marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
ABC do Budismo

A vida dos Três Mestres – parte 2

Conheça a história de Josei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai

download do ícone
ícone de compartilhamento

Divisão dos Estudantes

01/03/2024

A vida dos Três Mestres – parte 2

No mês de fevereiro, conhecemos algumas curiosidades sobre a vida do primeiro presidente da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi. Este mês, veremos a jornada de seu discípulo e segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda.

Ele nasceu no dia 11 de fevereiro de 1900, na província de Ishikawa, no Japão. Assim como seu mestre, seguiu a carreira de professor.

Ao mudar-se para Tóquio, conheceu Makiguchi sensei, que já atuava como diretor em uma escola do ensino fundamental. O jovem Toda simpatizou-se com as ideias de Makiguchi e passou a apoiá-lo em tudo.

Josei Toda se converteu ao budismo em 1928, junto com seu mestre. Eles criaram a Soka Kyoiku Gakkai (predecessora da Soka Gakkai) e atuaram embasados na filosofia do Budismo de Nichiren Daishonin. Em 6 de julho de 1943, por não aceitarem o ensinamento religioso imposto pelo governo japonês, foram presos injustamente.

Apenas em 3 de julho de 1945, Josei Toda foi libertado da prisão e se levantou como um leão para concretizar os sonhos de Makiguchi sensei.

A vida dos Três Mestres – parte 2

Josei Toda e Daisaku Ikeda assistem ao evento dos jovens (Japão, set. 1957). Foto: Seikyo Press

Veja abaixo algumas curiosidades sobre Toda sensei retiradas da coleção Revolução Humana:

  • Ele era um ótimo professor. Ao entrar na sala de aula, cumprimentava a todos com um sorriso. Em suas aulas, utilizava fatos do cotidiano e diversos raciocínios até que as crianças entendessem os conceitos matemáticos com naturalidade. Esse processo era interessante e não forçava ninguém. Assim, os alunos sentiam prazer em estudar.1
  • Mesmo com a qualificação de professor, Josei Toda buscou um maior crescimento, que o fez partir para Tóquio e iniciar o curso ginasial noturno. Foi nessa época que começou a estudar inglês. Sempre que se deparava com uma dúvida em qualquer matéria, ele buscava esclarecê-la com outros estudantes ou perguntava ao professor ao término da aula.2
  • Antes de se encontrar com Makiguchi e mesmo após segui-lo como Mestre da vida, Josei Toda utilizava o nome Jogai (fora do castelo) como pseudônimo com a decisão de proteger seu mestre lutando como um guerreiro oculto no lado de fora do castelo. Após o falecimento do Mestre, ele alterou seu nome para Josei (sagrado castelo) consciente de que ele era o único discípulo que se levantou e herdou o ideal de Makiguchi.3
  • Josei Toda era um pai acolhedor e disciplinar. Enquanto esteve aprisionado injustamente [durante a Segunda Guerra Mundial], ele incentivou seu filho Kyoichi, que precisou se deslocar devido aos intensos ataques aéreos, com uma carta. Nela, eles firmaram a decisão de realizar cem vezes daimoku para unir os corações.4
“Eliminar a miséria da face da Terra”

Esse foi o brado de Josei Toda ao assumir como segundo presidente da Soka Gakkai. Seu maior desejo era que a sociedade japonesa se reerguesse após a destruição causada pela guerra. Foi com esse sentimento que ele reconstruiu a organização.

O período era bastante desafiador, mesmo assim, Toda sensei realizou visitas e reuniões de palestras em várias localidades do Japão e fundou as divisões Feminina (DF), Feminina de Jovens (DFJ) e Masculina de Jovens (DMJ), todas em 1951.

Em 8 de setembro de 1957, Josei Toda proferiu um discurso para mais de 50 mil pessoas no Estádio de Mitsuzawa, em Yokohama. Em suas palavras, enfatizou a necessidade do povo, especialmente os jovens, de assumir o desafio de transformar as garras da maldade.

Falando em jovens, outra data importante na história da Soka Gakkai é o dia 16 de março de 1958, Dia do Kosen-rufu, que ficou marcado com a transmissão do bastão da concretização do kosen-rufu de Josei Toda para os discípulos.

Toda sensei encerrou sua nobre existência aos 58 anos, no dia 2 de abril de 1958, em Tóquio, e seu fiel discípulo Daisaku Ikeda foi quem herdou seu sentimento de “eliminar a miséria da face da Terra” e propagar a luz do Budismo Nichiren pela paz em todo o mundo.

No próximo mês, vamos conhecer um pouco mais sobre a vida e as histórias do presidente Ikeda, nosso eterno mestre.

Notas:
1. IKEDA, Daisaku. Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 1, p. 37-38, 2022.
2. Ibidem, p. 67-68.
3. Ibidem, p. 115-116.
4. Ibidem, p. 46-47.

Compartilhar nas