marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Editorial
há 8 meses

Possuímos força para superar qualquer desafio

Redação

18/06/2025

Possuímos força  para superar qualquer desafio

Em novembro deste ano, o Brasil será a sede da 30ª Conferência das Partes (COP30). O evento ocorrerá pela primeira vez no país e terá como cidade-sede Belém, Pará, localizada no coração da Amazônia e considerada a porta de entrada da região.

Esse é um encontro global anual no qual líderes mundiais, organizações não governamentais, cientistas e representantes da sociedade civil discutem ações de combate às mudanças climáticas, uma das principais conferências sobre o tema no mundo.

O Brasil tem longa tradição na participação de fóruns multilaterais sobre o clima. Na COP30, o país apresentará medidas de combate às mudanças climáticas, tais como uso de energias renováveis, agricultura sustentável e preservação florestal.

Em sua última proposta de paz envida à Organização das Nações Unidas (ONU), em 2022, Ikeda sensei ofereceu recomendações concretas pelo bem desta e das futuras gerações. Entre as três questões centrais do documento a primeira é a mudança climática. Ele diz:

Apesar de incontáveis advertências ao longo dos anos, o ritmo da mudança climática continua a acelerar. A cada ano que passa, o dano causado pelos eventos climáticos extremos se intensifica e se torna mais generalizado. Secas e incêndios se tornaram
frequentes em muitas partes do mundo. Isso, associado ao aumento crescente das temperaturas e da acidificação marítimas, resultou na deterioração da capacidade dos ecossistemas terrestres e aquáticos de absorver os gases de efeito estufa. (...)
De maneira consistente, a SGI tem centralizado os jovens nas atividades para enfrentar as questões ambientais. Ano passado [2021], quando a COP26 ocorreu em Glasgow, foi lançada a Sementes da Esperança e Ação — Tornando os ODS uma Realidade, uma exposição criada recentemente pela Carta da Terra Internacional e pela SGI. De forma adicional, a seguinte declaração foi feita pela SGI em uma coletiva de imprensa ocorrida durante a conferência: “Ouvir a voz dos jovens não é opcional; é o único caminho lógico à frente se estamos verdadeiramente preocupados com o futuro do mundo”.1

Neste mês de junho, em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Instituto Soka Amazônia participou de importantes ações que visam conscientizar e mobilizar a sociedade para os desafios ambientais e a preservação da vida e dos recursos naturais do planeta. Entre elas a participação na 4a Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Belém, PA, uma ação pré-COP; e a 2ª Conferência sobre Emergência Climática e Justiça Climática do Poder Judiciário com a exposição Sementes da Esperança e Ação — Tornando os ODS uma Realidade, a mesma citada pelo presidente Ikeda em sua proposta de paz. Leia mais nas p. 8 e 9.

Nesta edição, Brasil Seikyo inicia a editoria Budismo e Sociedade, com extratos de reflexões do presidente Ikeda para resoluções dos temas mais prementes da humanidade. Acompanhe!

Excelente leitura!

Nota:

1. Terceira Civilização, ed. 645, maio 2022, p. 36-43.

Compartilhe

Copy to clipboard