BS
Encontro com o Mestre
há 3 meses
A pessoa que avança é jovem
Trechos do discurso proferido pelo presidente Ikeda na 10a Reunião de Líderes da Soka Gakkai, realizada no dia 11 de outubro de 2001. O vídeo gravado foi exibido durante a mais recente Reunião de Líderes da Soka Gakkai, promovida em Tóquio, em 16 de novembro de 2025.
Dr. Daisaku Ikeda
04/12/2025

Presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, transmite preciosos incentivos durante Reunião de Líderes da Soka Gakkai visando ao desenvolvimento do kosen-rufu mundial (out. 2001)
Obrigado a todos pelo dia de hoje. Muito obrigado!
O próximo dia 18 de novembro será comemorativo de fundação da Soka Gakkai, a Soka Gakkai do kosen-rufu.
A missão e a alma de Nichiren Daishonin são o kosen-rufu. Somos a Soka Gakkai do kosen-rufu. Com a força de todos e superando sucessivas formas de dificuldades, a organização se expandiu cada vez mais. São vitórias e mais vitórias, verdadeiras conquistas com avanços realmente majestosos. Expresso meus mais sinceros agradecimentos pelos seus incansáveis esforços. Obrigado.
Todos que aqui se reuniram hoje são pessoas afortunadas com boa saúde. Budismo é boa saúde. A prática da fé é para se tornar pessoas afortunadas de boa sorte e monarcas da boa sorte. E, ainda, “doutores da plena satisfação”, “sábios da compaixão”, “monarcas dos seres humanos”, “doutores da filosofia e das palavras”. Essa é a verdadeira ação prática dos bodisatvas da terra.
Hoje, vou conceder a todos o título de “afortunados”, de “monarcas” e de “doutores”. Parabéns!
O que é a felicidade? O renomado escritor francês Romain Rolland concluiu da seguinte forma: “O que é a felicidade? Trata-se da ‘vida que avança’, da ‘vida que nunca permanece estagnada’”. É o “avanço corajoso e ininterrupto”. O budismo é correto. Não avançar é o mesmo que retroceder.
E quem pode ser considerado jovem? Isso não se define de forma alguma pela idade. Estas palavras também são consagradas: “A pessoa que avança dia após dia é jovem”. Essa era a crença de Makiguchi sensei.
No budismo, existe a expressão “não morrer nem envelhecer”. São palavras maravilhosas. A pessoa que avança é jovem. De fato, não existe outra organização que está avançando constantemente em todos os cantos das ilhas japonesas.
Os membros da Gakkai são fortes. São os verdadeiros “seres humanos afortunados” e “monarcas”. São o conde de Monte Cristo.
Makiguchi sensei continuou estudando até momentos antes de sua morte na prisão.
O grande filósofo Kant disse as seguintes palavras famosas: “Somente um coração alegre consegue sentir alegria do bem”.
É viver com o coração alegre. Vamos lutar. Vamos realizar o kosen-rufu. Vamos expandir a organização. Afinal, não é para si mesmo. Tudo é para o bem da paz. Não é pelo bem das pessoas? De todo modo, tudo isso acaba retornando para si mesmo.
Pode-se sentir a alegria em relação ao bem. Somente uma pessoa alegre, que esteja lutando, consegue sentir a felicidade. Por isso, uma religião que torna as pessoas infelizes está errada. Como a Soka Gakkai é correta, ela é infinitamente alegre. A Soka Gakkai marcou um grande desenvolvimento como religião mundial. Foi graças a todos os que vieram suportando a tudo e superaram vitoriosamente, compartilhando comigo tanto sofrimentos e dificuldades como alegrias.
Desejo que levem uma vida de suprema felicidade, sem acidentes, com longevidade e boa saúde. Nesse sentido, por meio da força de todos, vencemos firmemente em todos os aspectos.
Agora, entramos numa época de mudanças ainda mais intensas. Pode-se perceber isso, mesmo observando a situação do mundo. Todavia, há algo que gostaríamos de relembrar, novamente, neste momento. Trata-se do “segundo ciclo de sete anos” que começa a partir deste ano, 2001. Nesses cinquenta anos da primeira metade do século 21, quando vamos badalar os sinos deste “segundo ciclo”, nós prometemos mutuamente “construir o alicerce da paz da Ásia e do mundo”.
E no “terceiro ciclo de sete anos”, na segunda metade do século 21, “vamos estabelecer a filosofia da ‘dignidade da vida’ como o espírito da época e do mundo”.
Houve uma ocasião em que conversamos sobre isso com todos. Não há outra saída. O futuro da humanidade ainda está em perigo. Com base nessa visão de longo prazo, vamos badalar, de forma certeira e solene, o “sino da paz eterna” chamado kosen-rufu.
Somos a suprema organização do mundo. A organização pela paz. O que fazer com a paz do mundo e a coexistência da humanidade, que são o sonho e a esperança deixados para o século 21? Para isso, só resta a filosofia da Gakkai. O passo mais seguro não é outro a não ser o diálogo de pessoa a pessoa, transcendendo todas as formas de diferenças. A força militar já não serve mais. É somente o diálogo de pessoa a pessoa. É somente a confiança mútua. Na SGI, não há nenhuma discriminação. Assim, já foi criado o modelo ideal. Basta expandi-lo.
“Vamos analisar minuciosamen-te a questão”.1 Essa é uma passagem de suma importância do Rissho Ankoku Ron que indica o ponto primordial da paz de Nichiren Daishonin. Com a frase “analisar minuciosamente a questão”, Daishonin quer dizer que o importante é o diálogo.
Comece com Rissho Ankoku Ron e termine com Rissho Ankoku Ron. O fundamento é o “diálogo”. Nós estamos expandindo o diálogo pela paz em todo o mundo. E, ainda, estamos expandindo o diálogo até entre as civilizações.
É algo realmente extraordinário. Na verdade, cada um de vocês está elevando o “diálogo” ao nível do “espírito da época” do século 21. Esse é o movimento pela paz da Soka Gakkai. Podem ter o máximo orgulho disso. Ou melhor, devem fazer disso um orgulho. Não há outra coisa.
A expansão do diálogo leva à expansão da boa saúde. É a expansão da paz. É a expansão da vitória e do futuro. Acredito que em sua amada comunidade local também deve haver muitas questões. Porém, com a determinação de transformar todos em aliados, usando muita criatividade, construam uma agradável ponte da confiança e da paz. Tenham a disposição para demonstrar isso. Por favor, tornem-se grandes artistas capazes de conquistar tal feito.
Aconteça o que for, avancem vitoriosamente, com toda a firmeza. Vamos vencer. Budismo é vitória ou derrota. Vencer sem falha é justiça. Com vitória infalível, adornem sua vida com a convicção de que “foi uma existência realmente divertida”.
Aos olhos do budismo, todos são familiares pelas “três existências” — passado, presente e futuro. Daishonin nos ensina que devemos conversar sempre para nos afastar dos sofrimentos da vida e da morte. E ele fala em “mesma mente”. Todos são, igualmente, amigos, paren-tes e companheiros. Ele nos diz para “conversarmos em concordância mútua, com a mesma mente, na terra pura do Pico da Águia”.
Em outras palavras, os laços de companheirismo são eternos pelas três existências da vida. São palavras de Nichiren Daishonin. “Conversem uns com os outros”.
Então, muito obrigado a todos pelo longo tempo de atenção.
De toda forma, ouvir sobre o Sutra do Lótus por longo tempo, bem como ouvir sobre a filosofia do kosen-rufu, significa aprender sobre a indestrutível felicidade eterna.
Obrigado e parabéns!
Nota:
1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 7, 2020.
Compartilhe
