RD
Indica aí
há 22 dias
Here comes the sun
Redação
13/10/2025

A música Here Comes the Sun, dos Beatles, foi lançada em 1969 e composta por George Harrison, guitarrista da banda. A canção celebra a chegada do sol como símbolo de renovação, leveza e esperança e o encerramento de tempos difíceis.
Na letra, “o longo inverno frio e solitário” aparece como metáfora dos períodos complicados e duradouros. Já os versos como “the smiles returning to the faces” (os sorrisos voltando aos rostos) e “I feel that ice is slowly melting” (sinto que o gelo está derretendo aos poucos) transmitem a sensação de superação e a volta da alegria.
O inverno nunca falha em se tornar primavera
Essa frase do Gosho expressa um dos princípios centrais do Budismo de Nichiren Daishonin: nenhuma dificuldade é eterna, tudo muda.
Assim como as estações do ano seguem seu curso natural, os momentos de dor, solidão e dificuldades também se transformam em novas oportunidades.
O esforço contínuo de transformar o inverno em primavera é a chave para um crescimento extraordinário e para uma vida verdadeiramente plena. Ao trilharmos esse caminho com total dedicação, tornamo-nos capazes de manifestar o estado de buda nesta existência e de experimentar uma primavera radiante, marcada pela boa sorte e pelos benefícios que se estendem ao passado, presente e futuro.
Sobre essa frase inspiradora, o Mestre disse:
Sempre que a primavera chega, eu me recordo do meu mestre Josei Toda, que dizia: “Daisaku, após resistirem ao rigoroso frio do inverno, as cerejeiras começam a florescer!” Ele também citava as palavras de Nichiren Daishonin: “[…] o inverno nunca falha em se tornar primavera”. [...] As pessoas também precisam enfrentar os desafios do inverno para que a força máxima e o potencial desabrochem”. 1
Em resumo, a frase do Gosho simboliza a esperança e a transformação. Mesmo nos momentos mais sombrios, o praticante budista sabe que a vida se renova e que a felicidade irá florescer. É um lembrete de que o sofrimento é passageiro e que, com fé, coragem, determinação, perseverança e ação, cada pessoa pode transformar sua própria realidade.
Participe também
Caso você tenha alguma indicação de filme, música, série, livro ou outra atividade cultural que traga mensagens positivas ou esteja relacionada ao budismo, fique à vontade para nos enviar por e-mail (rdez@brseikyo.com.br) ou pelo Instagram (@revista_rdez).
Referências:
https://www.letras.mus.br/the-beatles/179/traducao.html. Acesso em: ago. 2025.
https://www.brasilseikyo.com.br/home/bs-digital/edicao/1997/artigo/o-inverno-nunca-falha-em-se-tornar-primavera/30721. Acesso em: ago. 2025.
Nota:
1. RDez, ed. 274, 2 out. 2024, p. 2.
Compartilhe
