e outras reflexões do que podemos fazer pelo planeta, por meio do processo da educação transformadora”, enfatizou o diretor ambiental do Instituto Soka Amazônia, João Carlos Júnior.
Durante o evento, 28 instituições parceiras se uniram para fazer a diferença. Com a participação de tantos, foi possível coletar uma quantidade significativa de resíduos, mostrando que a união transforma ações em resultados positivos.
Histórico
Desde 1985, o dia 5 de dezembro marca o Dia Internacional do Voluntariado, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para incentivar ações voluntárias e destacar seu papel essencial no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Além disso, em 24 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Rio.
Saiba mais
Conheça o Instituto Soka Amazônia e as formas de engajamento para fortalecer a união em defesa da vida no planeta. Clique aqui.
Compartilhe
