marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias SGI
há 2 dias

México sedia exposição sobre armas nucleares

Redação | Seikyo Shimbun

10/07/2025

México sedia exposição sobre armas nucleares

Abertura da exposição realizada no capitólio da Cidade do México

Solidariedade por um Mundo Livre de Armas Nucleares: Uma Escolha de Coragem e Esperança é o título da exposição instalada na Câmara Municipal da Cidade do México, na capital mexicana, do dia 6 a 8 de maio. Trata-se de uma produção conjunta da Soka Gakkai Internacional (SGI) e a Campanha Internacional pela Abolição das Armas Nucleares (Ican).

Visitantes observam com atenção e interesse o conteúdo dos painéis da mostra Solidariedade por um Mundo Livre de Armas Nucleares, no México, que retratam os horrores das armas nucleares

Visitantes observam com atenção e interesse o conteúdo dos painéis da mostra Solidariedade por um Mundo Livre de Armas Nucleares, no México, que retratam os horrores das armas nucleares

Na cerimônia de abertura da exposição, ocorrida no dia 6, a presidente da Câmara Municipal, Marta Ávila, elogiou o movimento da SGI pela abolição das armas nucleares. Em consonância, o secretário-geral Flávio Roberto Bonsanini, do Organismo para Proscrição das Armas Nucleares na América Latina e no Caribe (Opanal), afirmou que, graças aos esforços incansáveis ​​da SGI, a conscientização da população sobre a necessidade de abolir as armas nucleares tem se elevado significativamente.

O diretor-geral Nereo Ordaz da SGI-México proferiu suas palavras enaltecendo a importância dessa mostra.

Pioneirismo

O México é considerado um dos países que mais promoveram esforços na conscientização sobre as questões relacionadas às armas nucleares e lideraram a comunidade internacional em direção à proibição e abolição de tais armamentos.

Em 2014, o México sediou uma conferência internacional para examinar o impacto humanitário das armas nucleares e apoiou o caminho para a adoção do Tratado para a Proibição de Armas Nucleares (Tlatelolco).

O país também desempenhou papel central no estabelecimento do Tratado de Tlatelolco (que entrou em vigor em 1968), o primeiro no mundo a declarar a América Latina uma zona livre de armas nucleares.

Do ponto de vista da sociedade civil, a SGI tem promovido esses esforços em prol da abolição das armas nucleares por intermédio de exposições e por outros meios. Em janeiro deste ano, a SGI recebeu a Medalha Mérito pela Paz e pela Abolição Nuclear, do Instituto Diplomático Alfonso Garcia Robles, no México, que recebeu esse nome em homenagem ao ex-ministro das Relações Exteriores do país Alfonso Garcia Robles, agraciado com o Prêmio Nobel da Paz em 1982 por suas contribuições à assinatura do Tratado de Tlatelolco.

Os membros do México contribuem constantemente para o bem-estar social e transmitem raios de esperança para a sociedade civil, seguindo o exemplo das ações pela paz de Ikeda sensei embasadas na visão budista da suprema dignidade da vida. (Seikyo Shimbun, 4 jun. 2025)

Compartilhe