marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Conheça o Budismo
há 2 dias

Descobrir nossa missão

Vamos aprender sobre o significado de juramento seigan e da atuação dos praticantes do Budismo de Nichiren Daishonin

Redação

10/07/2025

Descobrir nossa missão

A expressão “juramento seigan” pode ser entendida da seguinte forma:

Daigan — corresponde ao “grande desejo”, referindo-se ao grande desejo do buda Nichiren Daishonin pela ampla propagação do Nam-myoho-renge-kyo, a essência da prática budista.

• Relacionada a esse ponto está a palavra seigan, formada por dois ideogramas: sei, que significa “jurar”, e gan, “desejar profundamente”. De maneira geral, podemos resumir seigan como o ato de estabelecer firmemente um ideal e avançar decidido a concretizá-lo.

Fazer um juramento é afirmar para si e perante os demais que cumprirá determinado objetivo. Esse juramento é intrínseco à vida do bodisatva, porém muitas pessoas não “percebem” esse profundo comprometimento. Como budistas, ao despertarmos para o juramento seigan, agimos e integramos o nobre empreendimento pela paz no mundo, a partir do empoderamento de cada indivíduo, pela felicidade das pessoas (kosen-rufu), ao mesmo tempo em que realizamos nossa revolução humana.

Além do teórico

É importante ir além da teoria e compreender a necessidade de se lançar à missão de tornar real o kosen-rufu, focado no seu juramento, nas ações do dia a dia. Um verdadeiro praticante budista é aquele que ora e age convicto da vitória em todos os aspectos da sua vida, tendo como eixo central a ampla propagação do budismo.

Quando se fala em juramento seigan, fala-se de algo extremamente profundo. Não é uma simples decisão, mas sim aquela para a qual, independentemente da realidade em que vive, o indivíduo empreenderá o máximo esforço para pôr em prática o humanismo budista, desafiando todas as circunstâncias e cumprindo sua missão de propagar o Budismo de Nichiren Daishonin.

Pontos importantes para cumprir o juramento seigan

1. Vencer a descrença em si, revelando o máximo potencial e fazendo com que os demais se inspirem e façam o mesmo.

2. Recitar gongyo e daimoku diários determinando cumprir sua missão.

3. Falar sobre o budismo para outras pessoas, tendo como base a nobreza do seu estado de buda e dos demais.

Prática religiosa

Num trecho do capítulo “A Extensão da Vida”, do Sutra do Lótus, que os membros da SGI recitam durante o gongyo, repete-se: “Medito constantemente: Como posso conduzir as pessoas ao caminho supremo e fazer com que adquiram rapidamente o corpo de um buda?”.1 Isso significa ponderar frequentemente sobre como inspirar as pessoas a trilhar o caminho da felicidade e também incentivá-las a refletir sobre como dar continuidade a tudo isso. Esse é um cuidado genuíno do bodisatva. Na Soka Gakkai, a prática religiosa não consiste numa meditação sem foco ou numa simples teoria, mas em como possibilitar que todas as pessoas se desenvolvam. Quem age assim comprova, na própria vida, o que recita no gongyo diariamente.

Determinação

Ao estudar o budismo, é comum se deparar com diversas passagens conhecidas em relação a ter um forte juramento. Na época em que o buda Nichiren Daishonin estava com 12 anos, ele determinou profundamente que se tornaria o homem mais sábio de todo o Japão. Percebe-se a profunda preocupação que ele tinha e quanto se dedicou à felicidade da nação e do mundo. Ao se empenhar em compreender a essência do budismo e pô-la em prática, até os últimos dias de vida, ele cumpriu a decisão lançada na infância.

Forte decisão

Também podemos citar o exemplo do segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, e sua firme decisão de reconstruir a organização no cenário do Japão pós-guerra. Assim como o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, que se dedicou a concretizar as 750 mil famílias de praticantes budistas na Soka Gakkai ou mesmo a expansão do humanismo Soka além das fronteiras do Japão (ambas inspiradas pelo seu mestre, Josei Toda).

Todos os discípulos

“Declaro aqui: Não importa que os deuses me abandonem. Não importa que eu tenha de enfrentar todas as perseguições. Ainda assim, darei a vida em prol da Lei”.2 Nesse trecho de uma famosa carta escrita por Nichiren Daishonin consta sua decisão em dar a própria vida para garantir a propagação do budismo e, com isso, ele demonstra seu juramento. Mas, em outra carta, ele expressa a vital importância de que todos os seus discípulos façam um juramento:

Até pouco tempo, esses acontecimentos pareciam não ter relação conosco; mas agora nos vemos enfrentando esse mesmo tipo de provação. Meu desejo é que todos os meus discípulos façam um grande juramento [daigan].3

Papel dos jovens

No que diz respeito ao juramento seigan, a Juventude Soka da BSGI tem papel muito importante. Certa ocasião, Ikeda sensei compartilhou uma reflexão do seu mestre, Josei Toda:

Toda sensei dizia constantemente: “O futuro cabe a vocês, jovens. Conto com vocês!” Sinto exatamente o mesmo hoje. Se os membros da Divisão dos Jovens, os sucessores do kosen-rufu, firmarem um juramento, mantiverem-se leais a ele e o cumprirem não obstante o que aconteça, a Soka Gakkai prosseguirá triunfando e prosperando eternamente.4

Contínua dedicação

Quem segue em frente e se empenha no cumprimento da missão da ampla propagação do humanismo budista, esteja onde estiver, reflete em si a verdadeira vitória na vida e atua de forma concreta para a felicidade de todas as pessoas. Seus esforços diários ganham um novo e profundo significado, possibilitando-lhe manifestar energia vital, sabedoria e dinamismo provenientes da oração e da ação de luta conjunta de mestre e discípulo, ao lado dos companheiros de missão.

A convicção de ser o protagonista

Trecho de ensaio de autoria do presidente Ikeda

O espírito que norteia o Budismo Nichiren é o juramento seigan.

“Eu serei o pilar do Japão. Eu serei os olhos do Japão. Eu serei a grande nau do Japão. Este é o meu juramento, e jamais renunciarei a ele!”.1

Mestre e discípulo Soka se dedicaram corajosamente para concretizar a grandiosa declaração do Buda dos Últimos Dias da Lei.

A criação de novos valores não depende das circunstâncias nem das pessoas. Depende unicamente da nossa oração capaz de mover as forças protetoras do universo a nosso favor e da nossa ação. Essa é a essência da prática da fé que quero confiar aos meus amados discípulos.

A oração de juramento seigan é inquebrável.

A ação de juramento seigan é a mais nobre de todas as ações.

Inflame o coração de cada companheiro com a chama do juramento seigan e expanda alegre e radiantemente o elo de contínuas vitórias dos emergidos da terra desde o infinito passado.

Entrego em suas mãos o glorioso bastão de mestre e discípulo.

Fonte:

Brasil Seikyo, ed. 2.411, 17 mar. 2018, p. A2.

Nota:

1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 293, 2020.

Leia mais

Especial com o tema “A Chave da Vitória” publicado na revista Terceira Civilização, ed. 517, set. 2011, p. 53. Acesse pelo QR Code.

Notas:

1. Mai ji sa ze nen / I ga ryo shu jo / Toku nyu mu jo d o/ Soku jo ju bus-shin.

2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 293, 2017.

3. Ibidem, v. II, p. 269, 2020.

4. Brasil Seikyo, ed. 2.441, 27 out. 2018, p. B4.

Fontes:

Brasil Seikyo, ed. 28 mar. 2020, p. 12-13.

Idem, ed. 2.441, 27 out. 2018, p. B4 e ed. 2.450, 12 jan. 2019, p. 8.

Terceira Civilização, ed. 468, 1o ago. 2007.

Brasil Seikyo, ed. 2.441, 27 out. 2018, p. B4.

Compartilhe