marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há 2 dias

Fevereiro de 1984: visita ao Brasil

A localidade que dedicar árduos esforços, infalivelmente, se tornará mais forte

Redação | Seikyo Shimbun

19/02/2026

Fevereiro de 1984: visita ao Brasil

Ikeda sensei cumprimenta os membros da BSGI após foto comemorativa com 600 pessoas (Brasília, 23 fev. 1984). Foto: Seikyo Press

Em outubro de 1960, Ikeda sensei deu o primeiro passo rumo ao kosen-rufu do Brasil. Sua terceira visita estava prevista para 1974, mas o regime militar brasileiro não liberou o visto de entrada, o que obrigou Ikeda sensei a cancelar a viagem. A tristeza dos membros foi indescritível.

Nessa ocasião, o Mestre dedicou as seguintes orientações: “Agora é o momento de se levantar e fazer dessa causa um grandioso desenvolvimento e um enorme salto” e “A longo prazo, a localidade que dedicar árduos esforços, infalivelmente, se tornará mais forte. Esse é o princípio do budismo”.

Os companheiros dedicaram-se na contribuição social como bons cidadãos e foram conquistando e expandindo a confiança da sociedade brasileira. Então, em 19 de fevereiro de 1984, o então presidente da República, João Batista Figueiredo, convidou Ikeda sensei para visitar o Brasil após 18 anos de espera.

A partir de 21 de fevereiro, o Mestre manteve uma série de encontros com o presidente da República e outras autoridades governamentais no Distrito Federal. Também doou livros para a Universidade de Brasília e criou a ponte da amizade entre o Brasil e o Japão.

Em meio a intensos afazeres, Ikeda sensei soube que 600 membros estavam reunidos em um parque próximo. Para incentivá-los, fez questão de realizar uma sessão de foto comemorativa. Foi na tarde ensolarada do dia 23. Ao término da foto, a Kotekitai e o Ongakutai fizeram uma apresentação alegre e animada com música e dança.

Com um sorriso, Ikeda sensei bradou: “Obrigado! Estou muito feliz em ver todos com saúde e boa disposição. Desejo que, daqui para frente, vivam plenamente uma existência de felicidade insuperável, desenvolvendo-se como bons cidadãos e boas pessoas na sociedade”.

Em resposta, os membros cantaram “É pique, é pique”, muitos deles em meio a lágrimas. Até deixar o parque, o Mestre continuou cumprimentando cada pessoa com um forte aperto de mãos.

No dia 26, foi realizado, de forma majestosa, o Grande Festival Cultural, em São Paulo. Um dia antes, o Mestre participou do ensaio geral. Nesses dois dias, ele se encontrou com 46 mil companheiros.

Para louvar a fé indomável ao longo de 18 anos de espera, Ikeda sensei expressou sua mais profunda gratidão a todos. Os participantes manifestaram uma alegria contagiante e entoaram a canção-tema do festival, Saudação a Sensei. Esses dois dias marcaram um histórico ponto de virada do kosen-rufu no Brasil.

No dia 27 de fevereiro, na Reunião de Líderes Comemorativa realizada no Centro Cultural da BSGI, Ikeda sensei afirmou: 

A vida é repleta de dificuldades e sofrimentos. Visto de uma perspectiva, pode-se dizer que a vida é uma batalha contra as dificuldades e os sofrimentos. Porém, as pessoas que trilham o grande caminho da fé e do kosen-rufu possuem sempre a sensação de plenitude em suas vidas. [...] O valor da vida se encontra em ter ou não essa sensação de plenitude. Na prática da fé com convicção, sempre há sonhos, renovação e esperança. Ela gera uma força e energia vital infindáveis. Por isso mesmo, com essa fé convicta, não há, em absoluto, qualquer impasse na vida ou na sociedade.

O ano de 1984 marcou a transformação da condição de vida de cada localidade do país e o “Brasil, monarca do kosen-rufu mundial” se desenvolveu ainda mais. Hoje, esse espírito de luta vem sendo herdado, sucessivamente, pelas gerações mais jovens.

A série “Álbum Daisaku Ikeda: História em fotos” traz registros da luta conjunta com o Mestre. Este número apresenta o cenário da sua terceira visita ao Brasil, em fevereiro de 1984)

Reveja outros momentos da série

Álbum Daisaku Ikeda: História em fotos nº 1

Álbum Daisaku Ikeda: História em fotos nº 2

Álbum Daisaku Ikeda: História em fotos nº 3

Álbum Daisaku Ikeda: História em fotos nº 4

Publicado no Seikyo Shimbun de 09 de fevereiro de 2026

Foto: Seikyo Press
 

Compartilhe

Copy to clipboard